Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 02/06/2014

Reflexão: Copa do Mundo - Ópio do Povo?

fonte: Pra. Gladys Barbosa Gama / 
Agente da Pastoral Universitária e Escolar da Umesp
 
O texto do apóstolo Paulo aos Tessalonicenses nos incentiva a ler, assistir e conhecer de tudo um pouco, mas reter apenas o que é bom. O cristão ou a cristã tem que ser uma pessoa bem informada, e principalmente atualizada com o que está à sua volta. Precisa inteirar-se das novidades tecnológicas, da política, do esporte, da ciência, enfim, de todos os assuntos da vida. 
 
O próprio Jesus pediu ao Pai que não tirasse os/as Seus/as do mundo, mas sim que os/as livrasse do mal. O lugar do/da cristão/ã é no mundo para ser fermento, sal e para transmitir a mensagem da cruz para todos/as. Quando nos informamos, sabemos como fazer e saberemos, com certeza, a melhor linguagem para falarmos das verdades do Reino de Deus.
 
Quando examinamos tudo, é preciso ter os olhos críticos e muito atentos para reter o que é bom. É necessário atenção para não sermos influenciados/as e levados/as por ventos de doutrina. Todo cuidado é pouco para não sermos enganados/as pela mídia ou por aqueles e aquelas que desejam ocultar fatos e acontecimentos de maior importância. 
 
Por exemplo, neste ano, o assunto mais comentado até o momento é futebol. A Copa do Mundo parece ser o tema mais importante em nosso país. Em todas as rodas de conversas falam-se da Copa, dos estádios feitos (quase feitos), dos jogadores convocados e outros tais referentes ao mesmo assunto. O tema tem permeado os pensamentos de todos/as e de cada um/a neste país. 
 
A Copa do Mundo ocupa boa parte dos noticiários e das propagandas. Seja o produto que for, tem a Copa como pano de fundo e as cores verde e amarelo. Será mesmo que esse é o assunto mais importante? Problemas de nosso país como saúde, educação, transporte, habitação e segurança já foram resolvidos? E as eleições deste ano? Também estamos atentos para elas?
 
Como cristãos e cristãs estamos utilizando o critério que o apóstolo Paulo nos ensinou ou estamos sendo levados/as pela enxurrada de sons e imagens e nos esquecendo de examinar e reter o que é bom?
 
Não estou dizendo que não devemos falar, assistir ou participar de alguma forma desse grande evento em nosso país. O que quero chamar a atenção é para o nosso papel enquanto igreja neste momento. É só falar de futebol ou é também olhar para as demais questões que afligem nosso país e que merecem também nossa atenção?
 
Como igreja, você tem falado mais de futebol ou de assuntos como eleições, falta de água no sudeste do país, corrupção na Petrobrás, CPI sendo instalada, violência tirando a vida de inocentes, drogas assolando nossas casas, famílias sendo destruídas, trabalho infantil, pedofilia, homofobia e crimes pela internet?
 
O apóstolo Paulo nos chama a examinar tudo e reter o que é bom. Não se deixe levar apenas pelo o que todos/as falam, mas fale de tudo para que se possa reter o que é bom e principalmente, para que possamos fazer Cristo conhecido e para que a história de nosso país seja mudada. Não permita ser enganado/a pela mídia. Não permita que o futebol impeça a compreensão da realidade.
 
A Copa do Mundo no Brasil deve ser lazer e esporte e não um evento que nos distancia da realidade e do verdadeiro trabalho: falar de Cristo a todo povo. 
 
Veja também:
 
LEIA A EDIÇÃO DO EXPOSITOR CRISTÃO DE JUNHO NA ÍNTEGRA!
 

Tags: Copa do Mundo, Expositor Cristão,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

Jornal Expositor Cristão de novembro: fé que rompe barreiras

Nesta edição, trouxemos alguns relatos mais próximos de nós de alguns/as metodistas que puderam exercer sua fé em Deus e superar os desafios que a vida nos impõe. Esses relatos chegaram até nós por e-mail. Percebemos como a fé pode superar barreiras, pode mudar uma realidade que parece tão distante de nós.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo. Leia a reflexão completa!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: As cores do tempo da graça

A pregação do Evangelho é tanto mais eficaz quanto melhor for a comunicação da Igreja. Comunicação é mais do que discurso, pois se dá no nível verbal e no nível não-verbal. Luiz Carlos Ramos /