Publicado por Sara de Paula em Liturgia, Escola Dominical - 30/04/2020

Programa para a família - Dia das Mães | Recordar, amar e orar


Imagem: Marissa Price | Unsplash

PROGRAMA PARA A FAMÍLIA – DIA DAS MÃES
Clique aqui para baixar em PDF

“Recordar, amar e orar.”

(Antecipadamente separe algumas fotos da família, em especial, fotos em que a mãe esteja presente. Organize as fotos sobre uma mesa ou faça um mural. Providencie também material para as atividades sugeridas: papel A4 branco e/ou colorido, barbante, canetinhas ou lápis de colorir).

  1. Reúna as pessoas da sua casa, de preferência ao redor da mesa.
  2. Convide alguém para fazer uma oração.
  3. Observem as fotos que foram separadas e organizadas sobre a mesa ou num mural, e motive cada pessoa a comentar sobre as lembranças que as fotos trazem sobre o momento em que foram tiradas.
  4. Depois de recordarem as lembranças trazidas pelas fotos, convide uma pessoa para ler o Salmo 113.
  5. Cantem a música “Eu te amo minha mãe”
  6. https://www.youtube.com/watch?v=ovsOzVydubU&list=PLnu4CxcBue8emPB7_psKsO_uuV4j3iCXg&index=15)
  7. Faça uma oração de gratidão pela família.
  8. Peça para cada pessoa observar novamente as fotos e escolherem uma delas (não é preciso pegar a foto, pois a ideia é que ninguém saiba qual foi a foto escolhida de cada pessoa).
  9. Distribua papel e lápis e convide cada pessoa para escrever um texto que pode ser um poema, uma oração ou apenas uma frase relacionada a foto escolhida. As crianças menores podem fazer um desenho.
  10. Leia o texto de Provérbios 1.8-9 “Meu filho, ouça o ensino de seu pai e não despreze a instrução de sua mãe. Porque serão um diadema de graça para a sua cabeça e colares para o seu pescoço”.
  11. Dinâmica para reflexão sobre o texto lido de provérbios.
    (Sugerimos duas atividades (veja abaixo). Escolha uma delas pararealizar nesse momento)
  12. Para finalizar esse encontro especial, cada pessoa irá apresentar seu texto ou desenho, e os demais tentarão descobrir qual foi a foto escolhida por essa pessoa.
  13. Cantem um cântico de gratidão que pode ser escolhido pela mãe.
  14. Faça uma oração de intercessão por todas as mães e pela família.
  15. Terminar com a oração do Pai Nosso (Mateus 6.9-13)

SUGESTÃO DE DINÂMICAS PARA O MOMENTO DE REFLEXÃO.

Atividade 1 – Colar da sabedoria

  

Para refletir sobre a comparação que o sábio faz a respeito dos ensinamentos aprendidos em família com um colar, sugerimos a confecção de um colar de canudos de papel coloridos e enfeitados.

Modo de fazer: Recorte antecipadamente papel colorido na medida em que desejar, (sugerimos 4 x 5 cm). Faça canudos enrolando e colando uma das partes. Utilizando canetinhas, enfeitar os canudos, deixando alguns para escrever. Enquanto enfeitam os canudos conversem sobre alguns ensinamentos aprendidos em família, em especial com a mãe, e escrevam em alguns canudos algumas palavras relacionadas a esse ensinamento. Depois coloquem todos os canudos prontos num barbante formando um colar bem colorido. Coloque num local da casa e se desejar, tire fotos e compartilhe com as pessoas de sua família que não puderam estar presentes nesse encontro em razão do distanciamento social.

Atividade 2 –  Dobradura de Porta retrato

Modo de fazer: Utilizando quadrados de papel (15 x 15 cm), cada pessoa fara um porta retrato conforme orientação abaixo. Enquanto confeccionam a dobradura, conversar sobre os ensinos aprendidos em família e em especial com a mãe. Ao finalizar a dobradura escrever, na parte da frente do porta-retrato, palavras que lembrem esses ensinamentos, e as crianças menores podem fazer desenhos.

Façam uma exposição dos porta-retratos, e se desejar, tire fotos para serem enviadas as pessoas de sua família que não puderam estar presentes nesse encontro em razão do distanciamento social.

Dobradura de porta retrato (http://www.valeoclique.com.br/porta-retrato-de-origami-passo-passo/)

Passo a passo:

      

       

      

     

     

 

Departamento Nacional de Escola Dominical


Posts relacionados

Geral, Destaques Nacionais, Escola Dominical, por Sara de Paula

Como abençoar a vida das pessoas idosas em tempos de isolamento social

As pessoas idosas precisam constantemente da nossa atenção e afeto. Em tempos de pandemia, quando elas fazem parte do grupo de risco, esse cuidado deve aumentar e se transformar em ações efetivas para ajudá-las a passar por tamanha dificuldade. O isolamento social não precisa significar solidão e abandono para ninguém, e a comunidade de fé pode e deve ajudar para que isso não aconteça. Veja as dicas da Escola Dominical. 

Escola Dominical, por Sara de Paula

Em breve: novo tema para Escola Dominical: Fé e Sabedoria

Fé e sabedoria compõem o tema da nova edição das revistas de Escola Dominical para juvenis, jovens e adultos(as). Seguindo a unidade como eixo norteador, as revistas da coleção Bem-Te-Vi, para crianças e pré-adolescentes, trabalham o título "Tempo de aprender". Confira o conteúdo que estará presente na nova edição.