Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

Querer e efetuar estudo sobre Filipenses


INTRODUÇÃO

Sob o prisma do Hino no início do cap. 2, Paulo faz algumas exortações aos filipenses, mas antes faz um reconhecimento: a obediência dos filipenses na presença e na ausência do apóstolo. Os Filipenses abraçaram o Evangelho e continuaram a perseverar na observação dos valores que o Evangelho de Cristo apresenta, mesmo Paulo estando longe.

Paulo conhecia bem os filipenses, pois havia uma relação muito próxima entre o apóstolo e os membros da Igreja em Filipos. Ele sabia da intenção do coração e propósitos dos irmãos em Filipos, descritos dos versos 15 e 16:
· Ser um cristão irrepreensível
· Ser um filho de Deus sincero
· Ser inculpável no meio de uma geração corrupta
· Conservar a Palavra da Vida
· Ser como luzeiro a brilhar

Paulo percebeu que sua prisão estava produzindo um desestímulo entre os filipenses, embora eles continuassem fiéis ao Evangelho. Alguns membros da igreja estavam com dificuldades em cumprir com os seus propósitos de servir a Deus. Paulo, como pastor, ensina que eles poderiam continuar os propósitos de Deus mesmo em meio às dificuldades e passa a ensinar aos filipenses uma grande lição.

Algumas vezes isto acontece conosco também. Fazemos propósitos de sermos cristãos que cumprem com suas responsabilidades, de ler a bíblia todos os dias, de servir a Deus e à Igreja, além de outros; e percebemos que nem sempre cumprimos com os mesmos. Isto estava acontecendo com a Igreja de Filipos, pois a ausência e prisão do apóstolo estavam criando um desestimulo para a perseverança nos propósitos.

COMO CUMPRIR COM OS PROPÓSITOS

Paulo trata deste assunto, como um pastor que pastoreia o seu rebanho e oferece algumas orientações para a vida, ministério dos filipenses e cumprimento dos propósitos:

"Operar a salvação" - v.12.

O verbo grego katergazomai, traduzido por operar, tem o sentido de levar o trabalho até o final, completar a obra. A salvação é um processo contínuo. Com estas palavras o apóstolo está dizendo que os filipenses estão em fase de crescimento e maturidade na vida cristã. Devem perseverar, mesmo que em alguns momentos aconteçam falhas entre eles.

"... Com temor e tremor" - v.12.

Esta expressão "indica uma ansiedade nervosa e trêmula de fazer o que é correto" ou o cuidado para não ofender o próximo, significando um estado de vigilância para evitar atritos e contendas. O apóstolo está ensinando que o cristão deve cumprir com os alvos da vida cristã com humildade.

"É Deus quem efetua o querer e o realizar" - v. 13.

Sem a presença de Paulo os filipenses poderiam praticar os atos para o bem de toda a comunidade, pois era Deus quem efetuaria isto na vida deles. O verbo grego energeo tem o sentido de dar poder, energizar, tem também o sentido de produzir. Isto seria o resultado da graça de Deus. Em outras palavras, o que está sendo ensinado é que o cristão deve cumprir seus propósitos na dependência da Graça de Deus e fortalecido pela presença de Deus em sua vida. É Deus quem efetua o querer e o realizar. Em Romanos 7.18 o apóstolo diz que o querer o bem está nele, mas não o efetuar. O cristão que tentar viver a vida cristã confiado na sua própria capacidade, força ou formação, descobrirá muito cedo a sua incapacidade para tal.

Paulo dá esta lição, pois ele mesmo havia tido esta experiência quando afirma o seguinte: "porque não faço o bem que prefiro, mas o mal que não quero, esse faço" (Rm 7.19).


"Fazei sem murmurações e nem contendas" - v.14.

Para o cumprimento dos propósitos da Igreja em Filipos estas duas orientações são de fundamental importância. A expressão murmuração tem o sentido de reclamação, queixume, insatisfação e contenda no sentido de disputa, de rebelião. Os conflitos de opinião sempre existirão, mas eles não devem criar contenda e polêmicas. A murmuração e a contenda são o que mais ataca e impede a unidade da igreja. A murmuração era a mesma do povo no Antigo Testamento quando reclamava insatisfeito com Deus. Bispo Paulo Lockmann faz uma diferenciação entre conflitos e contendas: "conflito é o choque de opiniões; contenda é quando passamos a tratar os que pensam diferente de nós como inimigos, e não irmãos, e por isso abrimos uma guerra contra eles".

Paulo aprendeu que é Deus quem efetuar o querer e o realizar, ou seja, os filipenses cumpririam com seus propósitos na dependência de Deus e da Graça de Deus. Enquanto tentassem cumprir os propósitos confiados em Paulo e na própria força, continuariam a acumular frustrações.

A LIÇÃO PARA HOJE

Muitas vezes nós também fazemos alvos e propósitos e depois percebemos que não conseguimos cumpri-los. Precisamos aprender esta dinâmica da dependência de Deus e da Sua Graça para o cumprimento da vontade de Deus em nossas vidas. Não estamos errados quando estabelecemos objetivos e propósitos, o que precisamos aprender é que devemos submeter nossa vida e nossos propósitos a Deus e depender da Sua orientação para o cumprimento destes propósitos. Neste período da quaresma, quando somos chamados a refletir e meditar em nossas ações e espiritualidade, temos a oportunidade de fazermos ajustes em nossos relacionamentos. Pois a mensagem da cruz que se descortina neste período, nos convida à conversão e transformação.

Desta forma, Paulo desempenha um papel pastoral e educativo, pois orienta e educa os filipenses para que sejam cristãos transformados pela Graça de Deus e agentes de transformação na sociedade da época.

Bispo Josué Adam Lazier


Posts relacionados