Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

santos maria newnum

A palavra santo em grego significa, separado, designado, sagrado. Os gregos separavam edifícios para serem templos consagrados aos propósitos não-mundanos. Estes lugares tornaram-se objetos de veneração e reverência. Os "Santos" eram pecadores crentes; separados do pecado para a santidade; intocáveis por "Satanás", senhor do mundo profano.  

Talvez venha daí o conceito dos mosteiros e clausuras, que abrigavam pessoas separadas do "mundo" secular, carregado de promiscuidade, devotadas exclusivamente aos pobres da terra.

Nesse sentido a palavra "santo" como designação de um crente, chama atenção imediata à responsabilidade que cada "santo" tem: Viver uma vida separada e diferente; ser "amostra grátis" do próprio Deus na terra.

As palavras "santo", "santificar" e "sagrado" pertencem a mesma raiz grega. Todas simbolizam a separação absoluta do mal e dedicação à Deus, ou seja,  defender valores e realizar tarefas no mundo "profano", tais quais o próprio Deus faria.

Salvo engano do hebraico muito enferrujado, no Antigo Testamento a palavra equivalente a santo é qadosh, que deriva a palavra qodesh, que significa separação, tendo o sentido também, de cortar, ou dividir, isolar ou separar.  

No Novo Testamento é enfatizada a santificação, mais que a santidade. Sem santificação, ninguém verá a Deus, diz o livro de Hebreus 12.14. Enquanto a santidade é um estado a ser buscado, a santificação é a "prática" de separação, diferenciação; meio que evidencia a real consagração a Deus. O santo é servo de Deus, separado dos pecados do mundo, para exercer a sublime missão de levar almas para Cristo, pela mensagem do Evangelho e pelo testemunho do serviço incondicional aos necessitados.

Na atualidade, os "santos" estão bem longe do sentido proposto no grego e hebraico. Frequentemente, tomam para si, os lugares de destaque "dentro" dos templos; alheios aos problemas e desafios do "mundo" profano". Enquanto o mundo jaz no "maligno" da miséria e corrupção, os "santos", ou seja, os crentes, se refestelam nas cadeiras confortáveis dos templos. Ao invés de agirem como o próprio Deus agiria, se assentam no trono do "Deus altíssimo", não como ajudadores bondosos desprovidos de interesses mundanos particulares, mas como "soberanos" e "juizes" do resto do povo.

Se quiser uma prova concreta dessa arrogância "santa", peça o acolhimento de uma família pobre, sem teto, usuários de craque, com um bebê recém nascido...

Verá que tal qual o casal de Nazaré - e o bebê, tal qual o menino Jesus - ficará entregue a própria sorte, numa manjedoura moderna: um mocó rodeado, não de animaizinhos fedorentos; mas de lixo, ladrões e usuários de craque.

Deus nos livre dos suntuosos "santos" e "santas" de línguas afiadas para os gritos, revelações espirituais, cantos, rezas e orações, cujas mãos, estão encolhidas para os "meninos Jesus" de hoje.

Pobre das igrejas, com seus santos e santas de mãos atrofiadas e corações de pedra.

 ________

Maria Newnum é pedagoga, mestre em teologia prática, vice-presidente do Movimento Ecumênico de Maringá e Coordenadorada Spiritual care Consultoria.


Posts relacionados