Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 09/08/2014

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Na religião cristã, a Oração do Pai Nosso, especificamente em Mateus capítulo 6, versículo 11, contribuiu, de certo modo, para determinar o pensamento de que cabe aos pais a tarefa tão somente de ser o provedor do “pão de cada dia”. Isso continua muito presente, ainda que, em muitas situações, a mulher enquanto mãe coopera também com as obrigações financeiras na família atuando profissionalmente no mercado de trabalho. 
 
É verdade que ser provedor é uma tarefa de grande responsabilidade, principalmente na maioria das famílias brasileiras, quando os recursos financeiros são poucos para suprir tantos compromissos. Como solução o que se vê são pessoas acumulando cargas excessivas de trabalho prejudicando em muito o convívio familiar ideal.
 
Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo, e isso exige estar mais próximo dos/as filhos/as, desenvolvendo neles/as a confiança e a devida segurança em todos os momentos da vida. A ausência do pai e também da mãe, quase sempre justificadas em decorrência dos compromissos profissionais que lhes possibilite dar maior conforto aos/às filhos/as, tem contribuído muito mais para a sua instabilidade emocional, gerando neles/as inseguranças e comportamentos agressivos, nem sempre compreendidos pelos pais.
 
Devido a essas questões, no meu entender, três situações são relevantes e carecem de maior atenção por parte principalmente dos pais no relacionamento com os/as filhos/as, são elas:
 
Processo Educativo: Ação que permite ao pai perceber que seu/a filho/a será pai/mãe dos/as seus/as netos/as. Mais do que a intuição divina que recebemos de Deus, o estar presente nas várias fases da formação dos/as filhos/as é uma obrigação fundamental que o/a ajudará a compreender o cuidado especial que deverá ter quando tiver que assumir o mesmo papel. 
 
Processo Afetivo: Ação imprescindível que permite ao pai perceber que seu/a filho/a é um ser que precisa ser amado, respeitado e protegido. A visão equivocada do processo educativo que apenas pune, geralmente muito praticada, precisa ser revista. Quanto mais presente na vida do/a filho/a, menor será a necessidade de castigá-lo/a. 
 
Processo Familiar: Ação que permite ao pai perceber que seu/a filho/a é parte de si mesmo. Precisamos ensiná-lo/a a valorizar e respeitar a seus pais e irmãos/ãs. Mostrar a ele/a que sozinhos/as, seremos sempre fracos/as e incapazes, mas quando unidos/as com pessoas merecedoras da nossa confiança, seremos fortes para superar todas as adversidades.
 
Constatar a existência de crianças, adolescentes e jovens com transtornos psicológicos por causa de comportamentos irregulares na família, tem sido a grande preocupação das instituições sociais, principalmente da Igreja e da Escola. Que essa missão de ser pai, desperte em todos a consciência de que ser provedor é muito mais do que suprir de bens materiais, mas dar condições ideais aos/às nossos/as filhos/as no sentido de que recebam da nossa parte todas as condições para terem uma vida emocional equilibrada e sensata, contribuindo assim, com o maior projeto de Deus que é a família. 
 
Pr. Rogério da Silva Oliveira
Pastor da Igreja Metodista Central em 
Macaé/RJ 
 
Veja também:
 

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC abril: Igreja missionária

Interessante que a palavra missão não aparece na Bíblia Sagrada. A origem da palavra missão vem de Missil, que significa enviado. Então, missão é ser enviado para um propósito, um alvo específico. Numa guerra, o míssil é mandado no lugar dos soldados, para atingir um local. Dessa forma, o/a missionário/a é um/a enviado/a ao campo de batalha. No mês que comemoramos o Dia do/a Pastor/a metodista, escolhemos falar sobre a uma Igreja missionária a serviço do povo. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça

Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016. Anunciar a graça de Deus não é só um mandamento, é mais que isso, é uma dádiva de Deus, conforme encontramos no texto de Isaías 52.7. Anunciar as boas-novas tem a ver com o viver debaixo da graça de Deus.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Palavra Episcopal: Expositor Cristão para todos/as

Vivemos num tempo de grandes avanços nas formas de comunicação. Apesar da crença de que livros, revistas e jornais em papel acabariam, provavelmente essa realidade está longe de acontecer. Obviamente, ocorreu a diminuição de material impresso, devido aos desafios ecológicos e à possibilidade de termos o mesmo conteúdo eletronicamente ou em dispositivos de fácil manejo. fonte: Bispo Adonias Pereira do Lago