Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

PSAF Encontro Nacional

Reportagem: Catarina Vidal, do Diálogo Pastoral

Cerca de 70 pessoas participaram do encontro de avaliação do Projeto Sombra e Água Fresca, que aconteceu nos dias 11 a 13 de abril, nas dependências da Fundação Metodista, em Belo Horizonte, MG.

Sob a liderança da Coordenadora Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca, Teca Greathouse, o evento contou ainda com a presença do presidente da Fundação Metodista de Ação Social e Cultural, Gordon Greathouse e de Lúcia Leiga de Oliveira.

 

Houve ainda a participação de lideranças dos departamentos regionais de crianças e de Secretários de Ação Social de outras regiões, além da Elci Pereira Lima - Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, a Revda. Renilda Martins em representação da Secretaria para a Vida e Missão da Igreja e do Bispo João Alves Filho, designado pelo Colégio Episcopal para assessorar a área de Ação Social.

Agenda do encontro

Rosicler Ribeiro dos Passos acolheu os participantes que chegaram na quinta-feira com um momento de oração e fornecendo as informações iniciais. Na sexta-feira, a devocional foi dirigida pela evangelista Dulce Leia Balmant com a mensagem do Bispo João Alves de Oliveira Filho e, logo a seguir, os participantes vivenciaram um momento de integração, conduzido por Lúcia Leiga e Cleber Assis ?Kebel?.

 

Gordon Greathouse ministrou uma palestra sob o tema "Raízes e troncos". Após o almoço, foi a vez de participar de oficinas, numa dinâmica intitulada "De galho em galho", pois as pessoas foram de sala em sala, durante vinte minutos, para interagir com os Oficineiros e Oficineiras.

Apesar da intensidade dos trabalhos, houve um tempo agradável para conhecer um pouco da cidade, num passeio cultural pelo Izabela Hendrix, Praça da Liberdade e Praça do Papa.

No sábado, diversas pessoas convidadas trouxeram ricas reflexões: Vitória Régia abordou o tema "Cidadania", O Rev. Marcos Lima tratou a criança numa perspectiva bíblica, o prof. Fábio Augusto Silva enfocou o meio ambiente e ainda aconteceu uma oficina de música, coordenada por Dulce Léia Balmant.

A noite cultural foi dirigida com muita criatividade por Valquíria Nonata e Vitória Régia.

Cleber e Lucia Leiga trabalharam uma pesquisa qualitativa com os participantes do evento.

 

 

No domingo, foram desenvolvidas mais oficinas de aprofundamento: Como iniciar um SAF; Capacitação de Voluntariado; Acompanhamento Escolar e Educação Cristã. Teca Greathouse dirigiu a palavra aos presentes, enfocando a necessidade de "fortalecer a rede".

Os participantes tiveram a oportunidade de partilhar as realizações de seus projetos locais com todo o grupo. A partilha ocorreu em clima de grande alegria. O encontro encerrou com um belíssimo culto com ceia dirigido pela Revda. Renilda Martins e com participação de várias pessoas durante a celebração e a ceia foi dirigida pelo Bispo João e a Pra. Eunice.

Participação das regiões foi intensa e eficaz

As Regiões foram representadas pelas pessoas que atuam em projetos locais, exceto a 2ª Região. Algumas dessas pessoas foram ao encontro em busca de aprendizado para iniciar o Projeto SAF em suas igrejas locais.

Atualmente a rede Sombra e Água Fresca conta com 41 projetos espalhados pelo país, com o sonho permanente de ter em cada igreja local, esse espaço de cidadania cristã para crianças e adolescentes.

Para o Bispo João Alves, "a simplicidade do encontro fez com que o ambiente fosse acolhedor e motivador". Ele destacou que nenhuma ação surgiu para desabonar o encontro, que avaliou como "excelente". Ainda de acordo com o Bispo, "há necessidade de continuar divulgando o Projeto Sombra e Água Fresca". E ele acrescenta: "Os irmãos e irmãs responsáveis pelo Projeto necessitam do nosso apoio, pois se trata de uma ação que, seguindo os trâmites normais em sua implantação, redundará em uma prática missionária da nossa Igreja. Crianças que vivem no mundo da desesperança encontrarão na ação deste Projeto o sinal de esperança de um futuro embasado no amor de Deus", reconhecendo ainda que o desafio está diante de nós".

Para outras informações

(31)3447-0373 - projetosaf@yahoo.com.br, falar com Rosicler


Posts relacionados