Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

rede metodista colegio centenario

Integração entre as instituições vai consolidar o sistema metodista de ensino no estado

O Instituto Metodista Centenário - Colégio Centenário e Faculdade Metodista de Santa Maria - irá se unir oficialmente à Rede Metodista de Educação do Sul, mediante integração com o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista. A decisão, tomada em reunião do Conselho Diretor da instituição, ocorreu na tarde de 15 de setembro, nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, mantenedora das instituições de ensino.

Com a união estratégica, fica consolidado o processo de integração das instituições ligadas à Igreja Metodista no Estado do Rio Grande do Sul. A Rede irá reunir o Instituto Metodista de Educação e Cultura (IMEC), o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (IPA), o Instituto Metodista Centenário (IMC) e o Instituto Metodista União em Uruguaiana (IMU).

A solenidade para selar a integração irá ocorrer na manhã de 29 de setembro, na capela do Colégio Centenário, em Santa Maria, RS. Na oportunidade, será realizado um Culto em Ação de Graças pelos 13 anos de trabalho da profa. Elizabete Soares Coelho à frente da instituição. Durante sua gestão, a instituição superou enorme crise financeira e ainda deu início às atividades da Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES.

Com a medida, fica garantida a continuidade do processo pedagógico, bem como assegurada a preservação da identidade e história da instituição, o que lhe garantiu reconhecimento e tradição na cidade.

O processo de integração teve início em 1986 com a integração entre o Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista - IPA e o Instituto Metodista de Educação e Cultura - IMEC, na cidade de Porto Alegre - RS. O novo complexo educacional recebeu o Instituto Metodista União - IMU de Uruguaiana em 2001. Em 2004, já conhecida como Rede Metodista de Educação IPA, a organização incorpora o Centro Superior de Porto Alegre - CESUPA, mantenedora da Faculdade de Direito de Porto Alegre.

Visando crescimento e consolidação da marca metodista no sul do País, após decisão conciliar da Igreja Metodista de integrar as instituições educacionais por região, inicia-se em 2003 o processo de negociação entre os Conselhos Diretores e as Direções Gerais das Instituições IPA/IMEC/IMU e do IMC.

José Aparecido

Histórico

O Instituto Metodista Centenário de Santa Maria, RS, nasceu com as atividades do Colégio Centenário, fundado em 27 de março de 1922 pelas Missionárias norte-americanas, Miss Eunice Andrew e Miss Louise Best. A Faculdade Metodista de Santa Maria - FAMES, foi criada em 1998 com o intuito de solidificar a Educação Metodistana Região Centro do Estado.

Santa Maria está localizada na Região Centro do Estado do Rio Grande do Sul. Distante 290 quilômetros de Porto Alegre, é uma cidade de fácil acesso, tendo ligação rodoviária direta com todos os principais pontos do estado.A população é de 250 mil habitantes fixos e mais uma população flutuante de aproximadamente 30 mil estudantes que procuram o Ensino Médio e a formação universitária. Por ter tido a primeira Universidade Federal no interior do Estado, sempre foi considerada um Pólo Estudantil, inclusive a cidade teve o 4º melhor desempenho no Enem do país e o melhor do Rio Grande do Sul, no ano de 2005.


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães