Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

reflexão finados pr Daniel

 

Reflexão

E você, já morreu hoje?

O girassol nos lembra que a semente precisa morrer para que a planta floresça e frutifique. Voltada sempre ao sol, ela também nos convida a nos voltarmos para o Cristo Ressurreto.

 

Como é bom viver, viver a cada dia, apesar de sofrimentos, ansiedades, aflições, dores e alegrias passageiras. Viver é isso e muito mais....é amar os montes, os lampejos do final da tarde, a noite com seu manto escuro, as plantas que crescem no limbo, a criança que brinca, o silêncio da madrugada, e o renovar da esperança pelo raiar da manhã.

Ninguém quer morrer. Nem o velho, nem o jovem, nem o são ou o doente. Há um medo da morte. Mas esse medo nem sempre é do desconhecido e sim de se perder o conhecido.

Simbolicamente, toda perda é encarada como morte. Tememos nada ter de permanente na vida. Em outras palavras, somos escravos de tudo aquilo que temos e somos.Daí o medo de perder o emprego, perder a amizade, a saúde, a boa fama, de perder a pessoa amada. Muitos resistem encontrar a Cristo porque isso significaria perder a religião herdada dos pais.

Como é penoso aos novos convertidos morrerem para todo o conhecimento que tinham e permitir que a sabedoria vinda do alto se instale dentro de si. Algumas igrejas procuram manter a cosmovisão espírita e pagã de seus adeptos; por isso eles ainda continuam a habitar um universo dominado pelos encostos, guias, e homens-de-branco,que vão lhes dizer o que fazer. Ou seja, não morreram para esse passado para dali nascer a fé nAquele que agora é o Senhor.

Somente do morrer pode surgir um novo viver. Foi isso que Cristo propôs. Só não se converte quem não quer morrer para o velho ser. O novo só pode nascer quando o velho homem morre. Paulo exprimiu bem isso ao dizer que "já estou crucificado com Cristo e vivo não mais eu, mas Cristo vive em mim" (Cl 2.20).

Morrer para si é uma necessidade para o amadurecimento espiritual: "Fazei pois morrer a vossa natureza terrena" (Cl 3.5).A palavra que Paulo usou para "morrer" é "nekrosate" que significa "matar", "mortificar".

Como é difícil morrer.... morrer paras as lembranças amargas do passado, que benefício algum traz em lembrá-las (Jeremias nos ensina a trazer à memória só o que dá esperança - Lamentações 3.21). Como o orgulho nos impede morrer para as nossas realizações. É quase impossível morrer para as vaidades, ambições, avidez, morrer para ontem, para cada minuto, morrer para tudo que tem se acumulado e esvaziar-se cada dia mais do velho ser.

Quem não consegue morrer a cada dia que termina vai acumulando suas dores e mágoas, até o ponto de tornar o seu interior num amontoado de entulho emocional que produz cinismo, indiferença, e rouba a jovialidade e o frescor da vida.

É engraçado que quando pedimos algo que contraria muito alguém ou vai contra suas convicções, é comum responderem: "isso pra mim é a morte". Ou seja, fazer aquilo é como matar um pedaço do seu eu. Para o impetuoso Pedro, a morte era ser levado, dirigido, comandado. Depois da ressurreição do mestre, o ex-altivo apóstolo ouve de Jesus: antes você andava por onde queria, agora outro te levará para onde não queres (Jo 21.18). E para você, o que é a "morte"? É ter de pedir perdão a alguém? É ferirem o seu orgulhoso ser?É sentir-se rejeitado? É ver a pessoa amada livre e solta fora de seu controle?

Uma semente floresce e produz fruto somente depois que é lançada ao solo. Se o grão não morre, não desabrocha a beleza da flor. Quem vive egoisticamente "preservando-se" não pode produzir qualquer benefício, nem a si nem a ninguém. Daí Jesus dizer que quem quiser preservar a sua vida, perdê-la-á (Mc 8.35). Já repararam que tudo o que fazemos é para nos "preservar"?Enquanto lutamos para nos preservar, Deus quer nos "desconstruir". Costumamos dizer que quem está em Cristo as coisas velhas já passaram (morreram). Passaram mesmo? Ou estão aí "vivinhas da silva"?

Morrer é ceder, é abrir mão, é permitir-se e permitir, é reconhecer que não é dono de nada, é viver com o que tem como se não tivesse, é trocar o controle pela graça, o domínio pela bondade. Morrer é abrir mão dos joguinhos mentais, dos esqueminhas montados para você continuar sendo o que sempre foi.

E você, já morreu hoje? És capaz de começar este dia inteiramente novo, sem o peso do dia de ontem?

Daniel Rocha

Pastor da Igreja Metodista em Itaberaba


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães