Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 17/10/2011

Regime norte-coreano agrava fome de 6 milhões

A Coreia do Norte fechou ainda mais suas fronteiras e está impedindo o acesso de agências de ajuda humanitária ao país. O regime teme ser alvo de espionagem - principalmente em suas instalações nucleares - e suspeita que qualquer abertura termine em uma "primavera" como a do mundo árabe. Enquanto isso, mais de 6 milhões de norte-coreanos estão famintos, alerta a ONU, e 30% das crianças sofrem de desnutrição crônica.

"Estamos diante de uma crise de falta de alimentos e de desnutrição de proporções semelhantes às de um desastre natural com impacto terrível, principalmente nas crianças", disse ao Estado, por telefone, o porta-voz do Programa Mundial de Alimentos da ONU para a Ásia, Marcus Marcus Prior. "Nos menores de 2 anos, o nível de desnutrição que estamos vendo tem consequências físicas e mentais irreversíveis."

A crise na Coreia do Norte pode ser ainda mais dramática do que a revelada pelo programa. Isso porque os agentes humanitários têm acesso a pouco mais da metade dos 200 municípios do país. Nos demais, estrangeiros não podem entrar. Se forem pegos em áreas restritas sem autorização oficial, podem ser detidos e condenados a trabalhos forçados em campos de concentração. "Trabalhamos no norte e leste, áreas tradicionalmente afetadas pela escassez de alimentos, mas não temos uma ideia exata da situação em todo o país.

 

 


Posts relacionados

Geral, por Sara de Paula

Convite: Palestra com Sarah Wilke, editora mundial do no Cenáculo

A palestra acontece na Feira Flic em São Paulo, no dia 24 de setembro

Geral, por José Geraldo Magalhães

Igrejas realizam acampamentos durante período de carnaval.

O feriado de carnaval esse ano chegou mais cedo. Já é uma prática de muitas igrejas aproveitar o feriado prolongado para realizar os tradicionais retiros de carnaval. Os temas escolhidos para trabalhar nesses encontros, normalmente são escolhidos de acordo com a necessidade da Igreja.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães