Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 29/11/2023

Sugestão de liturgia para o Advento e Natal 2023

arvore-liturgia-natal-e-advento-2023-627-800x568.jpg

O tempo do Advento celebra o cumprimento de profecias, com a vinda de Jesus ao mundo. Comemorar este tempo é muito importante para o povo de Deus e se torna uma oportunidade para o ensino das Escrituras.

Uma árvore de Natal diferente

Esta sugestão liturgia traz símbolos que podem ser usados nos domingos do Advento, como parte da liturgia, ou também no culto de Natal, podendo ser adaptada conforme a necessidade da comunidade local. Vamos montar uma árvore, que comumente tem sido símbolo ornamental do Natal. Conta-se que Martinho Lutero ornamentou uma árvore em comemoração do nascimento de Jesus e este costume se estabeleceu a partir de então.

Material necessário: um vaso, sementes, galhos, folhas e frutos (Obs.: tudo pode ser real ou figuras em papel). Pode usar um modelo de pinheiro ou de uma árvore comum da sua região.

Músicas: as sugestões podem ser substituídas por outras, de acordo com o repertório conhecido pela comunidade ou apenas ouvidas pelos presentes.

1º Símbolo: vaso - Natal é PAZ

Peça a um idoso da igreja para levar ao altar um vaso com terra.

Texto: Isaías 9.1,2 “Mas para a terra que estava aflita não continuará a escuridão. Deus, nos primeiros tempos, tornou desprezível a terra de Zebulom e a terra de Naftali, mas, nos últimos tempos, tornará glorioso o caminho do mar, além do Jordão, Galileia dos gentios. O povo que andava em trevas viu grande luz, e aos que viviam na região da sombra da morte resplandeceu-lhes a luz.”

Jesus é a verdadeira paz que veio ao mundo (João 14.27). Sem Jesus, não é possível existir paz, porque Ele é o Príncipe da Paz (Isaías 9.6). O anúncio de Seu nascimento foi a luz que o mundo esperava para anunciar a paz (Isaías 9.5). Por isso, quando o Messias veio ao mundo, os anjos cantaram “glória a Deus nas maiores alturas, e paz na terra” (Lucas 2.14). Então, quando Jesus nasce em nossos corações, traz a paz que tanto precisamos e nos ajuda a ser pacificadores, como filhos de Deus (Mateus 5.9).

O vaso representa a base para a paz, o terreno onde ela será semeada e crescerá. Se começarmos a plantar paz, colheremos o seu fruto, mas o terreno em nosso coração precisa ser bem cuidado para que o nascimento (Natal) aconteça (Marcos 4.1-30).

Que neste Natal possamos preparar o terreno de nossas vidas para receber a Paz do Senhor!

Louvor: Estrela da Manhã - Jeyzer Maia (Cover) - YouTube

2º Símbolo: sementes - Natal é ALEGRIA

Peça a uma criança da igreja para levar ao altar algumas sementes e colocar no vaso.

Texto: Isaías 9.3,4 “Tu, Senhor, tens multiplicado este povo e aumentaste a sua alegria; eles se alegram diante de ti, como se alegram no tempo da colheita e como exultam quando repartem os despojos. Porque tu quebraste o jugo que pesava sobre eles, a vara que lhes feria os ombros e o cetro do seu opressor, como no dia da vitória sobre os midianitas.”

A profecia do nascimento do Messias foi motivo de muita alegria, principalmente diante de um mundo de tantas provações e trevas (Isaías 9.1,2). Conhecer a Jesus, através do Novo Nascimento é a maior alegria que podemos experimentar, sabendo que quando renascemos para Deus, acontece o verdadeiro Natal em nossas vidas (2Coríntios 5.17).

As sementes plantadas no vaso, nos ensinam que devemos plantar com alegria e que, “quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo trazendo seus feixes” (Salmo 126.6).

Que neste Natal possamos semear com Alegria, crendo que colheremos com júbilo!

Louvor: LINDO NATAL - YouTube

3º Símbolo: galhos - Natal é ESPERANÇA

Peça a um adolescente ou jovem para levar os galhos à frente e prender no vaso.

Texto: Isaías 9.5,6 “Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu. O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: “Maravilhoso Conselheiro”, “Deus Forte”, “Pai da Eternidade”, “Príncipe da Paz”. Ele estenderá o seu governo, e haverá paz sem fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reino, para o estabelecer e para o firmar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre. O zelo do Senhor dos Exércitos fará isto.”

A promessa do Salvador que viria ao mundo foi a maior fonte de esperança do povo de Deus, durante séculos, aguardando a manifestação do Messias. Embora esperassem um governante que agiria com dureza para defender o seu povo, foram surpreendidos com o nascimento de um menino, mas que cumpriu plenamente o seu propósito, não de forma política ou humana, mas espiritual.

Os galhos representam a esperança que deve ser firme, crescendo e preparando o caminho para um novo tempo.

Que o Natal seja a oportunidade de levar uma mensagem de esperança aos corações!

Hinário Evangélico - Hino 14 - No Humilde Presépio - YouTube

4º Símbolo: folhas - Natal é FÉ

Peça a todos os adultos presentes para levarem as folhas e prender nos galhos da árvore.

Texto: Isaías 11.1,2 “Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes brotará um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor.”

A fé é invisível e sobrenatural, mas seu resultado é glorioso e permanente (Hebreus 11.1). O poder do Espírito Santo se manifestou plenamente sobre Jesus com sete características (Isaías 11.2), que também são chamadas de “sete espíritos de Deus” em Apocalipse 1.4, 3.1 e 4.5. Aqueles que não acreditaram no menino que seria o Messias, também não creram no carpinteiro, no profeta pregador dos galileus e nem no homem crucificado (Isaías 53.2). O verdadeiro Natal deve ser um tempo de anunciar a fé, porque “sem fé é impossível agradar a Deus” (Hebreus 11.6).

As folhas representam a Fé que preenche a árvore e anuncia um novo tempo.

Que o Natal seja o tempo de anunciar a Fé!

Louvor: Ó NOITE SANTA - Catedral Metodista Music - YouTube

5º Símbolo: frutos - Natal é AMOR

Peça a todos os presentes para levarem os frutos e prender na árvore (antes podem escrevam palavras de gratidão).

Texto: Isaías 7.14 “Portanto o mesmo Senhor vos dará um sinal. A virgem conceberá e dará a luz um filho e será o seu nome Emanuel.”

A maior de todas as manifestações de amor da história foi o nascimento de Jesus, o Filho de Deus, que veio ao mundo para nos salvar (João 15.13). O Espírito Santo deseja frutificar em nossas vidas (Gálatas 5.22,23) e nos conceder o maior de todos os dons, que é o amor (1Coríntios 13). Sem amor, não há Natal, porque “Deus é amor” (1João 4.8), por isso precisamos manifestar este amor a todas as pessoas, como sinal de que Jesus nasceu em nosso coração (1João 4.20).

Os frutos em forma de coração nos ensinam que o amor precisa ser desfrutado entre nós, não somente no Natal, mas em todo tempo.

Que o Natal seja o tempo de expressar o amor de Deus!

Louvor: Isaías 9 | UM MENINO NASCEU | Especial de Natal - YouTube

CONCLUSÃO

Tanto para as igrejas que optarem por fazer o processo em cada domingo anterior e encerrando no culto de Natal, como aqueles que fizerem uma liturgia única, perceberão o progresso e significado desta mensagem. Que nossas vidas sejam como esta árvore, com terreno preparado, sementes lançadas, tronco firme que cresce, folhagens viçosas e frutos espirituais.

 

Mais orientações:

O significado do Advento:

https://www.metodista.org.br/material-de-apoio-para-o-periodo-do-advento

Sugestões para o Advento e o Natal: https://www.metodista.org.br/sugestoes-de-celebracao-para-o-advento-e-natal

A ano litúrgico: https://metodista3re.org.br/liturgia/

Sugestões de Pregações e Estudos Bíblico para o Natal: https://www.esbocopregacao.com/search/label/Natal

 

 

Rev. Welfany Nolasco Rodrigues
Coordenador Nacional de Educação Cristã e Escola Dominical


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Live e sorteio da nova série de revistas para Escola Dominical | Maturidade Cristã

Hoje, 210/01/21, às 19h30, acontece a Live de lançamento da série "Maturidade Cristã", a nova série de Revistas para Escola Dominical. Se inscreva e concorra ao kit completo impresso, com revistas para todas as idades. As revistas serão entregues e enviadas pela Angular Editora, a partir de 08/02/21.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia para o Dia da Mulher: Aprendendo com as mulheres da Bíblia

Confira a sugestão de liturgia para celebrar o Dia Internacional da Mulher em sua Igreja Local. A data é celebrada no dia 8 de março.

Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Veja o material de apoio para celebrar o Dia dos Pais

No segundo domingo de agosto comemora-se o Dia dos Pais. Não deixe de homenagear aquele/a que é seu/a cuidador/a.