Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

reflexão RECONCILIAÇÃO O PLANO DE DEUS

Reconciliação - o plano de Deus


Li, certa vez, uma história que me trouxe uma grande lição.

Dois irmãos moravam em duas fazendas separadas apenas por um riacho. Apesar de separados pelo riacho, estavam sempre unidos e faziam quase tudo juntos. Mas um dia se desentenderam. O que havia começado com um simples mal-entendido se transformou numa troca de insultos, brigas e discórdia. Já não se falavam mais.

 

Um dia, bateu à porta do irmão mais velho um homem, apresentando-se como carpinteiro.       

           - Estou procurando trabalho, disse o homem. Talvez o senhor tenha algum serviço para mim.


           - Sim, respondeu o fazendeiro. Você está vendo aquela fazenda além do riacho? É do meu irmão mais novo. Nós estamos brigados e não posso mais suportá-lo. Quero que construa uma cerca bem alta entre nós.


- Acho que posso entender a situação.


O irmão mais velho entregou o material ao carpinteiro e foi à cidade cuidar de seus negócios. O homem ficou o dia todo trabalhando. Quando o fazendeiro voltou e observou o trabalho do carpinteiro, ficou irado, enfurecido. Em vez da cerca, uma ponte havia sido construída, ligando as duas margens do riacho.


        - Você foi atrevido, construindo esta ponte depois de tudo que lhe contei!


Mas, ao olhar novamente para a ponte e, ainda zangado, o irmão mais velho percebeu que seu irmão vinha aproximando-se de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel...

       
O irmão mais novo então falou:


        - Você me emocionou mandando construir esta ponte, mesmo depois de  nosso desentendimento.

       
De repente, num impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e os dois se abraçaram, chorando, no meio da ponte. O carpinteiro que fizera o trabalho começou a preparar sua caixa de ferramentas para partir.


        - Espere, fique conosco!, pediu o mais velho dos irmãos. Tenho outros trabalhos para você.


        - Eu adoraria, mas tenho outras pontes para construir...


Quando Deus pensou na reconciliação do ser humano, tinha um plano  traçado para torná-la possível.

          
Primeiro: Deus queria reconciliar-nos com Ele. Para isso, seria necessário enviar seu Filho, para que a reconciliação fosse fruto de Seu amor.

         
Segundo: Era preciso promover a paz entre os homens, convertendo-os ao bem, à tolerância, à compreensão e fazendo-os capazes de reconhecer a necessidade de permanecer unidos a Deus e entre si, apesar das divergências. Construir pontes, promovendo a paz e a reconciliação, ou cercas, preferindo o isolamento e uma atitude pessoal é uma escolha que cabe a cada um de nós. Deus respeita a decisão de cada um, seja ela acertada ou não.

         
Num mundo onde a violência é noticiada a todo instante e invade nossas conversas e lares, modificando nossos hábitos e aumentando nossos temores, é difícil pensar em paz como algo possível. Nossos relacionamentos ficam fragilizados e, ao menor sinal de ameaça, de discórdia, temos a tendência de construir cercas, isolando-nos de tudo o que possa nos ameaçar. No entanto, o que faz com que o mundo e as pessoas não sucumbam é a possibilidade de, no lugar das cercas, serem construídas pontes. Pontes são símbolos da aproximação, da mudança e da reconciliação. O amor torna possíveis relacionamentos mais intensos, mais vivos, mais verdadeiros.


Aprouve a Deus que (...) Cristo, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus (Colossenses 1.19-20).

Vivei em paz uns com os outros (1 Tessalonicenses 5.13b).
Leia também Isaías 52.7a; 2 Coríntios 5.18-21

Cláudia Denise dos Santos Figueiredo, IM em Salgado Filho, Belo Horizonte, MG, 5ª Região


Posts relacionados