Publicado por Sara de Paula em Geral - 24/11/2022

Sugestões de celebração para o Advento e Natal

celebracao-do-advento-e-do-natal-812-800x568.jpg

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Então Maria deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou o menino e o deitou numa manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria. (Lucas 2.7)

Advento é tempo de espera e preparação para celebrarmos o nascimento de Jesus. Na tradição da Igreja cristã, nas quatro semanas que antecedem o Natal, o convite que se apresenta a nós é celebrarmos esta espera refletindo sobre a beleza e a potência do cumprimento da promessa divina ao seu povo: Jesus nasceu! “O governo está sobre os seus ombros, e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Isaías 9.6).

O menino nasceu e ainda que não houvesse lugar para ele na hospedaria, Deus já providenciara um lugar para ser transformado num ambiente de comunhão e partilha. Se na época de Jesus o lugar transformado foi uma estrebaria, hoje este lugar é o nosso coração, a nossa casa, a nossa comunidade de fé, a nossa sociedade.

Neste tempo de espera, que não é espera vã, esperamos em confiança e, por isso, nos deixamos transformar pela mensagem do Natal, pela presença do Cristo ressurreto que nos convida: “como o Pai me amou, também eu vos amei; permanecei no meu amor” (João 15.9).

Neste programa reunimos sugestões para a celebração dos 4 domingos do advento e do Natal.


 

–Celebração do Advento –

Sugerimos aqui uma celebração para cada domingo do Advento, especialmente para o momento de acender as velas da Coroa do Advento. Nossa ideia é que a cada domingo, a partir de palavras-chaves específicas, nos comprometamos a um processo de santificação e transformação do nosso entorno.

Esta sugestão de celebração contém trechos do texto “A estação litúrgica do Advento”, escrito por João Wesley Dornelas.


 

1º Domingo, 27/11/2022. Palavras-chave: Aliança e Esperança

- Leitura Bíblica: – Deuteronômio 7.7-9

- Dirigente: “Ao acendermos a primeira vela da nossa Coroa do Advento, nós relembramos a Aliança que Deus fez com o ser humano que Ele criou com tanto amor. A promessa da vinda de Jesus está contida no pacto, nessa grande aliança que Deus fez com Abraão, em quem seriam benditas todas as famílias da terra. As promessas que Deus fez se cumpriram naquela noite em que Maria, na cidade de Belém, deu à luz a seu filho Jesus. Seja este primeiro domingo do Advento uma ocasião propícia para que relembremos aquele pacto de amor e nos preparemos para a grande comemoração do Natal de Jesus. Porque Jesus vem para nossa redenção. Redimidos por Ele, o que temos de fazer é divulgar a boa nova e fazer com que muitas pessoas possam beneficiar-se da grande aliança, do plano amoroso de nosso amado Pai para nós. Que o simbolismo dessa vela ilumine o nosso caminho e nos prepare nestes dias do Advento”.

- Acender a Vela.

- Sugestões de Músicas: HE 19 ou “Deus de aliança, Deus de promessas”

- A Aliança de Deus com seu povo deu esperança para que o povo seguisse. Nós somos fruto desta aliança, por isso podemos nos comprometer a ser sinal de esperança. Nesta semana o nosso desafio de transformação é esperançar a vida de alguém que está decepcionado. “A ansiedade no coração do ser humano o abate, mas a boa palavra o alegra” (Provérbio 12.25).

¯Música HE 19: https://www.hinarioevangelico.com/2011/12/019-o-nascimento-de-jesus.html

¯Musica Deus de aliança, Deus de promessas: https://www.youtube.com/watch?v=s74NutG8K5c

 


 

2º Domingo, 04/12/2022. Palavras-chave: Profecia e Paz

- Dirigente: “Em épocas de grande desolação e de escravidão, quando parecia que Deus havia abandonado o povo que Ele escolhera, apareceram os profetas, que falavam em nome do Senhor. Ao mesmo tempo em que criticavam, com muita veemência, os descaminhos e a desobediência do povo judeu, os profetas falavam das promessas do Pai e de que seu cumprimento estava próximo. A palavra que eles traziam para aquele povo sofrido era a esperança. Vale a pena, neste 2º domingo do Advento, relembrar algumas daquelas profecias que tanto animavam o povo e lhe davam a esperança de que as coisas realmente mudariam”.

- Leituras Bíblias: Miqueias 5.1-5a. e Isaías 53.4-5

- Acender a vela durante a leitura dos textos bíblicos

- Oração

- Semear a paz e transformar o ambiente onde estivermos. Este é o nosso desafio da semana: pacificar mentes e corações, relações e ambientes. “Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus” (Mateus 5.9).


 

3º Domingo, 11/12/2022. Palavras-chave: Disponibilidade e Alegria

- Leituras Bíblias: Lucas 1.46-55; Mateus 1.18-25

- Dirigente: Maria e José dispuseram-se a ouvir e obedecer a voz de Deus. Foi neste ato de confiada entrega que Jesus nasceu. José abandonou o medo e a opinião alheia, Maria agradeceu e engradeceu o Senhor, com muita alegria no coração.

- Música: HE 183; Eis-me aqui (Asaph Borba)

¯ Hino 183: https://www.hinarioevangelico.com/2009/08/183-plena-consagracao.html

¯Eis-me aqui: https://www.youtube.com/watch?v=0SbJVJt72GU

- Acender a vela durante o cântico

Neste terceiro domingo do advento disponibilidade e serviço são palavras que inspirarão a nossa semana. A cada dia identifique um ou mais motivos pelo qual você pode se alegrar. Outro desafio para esta semana é que você reserve um tempo para servir alguém. Uma visita, uma oração, uma doação, um convite para uma caminhada ou uma simples conversa acolhedora. Não importa como, sirva ao seu próximo! “Ora, se eu, sendo Senhor e Mestre, lavei os pés de vocês, também vocês devem lavar os pés uns dos outros. Porque eu lhes dei o exemplo, para que, como eu fiz, vocês façam também” (João 13.14-15).


 

4º Domingo, 18/12/2022. Palavras-chave:  Perseverança e Amor

- Dirigente: No quarto domingo do Advento nos lembramos das pessoas que caminharam até o lugar que Deus preparou para que Jesus nascesse: Maria e José caminharam até a Judeia; os sábios do oriente caminharam até Jesus; os pastores foram a Belém para testemunhar o nascimento do Messias. Para além das dificuldades do caminho, essas pessoas perseveraram e testemunharam a mensagem do Natal: Jesus, o Deus encarnado, veio até nós como expressão máxima de amor e salvação.

- Leitura Bíblica: Lucas 2.8-20.

- Acender a 4ª vela na leitura do texto bíblico.

- Dirigente: Nesta semana, vamos caminhar em direção às pessoas para anunciar-lhes as boas-novas de salvação. É tempo de evangelizar, de testemunhar sobre o amor e o poder de Deus em nossas vidas. Tudo isso como alegria e gentileza, respeitando quem nos escuta. Se for possível, convide pessoas para o culto de Natal de sua comunidade.

- Oração de envio para essa semana de testemunhos


 

- Celebração do Natal –

Liturgia para o Culto de Natal 2022

[Sugerimos que a cada momento do culto – adoração, confissão, louvor, edificação e dedicação – peças de um presépio componham a mesa do altar, relacionando cada personagem do presépio a um destes momentos. Como estamos trabalhando a ideia de que Deus preparou um lugar e transformou o ambiente, sugerimos que a mesa do altar, ao ser transformada com a composição do presépio, ilustre tal intencionalidade. Assim, propomos que o presépio seja construído na seguinte ordem: 1. Adoração: o menino Jesus (o motivo da nossa adoração); 2. Confissão: Maria e José (seres humanos pecadores, que se dispõem a renunciar suas vontades para responder à vocação do Senhor); 3. Louvor: os reis magos (que ofertam seus bens a Jesus); 4. Edificação: pastores e animais (os pastores ficam maravilhados com a boa notícia do nascimento do Messias e vão encontrá-lo); 5. Dedicação/intercessão (o presépio completo é uma representação do Natal, mensagem de salvação que deve chegar a todas as pessoas. É nossa a responsabilidade de anunciar esta mensagem)].

Adoração

- Prelúdio: Música Natalício de um rei (https://youtu.be/pj0_iGqgz1Q )

- Acolhida: Aqui chegamos, por isso estamos alegres. É Natal, nos reunimos para celebrar a chegada do menino Jesus. Uma criança nasceu trazendo renovo, esperança e alegria para o nosso bem viver. Sabemos que, mesmo não havendo lugar naquela hospedaria em Belém, Deus providenciaria um lugar para acolher o menino Jesus – Aquele que vem ao mundo com a missão de ser luz do mundo e salvar a humanidade.

Deus preparou um lugar e transformou o ambiente. Se na época de Jesus o lugar transformado foi uma estrebaria, hoje o convite é para que este lugar seja o nosso coração, a nossa casa, a nossa comunidade de fé, a nossa sociedade. Que o culto que oferecemos a Deus Pai, Filho e Espírito Santo seja um meio de transformação, santificação, adoração e louvor.

- Chamada à adoração: Lucas 2.8-14 [convide um(a) adolescente para fazer a leitura bíblica, inspirando a comunidade a se colocar em espírito de adoração a Deus, pois a glória de Deus brilhou sobre aquela estrebaria, transformando aquele lugar. Hoje vemos a luz de Cristo iluminando o nosso caminhar e fazendo-nos sentir o grande amor de Deus por nós.]

- Oração de adoração

¯Cântico: HE 11 - Natal (HE 11)

Hino 11:  https://www.hinarioevangelico.com/2009/12/011-natal.html

 

Confissão

- Chamada a confissão: [convide um(a) jovem para fazer a leitura da parte 1 do poema Reflexão de Natal, de Rev. Carlos Walter:]

Parte 1:

É chegado o Natal do tempo presente

Necessário que anjos anunciem Paz...

Anunciem Glória a Deus

Falem de homens de boa-vontade

Num tempo sem Natal

Num tempo sem Paz

Num mundo sem boa-vontade

É chegado o Natal, momento de

Transformação

De revolução de valores

De sepultar ódios

De erguer amores

 

Oração silenciosa

¯Cântico: Amor que Vence (HE 38) ou Deus está presente (Vencedores por Cristo)

Hino 38: https://www.hinarioevangelico.com/2009/03/038-amor-que-vence.html

Deus está presente: https://www.letras.mus.br/vencedores-por-cristo/1047306/

Palavra de Esperança Lucas 2.10-11 ou Efésios 4.32: [convide uma mulher para ler]

 

Louvor

Chamado ao louvor: [cânticos de Natal pelas crianças]

¯ Sugestões:

Paz na Terra - https://www.metodista.org.br/videos/paz-na-terra/?autoplay=1

Jesus Nasceu - https://www.metodista.org.br/videos/jesus-nasceu/?autoplay=1

 - Coroa do Advento:

Ao reacender as quatro velas do advento, rememorar as palavras-chave de cada domingo que nos convidaram a firmar compromissos de fé, santificação e transformação da vida e do nosso entorno em um ambiente de comunhão, de anúncio e testemunho do amor de Deus pela humanidade.

Ao acender a quinta vela (branca), que simboliza Jesus, a Luz do Mundo, rememorar as Escrituras:  "a vida estava nele e a vida era a luz dos homens" (João 1.4); “quem me segue, nunca andará em trevas, mas terá a luz da vida” (João 8.12)

¯Cântico (sugestões):

- Brilha Jesus - https://www.cifraclub.com.br/vencedores-por-cristo/brilha-jesus/

- Nome sobre todo nome - https://www.letras.mus.br/casa-de-davi/322021/

 

Edificação

Textos Bíblicos sugeridos:

1. Lucas 2.1-7

2. João 1.14 - Sugestão de Reflexão: E a luz se fez criança: E a Palavra que por amor se fizera luz e estrela, sol e lua, finalmente se fez criança, e habitou entre nós cheia de ternura e bondade, que é a maior de todas as verdades. (texto de Luiz Carlos Ramos, disponível em: https://www.luizcarlosramos.net/o-natal-e-vida-com-jesus/

 

Dedicação e Envio

Dirigente: O presépio é um símbolo repleto de significados e representa o nascimento do menino Jesus. Palavras como esperança, paz, alegria, amor fazem parte da história do Natal, mas não só. Houve cansaço, medo, frustração por não achar um lugar para descansar. Em todo tempo, Deus esteve presente e cuidando para que o seu projeto de amor para a humanidade acontecesse, por isso preparou um lugar e transformou o ambiente. A estrabaria se tornou lugar de aconchego e acolhida. Este é o nosso Deus! Ele sempre nos dá novas oportunidades para viver a alegria do renovo, para experimentar seu poder e fortalecer a nossa fé e confiança em seu cuidado, em sua provisão.

Neste Natal, rememoramos aquela bela noite que mudou a vida da humanidade, que mudou a nossa vida, a minha vida. Celebremos o Natal hoje e todos os dias da nossa vida, vivamos o cumprimento da Promessa! Jesus está conosco na caminhada. Sua luz brilha sobre nós, nos dando segurança e aconchego. Assim como Maria, José, os anjos, os pastores, os reis magos, nós hoje somos chamados(as) a confiar de que Deus, o Autor da história sempre esteve e sempre estará conosco.

Cântico: Nasce Jesus (Hino n° 20 do Hinário Evangélico (https://www.hinarioevangelico.com/2011/12/020-nasce-jesus.html)

- Leitura do Poema Reflexão de Natal (Rev. Carlos Walter) [convide uma pessoa idosa para ler]

Parte 2:

É tempo de doação

É tempo de solidariedade

Da encarnação de Jesus

que traz felicidade

Paz eterna, verdadeira luz

É tempo do verbo se fazer carne

Habitar definitivamente entre nós

De ressuscitar o bem, sepultar o Mal

Eternizar na história o verdadeiro Natal.

 

Oração

Bênção:

Que a bênção de Deus Pai, que resplandeceu em nosso coração.

Que a bênção de Deus Filho, luz que ilumina a nossa vida.

Que a bênção de Deus Espírito, que nos ajuda a ser luz neste mundo.

Permaneça conosco neste Natal e em todos os dias de nossa vida. Amém.

 

Poslúdio: Noite de Paz (Hino n° 7 do Hinário Evangélico - http://www.hinarioevangelico.com/p/letras.html)

 

Liturgia elaborada por Telma Cezar e Andreia Fernandes,
Departamento Nacional de Escola Dominical


Confira outros materiais de apoio em nosso site para as celebrações:

Advento

Natal

 


Posts relacionados