Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 31/10/2018

Quando a criança começa a mentir?


Foto: Caleb Woods / Unsplash

O Departamento Nacional de Escola Dominical falou nas suas últimas transmissões ao vivo, realizadas em sua página oficial do Facebook, sobre mais um assunto relevante para quem trabalha com crianças: O que fazer quando a criança começa a mentir? O vídeo que conta com a participação de parte da equipe do Projeto Sombra e Água Fresca, discute o assunto "Criança tem voz e vez - uma escuta sensível", na série especial de transmissões realizadas para o mês das crianças.

A professora Telma Cezar, coordenadora das Revistas Bem-Te-Vi, falou sobre a necessidade de observarmos as oportunidades que oferecemos para que crianças desenvolvam o hábito da mentira. "Eu diria que a gente tem que pensar nessa possibilidade do quanto nós adultos estamos oferecendo oportunidades para que as crianças mintam", afirmou a professora. Esse assunto já foi abordado na Revista Bem-Te-Vi Crescer, edição 2 de 2016. Em nosso site você tem acesso ao download gratuito das três primeiras lições desse material, mas disponibilizamos abaixo a lição 5, citada durante o vídeo para quem tem interesse de entender ou trabalhar o tema. Confira abaixo uma parte do texto:

Na medida em que cresce, a criança vai percebendo que o mundo tem suas regras. Ela descobre isso também nas brincadeiras com as crianças maiores, que são úteis para ajudá-la nas fases seguintes. Não se trata de um acontecimento imediato, mas de um processo que vai ocorrendo durante toda a fase da infância. Piaget expressa que “a moralidade se desenvolve neste palco de afetividade que dará forma a razão”. Nesse contexto, ocorrem as mentirinhas aqui e acolá. Então, como agir quando a criança começa a mentir, quando inventa algumas respostas para o que fez de errado e quando confrontada continua mentindo? Algumas reflexões são relevantes para ajudar a criança a encontrar o caminho do respeito e do estabelecimento da confiança. Rousseau (2004) estudava o comportamento infantil já no século XVII e se preocupava com a questão da mentira. Para ele, é preciso que as crianças saibam o que é a mentira e entendam o alcance da mesma.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A LIÇÃO "QUANDO A CRIANÇA COMEÇA A MENTIR?" EM .PDF

Para comprar a Revista Bem-Te-Vi (2016/2), acesse agora o site da Angular Editora ou clique aqui. A publicação atende pessoas que trabalham com crianças de 0 a 3 de idade. 

Você também pode adquirir a Coletânia das Revistas Bem-Te-Vi publicada esse ano. O material foi mencionado na transmissão como um apoio para quem desenvolve trabalhos com crianças dessa faixa etária. A publicação reúne material auxiliar para a educação cristã na Escola Dominical, no Culto com crianças na Igreja ou no espaço da família. Esta edição especial está elaborada a partir da republicação de 54 Planos de Aula, dentre os 151 publicados nas sete edições anteriores, com sua primeira edição em 2012. Clique aqui para saber mais.

Para assistir a conversa transmitida ao vivo, dê play no vídeo abaixo: 

Assista também as demais transmissões ao vivo realizadas pelo departamento.


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Mês da Escola Dominical | Campanha Fazer o bem olhando a quem

Neste mês da Escola Dominical desejamos celebrar este tempo fazendo o bem, assim como Jesus o fazia. Diferentemente do ditado popular “fazer o bem sem olhar a quem”, nós convidamos a quem ama, trabalha e aprende na Escola Dominical a se envolver em ações de bondade olhando para quem se encontra em condição de vulnerabilidade. É a campanha “fazer o bem olhando a quem”.

Escola Dominical, por Sara de Paula

E-book gratuito: sugestões para aula on-line

O Departamento Nacional de Escola Dominical, atento às demandas de professores e professoras de Escola Dominical, oferece um novo e-book com sugestões para aula on-line. Os estudos são adaptados da Revista Bem-Te-Vi "Tempo de aprender". Acesse e veja como baixar.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia Mundial de Oração 2020

O DIA MUNDIAL DA ORAÇÃO(DMO) é um movimento que reúne mulheres cristãs, de todo o mundo e de muitas tradições, para observar um dia comum de oração por ano. Em muitos países esse contato tem continuidade em reuniões de oração e trabalho. Confira a sugestão de liturgia desse ano.