Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 16/02/2022

Solidariedade por Petrópolis – ore e doe

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. - Salmos 46.1

Manifestamos nossa solidariedade aos moradores e moradoras da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que enfrenta hoje, dia 16 de fevereiro, estado de calamidade pública devido às fortes chuvas registradas na região. Em menos de um dia já foram contabilizadas mais de 70 mortes e pelo menos 189 deslizamentos, segundo a Secretaria de Defesa Civil. Estamos com o coração entristecido diante das informações e das muitas imagens de devastação, e em oração pelas muitas famílias que choram não apenas a perda de bens, mas de muitas pessoas próximas e queridas.

As Igrejas Metodistas da 7ª Região Eclesiástica já estão mobilizadas para apoiar as vítimas da tragédia, e você pode se envolver nas ações sociais promovidas por metodistas doando valores financeiros via transferência bancária, ou itens como cobertores, colchonetes, água potável e outros de primeira necessidade, para socorrer as pessoas atingidas nesse momento de urgente necessidade. Incentivamos todas as Regiões e Igrejas Locais de todo o Brasil a se mobilizar de forma individual e através de suas secretarias de ação social, para fortalecer os irmãos e irmãs na 7ª RE nesse momento de desafio. Veja em nosso site a mobilização “SOS Petrópolis”, promovida pela Igreja Metodista Central de Petrópolis e pela sede regional.

A tragédia que impacta as mais de 300 pessoas que moram hoje em área de risco na cidade de Petrópolis e tiveram que deixar suas casas, é de responsabilidade coletiva, e não apenas individual. Como igreja, intercedemos e clamamos por políticas públicas que priorizem moradia digna e segura para todas as pessoas, assim como clamamos por uma urgente mudança de comportamento diante das mudanças climáticas. É cada vez mais frequente e impactante o clamor na natureza pela manifestação dos filhos e filhas de Deus, e por isso conclamamos a Igreja a se lembrar que Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente, como anunciamos em 2019 através da nossa carta pastoral.

Hoje choramos com quem chora, mas também nos unimos a quem age por justiça social e climática.

Cremos no Deus que é refúgio e fortaleza diante dos desastres que desabrigam, e auxílio sempre presente na adversidade, através de seus filhos e filhas.

 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista.

São Paulo, 16 de fevereiro de 2022.


Veja também: 

Igreja Metodista Central de Petrópolis arrecada doações para vítimas dos desastres naturais 


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Colégio Episcopal, por Redação Metodista

Conhecidos e Conhecidas Desde o Ventre

Reiterando o posicionamento feito no início deste ano, o Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil, manifesta veemente posição contrária a toda ação ou política pública que tal posição do governo brasileiro sugere tendo em vista a possibilidade de flexibilizar ou até mesmo, em objetivo final, descriminalizar a prática do aborto.

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota de falecimento: Elizabeth Cristina Oliveira

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista e a COGEAM, Coordenação Geral de Ação Missionária, lamenta o falecimento da irmã Elizabeth Cristina Oliveira, represente leiga da Região Missionária do Nordeste (REMNE) na COGEAM. A partida da irmã Beth, como era carinhosamente chamada, aconteceu na noite do dia 28 de junho, em Fortaleza (CE), em decorrência de um câncer. A Igreja Metodista se solidariza com a família, assim como destacou a REMNE através de nota publicada nas redes sociais. "Nos solidarizamos com a família nesse momento de dor e perda. Rogamos ao Espírito Santo que o consolo venha sobre seu marido Beto e seus filhos, Matheus, Jackeline, Marcos e Pedro".

Colégio Episcopal, por Sara de Paula

Nota sobre o pedido de Impeachment protocolado por lideranças religiosas

O Colégio Episcopal, sem entrar na discussão do mérito das questões levantadas em relação ao pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro, esclarece que a Igreja Metodista não é oficialmente signatária deste pedido, protocolado junto à Câmara de Deputados por segmentos cristãos.

Geral, Destaques Nacionais, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Carta aberta à Comunidade Metodista do Brasil

Pensamos ser do conhecimento de grande parte dos irmãos e irmãs metodistas o movimento de greve que está em curso na Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP.  A Igreja Metodista, como uma comunidade de fé e instituidora da Rede Metodista de Educação, com todas as Instituições Educacionais que a compõem, tem na Educação um dos seus pressupostos fundamentais à sua ação missionária, presente há mais de 150 anos em nosso país.

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.