Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

quer ser abençoado financeiramente?

Correntes e pirâmides: prática criminosa

Está circulando um e-mail com o seguinte convite: "Quer ser abençoado financeiramente?"  Intitulado  Programa de ajuda mútua entre irmãos em Cristo, a proposta é, na verdade, uma "corrente": a idéia é que você deposite 1 real na conta de seis pessoas e fique esperando um retorno de milhares, milhões de reais: "uma máquina de fazer dinheiro honestamente".

Cuidado! Este esquema de ganhar dinheiro em que a pessoa "investe" R$6,00 ou R$7,00 iniciais,  é uma prática criminosa (Crime contra a Economia Popular, Lei 1.521)

ASPECTOS CRIMINAIS PRESENTES NESTE ESQUEMA:

a) Estelionato,
b)  Propaganda enganosa (poucas pessoas atingem o prometido),
c) Crime contra a economia popular, haja vista existam muitas pessoas sem o necessário preparo para analisar o esquema e tornam-se vítimas fáceis dos espertalhões,
d) Incitação à formação de quadrilha de estelionatários, ao convidar outras pessoas para integrar a rede de pessoas.
e) E a questão da Receita Federal onde não poderá ser declarada a prometida renda milionária, se for alcançada por alguém.

Basta alguém, que entrou na Corrente, e que se sentiu prejudicado(a), ou que foi aliciado(a) à prática do crime, fazer uma representação contra o(a) aliciador(a) junto a Justiça, e o(a) aliciador(a) poderá ser preso(a) em flagrante.

Pois as cartas, postal ou eletronicamente distribuídas, para conhecidos, desconhecidos, de forma indiscriminada, são provas objetivas, haja vista nelas estejam os nomes, contas bancárias listadas, e o IP do computador de onde cada aliciador(a) enviou as suas cartas por e-mail.

Além disso, irmãos e irmãs, essa proposta usa o nome de Deus em vão, oferecendo "bençãos" materiais em troca de um esquema de corrente financeira. Nós, seres humanos, não somos donos das bençãos de Deus. Só a Ele compete dar suas bençãos, conforme sua vontade e misericórdia. Sabemos, como filhos e filhas de Deus, que podemos contar com a Graça de Deus para nos dar força e ânimo para o trabalho e, naturalmente, esperamos colher os frutos deste trabalho para o nosso sustento. E esperamos, também,  nos momentos de aflição e necessidade, sermos abrigados por Seu amor e cuidado, seja por meio das "portas" de novas oportunidades que Deus nos abre, seja por meio da ação generosa e acolhedora de irmãos e irmãs. Essa é a nossa fé, baseada na Graça de Deus, não por nosso merecimento. Por isso, não se iluda com a tentação de riqueza e poder. Jesus também foi tentado. Mas recusou.

 

 


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães