Publicado por Sara de Paula em Destaques Nacionais - 11/05/2021

TJ-RS aceita pedido de Recuperação Judicial da Educação Metodista

educacaometodista-456-800x568.jpg

Decisão judicial permitirá a implementação de um plano de reestruturação do tradicional grupo de ensino

A Educação Metodista teve seu pedido de recuperação judicial aprovado nesta segunda-feira, 10 de maio, pelo juiz Gilberto Schäfer, da 2ª Vara Empresarial do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS). Na decisão, o juiz reconheceu a relevância da instituição de ensino para o país e a importância da preservação das atividades acadêmicas. O grupo agora tem 60 dias para apresentar seu plano de recuperação à justiça e aos credores.

 “Com a aprovação do pedido de recuperação judicial, ganhamos fôlego para reestruturar a Educação Metodista a fim de restabelecer nosso equilíbrio financeiro e retomar o crescimento”, afirma Mauricio Fontoura, diretor financeiro da instituição.

Elaborado pela Educação Metodista juntamente com a consultoria Alvarez & Marsal e o escritório de advocacia Galdino & Coelho, o plano deverá apresentar propostas para a reestruturação do grupo e para o pagamento aos credores. A reorganização da instituição de ensino envolve ainda a implementação de um novo modelo de gestão e a desmobilização de ativos não-operacionais. Um Administrador Judicial, já nomeado pelo juiz, vai acompanhar todo o processo.

“O momento, mais do que nunca, reconhece que o direito deve estar em frequente movimento, adequando-se à realidade do dinamismo social, unindo os tempos do direito e dos fatos da vida. Só assim conseguiremos proteger e soerguer agentes econômicos dos quais a nação necessita. Sem elas, não há riquezas”, afirma Luiz Roberto Ayoub, sócio do escritório Galdino & Coelho.

Tradicional grupo do setor educacional, a Educação Metodista conta atualmente com 11 colégios e 6 instituições de ensino superior (2 universidades, 2 centros universitários e 2 faculdades), que oferecem 80 cursos presenciais e 25 cursos na modalidade EAD nos estados do Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais. A instituição emprega cerca de 3 mil funcionários, dos quais 1.200 são docentes, e atende 19 mil alunos da educação básica ao ensino superior.

Desde 2015, a Educação Metodista vem enfrentando uma redução significativa do número de alunos, o que provocou um forte impacto na receita e o consequente desequilíbrio financeiro. A crise das instituições metodistas de educação teve início com a mudança nas regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e se acentuou com o cenário econômico de recessão dos últimos anos. A pandemia de Covid-19 agravou a situação da Educação Metodista.

Diante deste contexto, o grupo educacional adotou todas as medidas possíveis para reduzir perdas e preservar escolas e instituições de ensino superior. Neste sentido, a Educação Metodista optou pela recuperação judicial a fim de manter suas atividades acadêmicas.

Sobre a Educação Metodista

Tradicional grupo cristão de ensino, a Educação Metodista iniciou suas atividades no Brasil em 1881 e sua escola mais antiga está localizada no Rio Grande do Sul. Em 1975, a mantenedora fundou a Unimep, primeira universidade metodista da América Latina. Atualmente, integram a rede 11 colégios e 6 instituições de ensino superior, com cursos de graduação, mestrado, doutorado e especializações no Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Fonte: Educação Metodista do Brasil


Posts relacionados

Destaques Nacionais, Educação, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: avaliação e confessionalidade no XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores

O XIV Encontro Nacional Metodista de Educadores (ENAME) iniciou na manhã dessa sexta-feira (25), no Edifício Capa, da Universidade Metodista de São Paulo. O tema geral do XIV ENAME será “Avaliação e a concretização da confessionalidade no processo educativo”. O evento conta com três conferências e três painéis temáticos que serão distribuídos durante os dias do encontro que termina no próximo sábado às 12h30.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Liturgia: precisamos mesmo disso?

Era aniversário do sr. João, pessoa por quem a comunidade nutria um carinho especial. Queríamos dar-lhe algum presente, prestar-lhe uma homenagem, mas àquela altura ainda não sabíamos bem o que fazer. Na reunião para preparar o evento, ficou clara a disposição: todos/as queriam colaborar e participar de alguma forma!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária inicia reunião extraordinária para ouvir a Câmara de Finanças

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), iniciou uma reunião extraordinária no início da noite dessa sexta-feira (26), nas dependências da Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo. O motivo do encontro já havia sido agendado na reunião anterior  no final de maio. O órgão que decide no interregno do Conscílio Geral quer  ouvir a Câmara de Finanças do Conselho Superior de Administração (Consad). O objetivo é entender e estudar as realidades enfrentadas pelas instituições metodistas frente ao cenário econômico no Brasil.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Presidentes de Igrejas Evangélicas se reúnem em São Paulo

Alguns presidentes das igrejas evangélicas estão reunidos hoje a tarde na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. Veja quais igrejas estão representadas!