Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Proposta destaca avanços na consolidação do metodismo no Nordeste

A delegação da REMNE ao 19º Concílio Geral se reuniu mais uma vez no dia 24 de março, na Sede Regional, em Recife (PE). Durante o encontro e, em atendimento ao Grupo de Trabalho do 19º Concílio Geral, a delegação encaminhou a "Proposta Substitutiva" da REMNE, que detalha as ações da REMNE no que se refere aos compromissos com os princípios de auto-sustento, autogoverno e auto-proclamação.

 “Com a Proposta  mais clara e objetiva, e tendo a REMNE nesses últimos cinco anos cumprido todas as exigências e solicitações do 18º Concílio Geral, delegação da REMNE entende não haverá nenhuma dificuldade em ser aprovada pelo 19º Concílio Geral. Isto ocorrendo a Região Missionária do Nordeste dará um grande salto rumo à sua autonomia”, explica o pastor Dilson Soares Dias, líder clérigo da Delegação ao 19º Concílio Geral.

A delegação ainda se colocou à disposição das Regiões Eclesiásticas e Missionária para esclarecimentos da Proposta. “A Delegação da REMNE solicitou das regiões um espaço, em uma de suas reuniões, para expor com mais detalhes a Proposta de Autonomia da REMNE”, finaliza o pastor Dilson.
 
Apoio à reeleição da bispa Marisa

Na reunião do dia 24 de março, a Delegação da REMNE ao 19º Concílio Geral
reafirmou total apoio à reeleição da bispa Marisa de Freitas.

“Essa declaração de apoio já havia sido feita quando a delegação tomou posse, no último Concílio Regional. Naquele momento, em novembro de 2009, os/as conciliares reunidos/as em Gravatá (PE) manifestaram total apoio à continuidade da bispa Marisa no comando da Região Missionária do Nordeste, o que foi feito sob muitos aplausos, seguido de intercessão. O que a delegação fez foi apenas reafirmar esse apoio, tendo em vista a importância da bispa Marisa para implementar os desafios que temos para consolidar o metodismo no Nordeste”, destacou o pr. Dilson Soares Dias.

Crescimento é um dos destaques da Proposta

A REMNE  tem desenvolvido ações que contribuam para o crescimento e consolidação do Metodismo no Nordeste. De acordo com o Planejamento Estratégico Regional, a Região Missionária do Nordeste está trabalhando os princípios de auto-sustento, auto-governo e auto-proclamação. A Proposta Substitutiva da REMNE destaca os desafios e os avanços da Região  Missionária do Nordeste.

No princípio de auto-proclamação foram abertos 10 (dez) novos trabalhos, e os  números apontam uma média de crescimento numérico nos últimos cinco anos na ordem de  7,05% a.a. A média  nacional de crescimento (2002 – 2005)  é de 4,65% a.a, segundo aponta o Relatório da COGEAM ao 18º Concílio Geral.

No que se refere ao auto-sustento, até janeiro de 2011;  06 (seis)  novas igrejas tornaram-se autônomas, totalizando 12 (doze) na Região. Isso representa 100% de crescimento, visto que, há cinco anos, eram apenas seis igrejas de auto-sustento.

Outro destaque nessa área, é o aumento na participação da REMNE em mais de 200% (2004 à 2010) no sustento da região, enquanto as cotas das Regiões Eclesiásticas e da Àrea Geral permaneceram  congeladas (veja mais detalhes na Proposta Substitutiva).
Quanto ao auto-governo, além da capacitação à clérigos e leigos, o discipulado foi fortalecido, novos grupos organizados, como também surgiram vários grupos de crescimento (pequenos grupos de caráter evangelístico).

Para conhecer a Proposta Substitutiva da REMNE, acesse o link disponível no site da REMNE.
Aguarde na próxima edição do Compartilhar Pastoral a cobertura completa dos cultos que celebraram a autonomia de mais duas igrejas na REMNE.

A Igreja Metodista da Promessa, em Vitória da Conquista, celebrou culto de autonomia em 2010.

Confira, em breve, fotos e relato dos cultos de autonomia da Igreja em Jardim América, dia 9 de abril, e da Igreja Metodista Central de João Pessoa, cujo marco da autonomia será dia 21 de abril. As duas igrejas estão localizadas no estado da Paraíba.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães