Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

quer ser abençoado financeiramente?

Correntes e pirâmides: prática criminosa

Está circulando um e-mail com o seguinte convite: "Quer ser abençoado financeiramente?"  Intitulado  Programa de ajuda mútua entre irmãos em Cristo, a proposta é, na verdade, uma "corrente": a idéia é que você deposite 1 real na conta de seis pessoas e fique esperando um retorno de milhares, milhões de reais: "uma máquina de fazer dinheiro honestamente".

Cuidado! Este esquema de ganhar dinheiro em que a pessoa "investe" R$6,00 ou R$7,00 iniciais,  é uma prática criminosa (Crime contra a Economia Popular, Lei 1.521)

ASPECTOS CRIMINAIS PRESENTES NESTE ESQUEMA:

a) Estelionato,
b)  Propaganda enganosa (poucas pessoas atingem o prometido),
c) Crime contra a economia popular, haja vista existam muitas pessoas sem o necessário preparo para analisar o esquema e tornam-se vítimas fáceis dos espertalhões,
d) Incitação à formação de quadrilha de estelionatários, ao convidar outras pessoas para integrar a rede de pessoas.
e) E a questão da Receita Federal onde não poderá ser declarada a prometida renda milionária, se for alcançada por alguém.

Basta alguém, que entrou na Corrente, e que se sentiu prejudicado(a), ou que foi aliciado(a) à prática do crime, fazer uma representação contra o(a) aliciador(a) junto a Justiça, e o(a) aliciador(a) poderá ser preso(a) em flagrante.

Pois as cartas, postal ou eletronicamente distribuídas, para conhecidos, desconhecidos, de forma indiscriminada, são provas objetivas, haja vista nelas estejam os nomes, contas bancárias listadas, e o IP do computador de onde cada aliciador(a) enviou as suas cartas por e-mail.

Além disso, irmãos e irmãs, essa proposta usa o nome de Deus em vão, oferecendo "bençãos" materiais em troca de um esquema de corrente financeira. Nós, seres humanos, não somos donos das bençãos de Deus. Só a Ele compete dar suas bençãos, conforme sua vontade e misericórdia. Sabemos, como filhos e filhas de Deus, que podemos contar com a Graça de Deus para nos dar força e ânimo para o trabalho e, naturalmente, esperamos colher os frutos deste trabalho para o nosso sustento. E esperamos, também,  nos momentos de aflição e necessidade, sermos abrigados por Seu amor e cuidado, seja por meio das "portas" de novas oportunidades que Deus nos abre, seja por meio da ação generosa e acolhedora de irmãos e irmãs. Essa é a nossa fé, baseada na Graça de Deus, não por nosso merecimento. Por isso, não se iluda com a tentação de riqueza e poder. Jesus também foi tentado. Mas recusou.

 

 


Posts relacionados