Publicado por Sara de Paula em Colégio Episcopal - 16/02/2022

Solidariedade por Petrópolis – ore e doe

Deus é o nosso refúgio e a nossa fortaleza, auxílio sempre presente na adversidade. - Salmos 46.1

Manifestamos nossa solidariedade aos moradores e moradoras da cidade de Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, que enfrenta hoje, dia 16 de fevereiro, estado de calamidade pública devido às fortes chuvas registradas na região. Em menos de um dia já foram contabilizadas mais de 70 mortes e pelo menos 189 deslizamentos, segundo a Secretaria de Defesa Civil. Estamos com o coração entristecido diante das informações e das muitas imagens de devastação, e em oração pelas muitas famílias que choram não apenas a perda de bens, mas de muitas pessoas próximas e queridas.

As Igrejas Metodistas da 7ª Região Eclesiástica já estão mobilizadas para apoiar as vítimas da tragédia, e você pode se envolver nas ações sociais promovidas por metodistas doando valores financeiros via transferência bancária, ou itens como cobertores, colchonetes, água potável e outros de primeira necessidade, para socorrer as pessoas atingidas nesse momento de urgente necessidade. Incentivamos todas as Regiões e Igrejas Locais de todo o Brasil a se mobilizar de forma individual e através de suas secretarias de ação social, para fortalecer os irmãos e irmãs na 7ª RE nesse momento de desafio. Veja em nosso site a mobilização “SOS Petrópolis”, promovida pela Igreja Metodista Central de Petrópolis e pela sede regional.

A tragédia que impacta as mais de 300 pessoas que moram hoje em área de risco na cidade de Petrópolis e tiveram que deixar suas casas, é de responsabilidade coletiva, e não apenas individual. Como igreja, intercedemos e clamamos por políticas públicas que priorizem moradia digna e segura para todas as pessoas, assim como clamamos por uma urgente mudança de comportamento diante das mudanças climáticas. É cada vez mais frequente e impactante o clamor na natureza pela manifestação dos filhos e filhas de Deus, e por isso conclamamos a Igreja a se lembrar que Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente, como anunciamos em 2019 através da nossa carta pastoral.

Hoje choramos com quem chora, mas também nos unimos a quem age por justiça social e climática.

Cremos no Deus que é refúgio e fortaleza diante dos desastres que desabrigam, e auxílio sempre presente na adversidade, através de seus filhos e filhas.

 

Colégio Episcopal da Igreja Metodista.

São Paulo, 16 de fevereiro de 2022.


Veja também: 

Igreja Metodista Central de Petrópolis arrecada doações para vítimas dos desastres naturais 


Posts relacionados

Colégio Episcopal, por Comunicação

Carta Pastoral 2025

  “O que precisamos é, de fato, sermos simples, como pessoas e Igrejas, independente da nossa condição econômica, financeira, formação acadêmica, etc. Jesus é nosso modelo de simplicidade e sabedoria.” – Colégio Episcopal da Igreja Metodista do Brasil

Colégio Episcopal, por Comunicação

Pronunciamento da Igreja Metodista do Brasil sobre decisão da Conferência Geral da Igreja Metodista Unida

  A Igreja Metodista do Brasil, através do Colégio Episcopal, torna público seu pronunciamento sobre a decisão da Conferência Geral da Igreja Metodista Unida sobre a homossexualidade.

Colégio Episcopal, por Comunicação

Intimação

  Resultado proferido em face do pedido de Antecipação de Tutela em Liminar e a abertura de concessão de prazo regulamentar para apresentação de recurso ao Pleno CGCJ.

Colégio Episcopal, por Comunicação

Palavra orientadora da liderança nacional da Igreja Metodista

“Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós não impor a vocês nada além das seguintes exigências necessárias: Que se abstenham de comida sacrificada aos ídolos, do sangue, da carne de animais estrangulados e da imoralidade sexual. Vocês farão bem em evitar essas coisas. Que tudo lhes vá bem".  Uma vez despedidos, os homens desceram para Antioquia, onde reuniram a igreja e entregaram a carta. Os irmãos a leram e se alegraram com a sua animadora mensagem. (Atos 15.28-31)

Colégio Episcopal, Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Mudanças no Conselho Superior de Administração, o Consad

No próximo sábado (30), o presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista, bispo Adonias Pereira do Lago, realizará a consagração e posse dos novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação (Consad).