Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 09/03/2016

Reunião do Colégio Episcopal começa hoje em São Paulo

Começa hoje na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo, a reunião do Colégio Episcopal, que acontece até o dia 11 de março. O encontro reúne presidentes das seis Regiões Eclesiásticas e das duas Regiões Missionárias no Brasil - Norte e Nordeste. 
 
Após o término dessa atividade, a Sede Nacional também receberá a reunião da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM), de 11 a 13 de março. 
 

 
Colégio Episcopal - O Colégio Episcopal é formado por sete bispos e uma bispa presidentes das seis Regiões Eclesiásticas e dos dois Campos Missionários no Brasil - Norte e Nordeste.
 
Os bispos e a bispa podem ser reeleitos/a no Conclave Geral que acontece a cada cinco anos, e define as diretrizes do caminhar da vida e missão da Igreja.
 
O próximo conclave acontecerá em de julho de 2016, no 20º Concílio Geral (20° CG) em Teresópolis, RJ, com representatividade tanto de leigos como clérigos. 
 
COGEAM - A Coordenação Geral de Ação Missionária é composta por 14 membros, que são lideranças de todas as regiões eclesiásticas e missionárias da Igreja Metodista. Todas as Regiões Eclesiásticas e Missionárias têm representação e colaboram na tomada de decisões da Igreja. 
 
De acordo com o Ato complementar - 01/2012 sobre a estrutura da Área Nacional subordinam-se diretamente à Cogeam:
 
I - a Tesouraria Geral;
II - os responsáveis pelos periódicos da Igreja Metodista
III - As Confederações de grupos societários
IV - o/a Conselheiro/a Nacional dos Juvenis;
V - O Coordenador do Departamento Nacional de Trabalho com Crianças
VI - o COGEIME e a Rede Metodista de Educação;
VII - A Coordenação de Educação Cristã (Conec) e ao Colégio Episcopal naquilo que seja de sua competência;
VIII - o Departamento Nacional de Escola Dominical, por meio da CONEC, a quem compete fazer cumprir as diretrizes aprovadas pelo Concílio Geral;
IX - outros, necessários à execução do Plano Nacional de Ação Missionária.
 
Todos os órgãos mencionados acima são coordenados pela Secretária Nacional para a Vida e Missão, que recebe por meio dos responsáveis das respectivas áreas de atuação, os relatórios a serem agrupados em um documento único e apresentado à COGEAM.
 
 
Fazem parte da Cogeam (2012-2016):
 
1ª Região Eclesiástica
Giselma Souza Almeida Matos 
Deise Luce de Sousa Marques
 
2ª Região Eclesiástica
Clemir José Chagas
Iara da Silva Côvolo
 
3ª Região Eclesiástica
Cristiane Capeleti Pereira - Secretária da Cogeam
Luiz Roberto Saparolli
 
4ª Região Eclesiástica
Hideíde Brito Torres
Elias Bonifácio Leite
 
5ª Região Eclesiástica
Bispo Adonias Pereira do Lago - Presidente do Colégio Episcopal
Recildo Narcizo de Oliveira
 
6ª Região Eclesiástica
Bispo João Carlos Lopes - Vice Presidente do Colégio Episcopal
Eric de Oliveira Santos
 
Região Missionária do Nordeste
Bispa Marisa de Freitas Ferreira - Secretária do Colégio Episcopal
 
Região Missionária da Amazônia
Silas Dornelas de Novaes
 
A eleição da GOGEAM, assim como a do Colégio Episcopal, acontecerá no 20° CG. Para saber mais sobre o evento, acesse a matéria sobre os Encaminhamentos para o Concílio Geral, clicando aqui

Tags: 20° CG, COGEAM, Colégio Episcopal


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Redação Metodista

Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre

Reiterando o posicionamento feito no início deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

21º Concílio Geral da Igreja Metodista | Convocação

"Como presidente do Colégio Episcopal CONVOCO, o 21º Concílio Geral da Igreja Metodista, para reunir-se, em sua primeira sessão e de forma telepresencial, no dia 11 de dezembro de 2021. Para esta primeira sessão, todos os trabalhos conciliares acontecerão de forma telepresencial, acessível a partir de link próprio que será informado oportunamente, até o 10/12/2021."

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Elizabeth Cristina Oliveira

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista e a COGEAM, Coordenação Geral de Ação Missionária, lamenta o falecimento da irmã Elizabeth Cristina Oliveira, represente leiga da Região Missionária do Nordeste (REMNE) na COGEAM. A partida da irmã Beth, como era carinhosamente chamada, aconteceu na noite do dia 28 de junho, em Fortaleza (CE), em decorrência de um câncer. A Igreja Metodista se solidariza com a família, assim como destacou a REMNE através de nota publicada nas redes sociais. "Nos solidarizamos com a família nesse momento de dor e perda. Rogamos ao Espírito Santo que o consolo venha sobre seu marido Beto e seus filhos, Matheus, Jackeline, Marcos e Pedro".

Colégio Episcopal, Geral, por Sara de Paula

Diálogo em tempos de crise | Missão, oportunidades e informação

Assista agora ao terceiro episódio da série Diálogo em tempos de crise, uma programação que discute temas atuais e os desafios da Igreja, com as lideranças metodistas brasileiras.

Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Pastoral do Colégio Episcopal sobre Cobertura Espiritual

Colégio Episcopal publica orientações sobre "Cobertura Espiritual". Leia o documento na íntegra e faça o download para o seu computador.