Publicado por Sara de Paula em Geral - 22/12/2022

Sugestão de Liturgia para o Culto de Ano Novo 2023 | Culto de Renovação do Pacto com Deus

2-504-800x568.jpg

Celebração para o Culto de Ano Novo

Sugestão de Liturgia para o Culto de Ano Novo - 2023
CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF

Culto de Renovação do Pacto com Deus[1]

Viver a Santidade Integral: pessoal e social

 

Uma palavra sobre o Culto de Renovação de Pacto:

Em 25 de dezembro de 1747 e em muitas outras ocasiões, John Wesley insistentemente recomendou ao povo chamado metodista que renovasse seu pacto com Deus. O primeiro culto formal de Renovação do Pacto, celebrado na Igreja em Spitalfields, em agosto de 1755, reformulou porções de Vindiciae Pietatis, de Richard Alleine, incluída na sua “Biblioteca Cristã”, criando assim uma liturgia de Renovação do Pacto. Este culto foi editado em separado em 1780, e se tornou, por aproximadamente um século, a forma wesleyana oficial de celebrar a Renovação do Pacto. A prática vigente nas igrejas metodistas é a celebrar este culto uma vez ao ano, geralmente no seu início.

 

Adoremos ao Deus que é Santo, Santo, Santo

- Prelúdio: Prelúdio: Tu é fiel Senhor https://youtu.be/pRn_5Mugw5I

- Acolhida [Saúde as pessoas, oriente sobre a finalidade do culto, destacando que, para além da tradição da igreja brasileira de começar o novo ano na presença de Deus, nossa tradição metodista nos estimula à renovação do nosso pacto com Deus nos comprometendo em seguir em santificação para servir a Deus e ao próximo. Apresente o tema nacional que nos inspirará como Igreja em 2023: Discípulas e discípulos nos caminhos da missão vivem a santidade integral: pessoal e social. Portanto, neste culto, somos convidadas e convidados a nos santificar e pensar no valor e propósito de uma vida de santidade].

- Leitura Bíblica: “Pelo contrário, assim como é santo aquele que os chamou, sejam santos vocês também em tudo o que fizerem, porque está escrito: ‘Sejam santos, porque eu sou santo’." – 1 Pedro 1.15-16.

- Convite à renovação do pacto com o Senhor

[João Wesley refere-se aqui à natureza do Pacto]

Dirigente:  Amados irmãos e irmãs, a vida cristã, a que somos chamados, é vida em Cristo, por Ele libertada do pecado e consagrada a Deus. Nós, homens e mulheres, fomos admitidos nessa vida pelo Novo Pacto, que nosso Senhor Jesus Cristo, como seu Mediador, selou com seu próprio sangue para todo o sempre.

O Pacto é a segurança de que Deus há de cumprir em nós e por meio de nós o que prometeu em Cristo Jesus. Deus nos concede e aperfeiçoa a fé em nós. Reconhecemos que sua promessa permanece, pois experimentamos sua bondade e graça em nossas vidas, dia após dia.

No Pacto, prometemos viver não em função de nossos próprios interesses, mas para Aquele que nos amou, sacrificou-se por nós, e nos chama a servi-lo, a fim de cumprir o propósito de sua vinda.

Renovamos, com frequência, nosso Pacto com o Senhor, especialmente quando nos reunimos ao redor de sua mesa. Hoje, porém, queremos nos consagrar de forma especial, como nossos pais e mães na fé fizeram por gerações. Hoje, queremos renovar solenemente e com alegria o Pacto que nos une às gerações passadas, uns aos outros e a Deus.

- Ato de adoração

Dirigente: Adoremos ao Pai, o Deus de amor que nos criou, que nos preserva e nos sustenta a cada instante; que nos amou com amor eterno e nos deu a luz do conhecimento da sua glória na face de Jesus Cristo.

Comunidade: Tu és Deus, nós te adoramos e te reconhecemos como nosso Senhor!

Dirigente: Gloriemo-nos na graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, tornou-se pobre por nossa causa; que andou fazendo o bem e pregou o Evangelho do Reino; que, como nós, em todas as coisas foi tentado, mas sem pecado; que foi obediente até à morte, e morte de cruz; que foi morto, e vive eternamente; que abriu o Reino dos Céus a todas as pessoas que creem no seu nome; que se assenta à direita de Deus, na glória do Pai, e que virá novamente para nos julgar.

Comunidade: Tu, ó Cristo, és o Rei da Glória!

Dirigente: Regozijemo-nos na comunhão do Espírito Santo, o Senhor e doador da vida, por quem nos é dado nascer na família de Deus, e sermos feitos membros do corpo de Cristo. Seu testemunho nos confirma; sua sabedoria nos ensina; seu poder nos fortalece. O Espírito Santo está pronto a fazer por nós infinitamente mais do que tudo que possamos pedir ou imaginar.

Comunidade: Todo louvor seja a ti, ó Santo Espírito!

- ¯ Cântico [Sugestões]:

- HE 104 Louvor ao Trino Deus. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=FspKi81hjXY

- Santo, Santo, Santo [Renascer Praise]. Disponível em https://www.vagalume.com.br/renascer-praise/santo-santo-santo.html

 

Em arrependimento, santifiquemo-nos diante do Senhor

Chamado à confissão: Recordando, pois, as misericórdias de Deus e com a esperança de sua promessa, examinemo-nos à luz do Espírito Santo, de modo que possamos descobrir em que temos falhado e o que nos falta em fé e obras. Considerando tudo o que este Pacto significa, ofereçamo-nos de novo a Deus.

- Leitura Bíblica: 1 Pedro 2.1-5

- Oração de confissão

- Palavra de Esperança: 1 Pedro 3.9-11

 

Louvemos a Deus por seu amor, louvemos a Deus por seu favor

- Oração de louvor [Dirigente]: Pai, nós te louvamos porque tu nos deste nosso Senhor Jesus Cristo como mediador de um novo pacto. Dá-nos a graça de nos acolhermos uns aos outros, com plenitude de fé, e nos unirmos em perpétua aliança contigo, por Jesus Cristo, Nosso Senhor. Amém!

 

- Abraço da Paz [Momento de confraternização e anúncio das pessoas visitantes]

[¯Durante este momento cante um cântico que celebre a unidade da igreja]

 

- Tempo de agradecer – a) pela comunidade: Momento de gratidão por todos os projetos desenvolvidos durante o ano na Igreja. [Exiba um vídeo com um resumo das ações e programações da Igreja durante o ano de 2022 ou decore o templo com fotos dessas ações e faça menção neste momento de gratidão]; b) pelas conquistas pessoais: Convide as pessoas a rememorem as dádivas recebidas no decorrer do ano, evidenciando o sustento e cuidado divino em todos os dias.

 

- Oração de Gratidão

 

- ¯Cânticos de louvor [Inclua músicas de crianças para que elas se sintam representadas neste momento]. Sugestões: Gratidão (música com as crianças) - https://youtu.be/TBxrTXsAWqc; Eu te louvarei Senhor - https://youtu.be/GelimTB9a40]

 

- Ofertório

 

Santifica-nos em tua Palavra, oh! Senhor

- Sugestões de textos bíblicos: Marcos 8.27-38; 1 Pedro 4.14-16; 1João 3.1-10;

[Para este momento sugerimos que a prédica conjugue o tema anual Santidade Integral: pessoal e social com o tema da renovação de pacto].

 

Sim, Senhor, reafirmamos o nosso compromisso: usa-nos em tua obra

- Ato de renovação do Pacto

Dirigente: E agora, amados irmãos e irmãs, unamo-nos voluntariamente a Deus e tomemos sobre nós o jugo de Cristo. Submissão a esse jugo significa que aquiescemos, com coração alegre, ao lugar e trabalho que Cristo nos designa, e que o aceitamos como nossa única recompensa.

Cristo tem muitas tarefas a serem executadas; algumas são fáceis, outras difíceis; algumas se fazem acompanhar de honra, outras de humilhações; algumas são compatíveis com nossas inclinações naturais e nossos interesses temporais; outras são contrárias a ambos. Em algumas, poderemos agradar a Cristo e a nós mesmos; em outras, não poderemos agradar a Cristo, senão negando a nós mesmos. Todavia, o poder para realizar todas essas coisas nos é dado em Cristo, que nos fortalece.

Assim, preparados e preparadas, consagremo-nos novamente ao Senhor, façamos nosso o pacto com Deus e, descansando totalmente na sua graça e confiando nas suas promessas, decidamos jamais voltar atrás.

- Oração do Pacto [Preferencialmente de joelhos]:

Dirigente: Ó Senhor, Deus Santo, tu nos chamaste, por meio de Cristo, para participar neste pacto de tua graça. Agora, tomamos sobre nós, com alegria, a tua cruz. Comprometemo-nos, por amor a ti, a obedecer-te e a buscar tua perfeita vontade. Já não pertencemos a nós mesmos, mas a ti.

Comunidade: Senhor, a ti pertencemos. Usa-nos para o que quiseres e onde quiseres; seja para cumprir alguma tarefa ou para sofrer por causa do teu nome; dispõe de nossa vida ou dispensa-nos, conforme o teu querer; exalta-nos ou humilha-nos; enche-nos ou despoja-nos; concede-nos tudo ou deixa-nos sem nada. Livremente e de todo o coração, nós nos submetemos à tua vontade. E agora, glorioso e bendito Deus, Pai, Filho e Espírito Santo, tu és o nosso único Deus e nós, o teu povo. Assim seja! E que o Pacto que firmamos na terra seja confirmado nos céus. Amém!

- Celebração da Santa Ceia.

¯Cântico para a Ceia: Convite a comunhão – Disponível em https://youtu.be/GegNuvURhi8

- ¯Cântico

[Sugestões]: Eu vou construir (Livres para adorar). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=svNxt6B0lKQ ; Hinário evangélico, nº 88 – Despede-nos, Senhor. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=CQiQSkc6vZc 

- Oração Final

[Se possível coloque a comunidade em círculo e de mãos dadas, ore pelo novo ano, pelo pacto firmado, pelos novos desafios missionários e pelos projetos pessoais que se apresentarão e se desenvolverão em 2023.].

[outra sugestão de dinâmica para oração: Organize a comunidade em círculo, oriente para que estendam as mãos para as pessoas que estão ao lado, da seguinte forma: a palma da mão esquerda voltada para cima e a palma da mão direita voltada para baixo. Explique que ao tocar as mãos das pessoas ao redor simbolizamos, ao mesmo tempo, nossa doação (palmas das mãos para baixo) e o recebimento (palmas das mãos para cima) de bênçãos para o novo ano. Como discipulas e discípulos nos caminhos da missão, compartilhamos fé, esperança e o propósito de viver integralmente a santidade em Cristo Jesus].

- Bênção

“Que a bênção de Deus habite em nós; que ela nos preencha com o Evangelho da paz e com as palavras de vida eterna; que ela seja o nosso tabernáculo, abrigo e descanso; que seja lanterna a dissipar as trevas, enquanto seguimos pelas estradas da missão. Que o teu filho seja para nós direção, verdade e vida; e que Espírito Santo nos anime, proteja e preserve no caminho para a vida eterna. Amém” [Filipe Maia].

- ¯Póslúdio

Sugestão: Hinário evangélico, nº 420 – Ceifeiros do Senhor. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=jLjoh-U4joA

 

Liturgia elaborada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical

 

 

[1] Extraído e adaptado do Ritual da Igreja Metodista. Edição Revista e Ampliada, 2005, p.41-46. Editora Cedro. Adapte à realidade de sua igreja local. 


Posts relacionados