Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

projeto oferece 120 vagas

Programa social oferece 120 vagas gratuitas de curso de formação para o ingresso no mercado de trabalho no setor de turismo

Criado e desenvolvido pelo Instituto de Hospitalidade, em Salvador (BA), o Trilha Jovem chega a Belo Horizonte, numa parceria com o Instituto Metodista Izabela Hendrix, para proporcionar a primeira oportunidade de trabalho para jovens no setor de turismo. Inscrições acontecem nos dias 24 e 25 de julho.

 O Instituto de Hospitalidade (IH) dá início à expansão nacional do Trilha Jovem - Turismo e Responsabilidade Social, uma iniciativa que prepara jovens de famílias de baixa renda para ingressar, permanecer e crescer no mercado de trabalho no setor de turismo. Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Foz do Iguaçu e Porto Alegre são as primeiras cidades a implementarem o programa, cujo projeto piloto foi desenvolvido em Salvador, na Bahia, onde foram atendidos quase 600 jovens. A previsão é atuar em 11 destinos até julho de 2007, beneficiando mais de 4 mil jovens em todo o país.

Para a expansão nacional, o IH conta com o apoio de instituições parceiras responsáveis pela execução do programa em cada cidade, sob sua coordenação. Em Belo Horizonte, a parceria acontece com Instituto Metodista Izabela Hendrix, Instituição de Ensino com 101 anos de experiência.

"Para o Izabela, a parceria com o IH significa a manutenção do nosso compromisso social com a comunidade. O Trilha Jovem vai beneficiar, gratuitamente, 120 jovens de famílias de baixa renda que buscam uma oportunidade para vencer na vida e também a nós, que abraçamos a causa e vamos contribuir para o sucesso dessas pessoas, oferecendo nossa infra-estrutura, alimentação e atenção", conta André Sathler Guimarães, Diretor Acadêmico do Instituto Metodista Izabela Hendrix.

O Trilha Jovem é uma iniciativa do Instituto de Hospitalidade desenvolvida com o apoio da Counterpart International, com recursos da Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e do programa entra21, uma iniciativa da Fundação Internacional da Juventude (IYF), e do Fumin - Fundo Multilateral de Investimentos, administrado pelo BID - Banco Interamericano de Desenvolvimento. A expansão nacional do programa conta ainda com a parceria do Ministério do Turismo.

 

PROGRAMA TRILHA JOVEM

 

Pré-inscrições:

Data: 24 e 25 de julho - presencial

Horário: 8 horas às 18 horas

Local:

Instituto Metodista Izabela Hendrix

Rua Alvarenga Peixoto, nº 159 - Prédio 3, sala 3101

Documentos necessários:

1 xerox da carteira de identidade;
1 xerox do comprovante de matrícula;
1 foto 3X4.
Vagas disponíveis: 120 vagas

Pré-requisitos: O jovem dever ter entre 16 e 24 anos de idade e estar cursando o Ensino Médio em escola pública. A renda familiar não deve ultrapassar 3 salários mínimos.

Período de realização: ago/2006 a dez/2006

Local de realização do programa:

Instituto Metodista Izabela Hendrix

Campus Central - Rua da Bahia, 2020 - Funcionários

CEP: 30160-012 - Belo Horizonte/MG

Contato para mais informações: 0800.2830200

 

CASO DE SUCESSO

 

No ano passado, o Trilha Jovem foi apresentado como "caso de sucesso" na promoção da empregabilidade de jovens em evento organizado pela Fundação Internacional da Juventude (IYF), uma das entidades financiadoras do projeto. Em Salvador, o projeto piloto atendeu, desde o início de 2004, 600 jovens, dos quais 569 concluíram o programa. "O índice de evasão foi de cerca de 5%, bastante baixo quando comparado com o de programas similares, ou com um semestre letivo da educação básica, para uma população da mesma idade", afirma Gleice Guerra. Quase 100% dos jovens tiveram a primeira oportunidade de vivência profissional após a participação no Trilha Jovem.

 

O sucesso do programa também pode ser comprovado pelo resultado de pesquisas realizadas por um avaliador externo com os empresários do setor de turismo que receberam os jovens em Salvador. Segundo os entrevistados, 80% dos participantes tiveram seu desempenho igual ou melhor a outros profissionais na mesma função e, quando questionados sobre o motivo desse resultado, 92% atribuíram o bom desempenho à formação oferecida pelo Trilha Jovem.

 

Esse resultado é alcançado em função da metodologia aplicada, que inclui aulas de inglês, informática, oficinas e projetos que buscam desenvolver as competências básicas necessárias para atuar no setor de turismo. O estímulo ao espírito empreendedor também é parte integrante das aulas. Os instrutores são profissionais de turismo, com conhecimentos práticos sobre a rotina das várias ocupações. O conceito pedagógico é amplo, e também busca preparar os jovens para a vida enquanto cidadãos e membros da comunidade.

 

O Trilha Jovem proporciona a oportunidade de vivência profissional supervisionada, associada com treinamento em empresas de alimentos e bebidas, agenciamento de viagens e meios de hospedagem, fazendo com que o jovem aprenda por meio das experiências vividas, dos problemas enfrentados e da ação desencadeada para sua solução. A vivência profissional supervisionada geralmente leva a estágios e aprendizados remunerados e, em muitos casos, a contratos formais de trabalho.

 


Posts relacionados