Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 20/09/2013

semana wesleyana

 

 

O "Dia do Coração Aquecido", 24 de maio, foi lembrado em todo o país. Dentre as várias celebrações, a 3ª Região Eclesiástica inovou realizando uma concentração com participação de outros irmãos(ãs) de origem wesleyana: foram convidadas as Igrejas Metodista Livre e Metodista Wesleyana.  O encontro, no dia 19 de maio, reuniu cerca de 3600 pessoas, no templo da Igreja Bíblica da Paz

Na Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de S.Paulo, a tradicional Semana Wesleyana, em sua 56ª edição entre os dias 21 e 25 de maio, teve como tema o tricentenário de nascimento de Charles Wesley, "Mil Vozes para Celebrar". Os temas da produção musical de Charles Wesley foram a abordagem central da principal conferencista da semana, professora. Simei Monteiro, musicista e liturgista assessora do Conselho Mundial de Igrejas. Os(as) participantes puderam aprender, a partir de momentos da vida do compositor metodista, sobre as ênfases teológicas que ele desenvolveu relacionadas a suas experiências de fé. Enquanto Simei Monteiro apresentava as idéias, convidava os(as) participantes a entoarem hinos relacionados, boa parte deles traduzidos e adaptados por ela. Além das palestras, ocorreram oficinas em Hinódia Wesleyana, conduzidas pelos musicistas, teólogos e liturgistas convidados(as): José Carlos de Souza, Helmut Renders, Luiz Carlos Ramos, Tércio Junker, Vilson Gavaldão e Helen Luce Pereira.

 

Revitalização da música

Durante a 56ª Semana Wesleyana foi realizada na Fateo a primeira reunião do Grupo de Trabalho que, em cumprimento à decisão do 18º Concílio Geral da Igreja Metodista, deve organizar o Departamento Nacional de Música e Arte. O objetivo do novo departamento será revitalizar a área musical da Igreja. Desta primeira reunião participaram Lisete Espíndola, Edson Modesto, Mara Schüler e Davi Junker (que foi autor da proposta aprovada no concílio).

O evento também foi uma oportunidade para lançamento de várias publicações. Da Editeo, foram lançados os livros "Wesley e o mundo atual", de Theodore W. Jennings; "Pluralismo e a missão da Igreja na atualidade", de Inderjit Bhogal, com contribuições de Magali do Nascimento Cunha e Sandra Duarte e o cancioneiro "Mil vozes para celebrar. Hinos de Charles Wesley", livreto preparado pelo Centro de Estudos Wesleyanos com partituras e CD com vários hinos de Charles Wesley.

 Foi também lançado o CD "Charles Wesley, o poeta cristão" produzido pela Coordenação dos Núcleos de Capacitação Missionária da 1ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista (Estado do Rio de Janeiro). A produção, que foi gravada com a contribuição de integrantes do coral do Teatro Municipal de Rio de Janeiro, foi apresentada pela pastora Suzana Viana, coordenadora do projeto, e pelos pastores Marcelo Carneiro e João Marcos da Silva.

O lançamento deste CD também foi um dos pontos altos do encontro "Santidade e Espiritualidade - Comemorando os 300 Anos de Charles Wesley, O Poeta  Cristão", realizado no dia 2 de junho, no Instituto Bennett.  Evento organizado pela Coordenação Regional de Capacitação Missionária (que muitos conhecem como Núcleo de Capacitação), o seminário contou com a presença do professor Helmut Renders, professor da Faculdade de Teologia da Umesp, que fez a conferência "Maravilhosa Graça! Sobre Cristo e o Espírito". Nela, o professor analisou como Charles Wesley trabalhou a doutrina a respeito de Cristo e do Espírito Santo em seus hinos. Outro evento importante foi o painel "Música, Poesia e História" coordenado por Livingstone dos Santos Silva, com a participação do professor e maestro Davi Junker, da 5ª região; João Wesley Dornellas, da 1ª região e o Rev. Messias Valverde, da 4ª região.

Para adquirir os livros sobre teologia wesleyana e livreto com partituras e músicas de Charles Wesley, entre em contato com a Editeo no telefone (11) 4366-5983 ou 4366-5900 ou e-mail editeo@metodista.br. Para adquirir o CD Charles Wesley, o Poeta Cristão, você pode entrar em contato diretamente com a Coordenação Regional de Capacitação Missionária da 1ª Região, telefone (21) 2557-7999 ou 2557-3542.

Com informações dos sites da 3ª Região Eclesiástica, Faculdade de Teologia/Umesp e Igreja Metodista em Vila Isabel, Rio de Janeiro.

 

VEJA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A SEMANA WESLEYANA NO SITE DA FATEO: www.metodista.br/fateo

 

 

 



 

 

 

 


Posts relacionados