Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 03/03/2012

Confederação de Jovens, SAF e DNTC definem metas para 2012

Presidente da Confederação de Homens, Abdenêgo Eugênio, compartilha experiência com os jovens

Metodistas se reúnem neste sábado, 3, na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo para planejar ações deste ano. A Confederação de Jovens, por exemplo, que é um organismo nacional de jovens metodistas, representando a união das federações, sociedades e agrupamentos de jovens no Brasil, tem representantes de todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista. Também se reúne os/as irmãos/ãs do DNTC - Departamento Nacional de Trabalho com Crianças e a equipe Nacional do SAF  - Projeto Sombra e Água Fresca.

O objetivo da Confederação é apoiar, reunir, capacitar e, principalmente levar os jovens à reflexão do verdadeiro papel da juventude numa sociedade contemporânea. Com a agenda cheia de programações, começa no dia dez de março, a Campanha Jovem Metodista 2012 que pretende oferecer à juventude metodista a oportunidade de, ao mesmo tempo, trabalhar nas igrejas locais as ênfases wesleyanas e  realizar atos de piedade (práticas devocionais) e obras de misericórdia (prática de amor ao próximo), estudando e colocando em prática a Palavra de Deus.

O presidente da Confederação, Renato Oliveira, quer mobilizar a juventude metodista do Brasil. "Queremos mobilizar as federações para a Campanha do Jovem Metodista. A intenção é envolver os jovens das igrejas locais em oração e jejum, bem como na doação de sangue, ação social e evangelismo em todo o país", afirma. 

Outro grande desafio para este ano, segundo Renato, é o Encontrão Nacional de Jovens no meio do ano que acontece em Teresópolis. "Estamos finalizando a programação e definindo os preletores, oficinas, metas de participantes por região. É um desafio, mas a diretoria executiva da Confederação, bem como os presidentes das federações estão animados e com grandes expectativas",  conclui.

Convidado a encorajar a juventude, o presidente da Confederação de Homens, Abdenêgo Eugênio, participou na manhã deste sábado, 3, e compartilhou os projetos realizados pelos homens metodistas, em especial, o ponto missionário aberto este ano na cidade de Porto Seguro, BA.  “Fico feliz de ver a juventude com projetos e sonhos em prol do Reino de Deus por meio da Confederação. Isso é um sinal presente do agir no Espírito Santo no meio dos metodistas”, diz.

A concretização do ponto missionário na Remne – Região Missionária do Nordeste, foi finalizada no Congresso Regional de Homens realizado em junho do ano passado em Porto Seguro. Em fevereiro deste ano, assumiu o ponto missionário o pastor Rui Simões. 

Sombra e Água Fresca - os integrantes do SAF estão otimistas com os novos desafios. No início de fevereiro o SAF estabeleceu parceria com a Confederação das Sociedades Metodistas de Mulheres. “Há muito tempo estamos conversando sobre essa parceria; graças a Deus que conseguimos concretizar esse ato. Isso nos deixa muito feliz!”, garante a agente nacional do SAF, Teca Greathouse.

O bispo João Alves de Oliveira Filho, que esteve assessorando por vários anos o SAF, comenta sobre o trabalho desenvolvido durante todos esses anos que assessorou o SAF. "Quando fui designado pelo Colégio Episcopal para representar a área de ação social, no SAF tive a oportunidade de trabalhar algumas questões e parcerias visando a promoção e viabilização do  projeto. Através da experiência adquirida, houve uma parceria para que o SAF pudesse ser divulgado em várias igrejas no Brasil. Os contatos com algumas instituições , dentre elas a UMESP e FaTeo, firmaram uma parceria conosco especialmente na reedição da Cartilha na área da Educação Cristã para as crianças do SAF" diz.

O bispo João Alves declara ter cumprido seu papel no projeto e pensa em continuar colaborando. "É um desafio, sinto que falta mais apoio. Embora já seja divulgado pela área nacional da igreja, mas as crianças precisam desse suporte, além de uma necessidade de um despertamento das igrejas locais em abraçar o projeto. Minha contribuição poderia ter sido melhor, mas sinto que cumpri meu dever. Estou pensando em continuar ou não como membro da equipe, mesmo sem a designação representando o Colégio Episcopal, apenas um membro da equipe porque me identifico com o projeto", conclui.

De acordo com as nomeações e designações do Colégio Episcopal publicada em 1º de fevereiro no site nacional da Igreja Metodista, quem vai assessorar a área social da Igreja para o período eclesiástico vigente, é o bispo presidente da Terceira Região Eclesiástica, bispo José Carlos Peres, que participa nesta manhã, 3 de março, do 3º Capacitação – evento que oferece oficinas, palestras para metodistas da 3ª Região Eclesiástica. O encontro de capacitação está sendo na Catedral Metodista de São Paulo, no bairro da Liberdade.

Crianças - o DNTC - Departamento Nacional de Trabalho com Crianças também realiza a primeira reunião do ano. A coordenadora nacional do DNTC, Elci Pereira Lima, foi designada pelo Colégio Episcopal para mais um período eclesiástico. "Não esperava essa designação, mas por outro lado também sinto feliz por colaborar mais um tempo nesta área. Não deixa de ser um desafio muito grande,  no entanto vejo como a vontade de Deus sobre meu ministério”, declara.

A coordenadora nacional do DNTC reconhece também, os desafios que irá encontrar pela frente, mas não desanima. "Tenho uma grande expectativa porque após cinco anos já conheço as dificuldades das regiões mais de perto. É preciso fortalecer a educação cristã, e para isso queremos trabalhar e valorizar a Escola Dominical", conclui.

As reuniões na Sede Nacional estão previstas para terminarem neste sábado, 3.

 

Rev. José Geraldo Magalhães

Assessoria de Comunicação

 



ÁLBUM DE FOTOS!

 

 




Posts relacionados