Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 04/01/2011

Um testemunho de ardor missionário

O casal José Carlos e Débora, da Igreja Metodista Central do Recife, inicia em 2011 um novo desafio missionário. Ele e ela vão abrir mão das férias, do contato com a família e igreja local e vão se dedicar a uma missão de curto prazo no Senegal,  África.

José Carlos é microempresário e Débora é professora de francês. O alto investimento na viagem não desmotivou o casal, obstinado em levar adiante a missão para a qual se sentiram desafiado/a. "Eu e minha familia fizemos o levantamento e tudo ficou em 14.000,00 reais, moravamos em um bairro de classe média onde tínhamos o custo de vida mais alto, aluguei uma casa no subúrbio e transformei um dos quartos em meu Home Officer, sendo assim  passei a economizar aluguel do meu escritório, internet, água, luz...etc abrindo mão de algumas coisas e com a ajuda de pessoas fechamos o orçamento", compartilha o irmão.

Leia, abaixo, o testemunho do casal e seja edificado/a:


Caros amigos e irmãos em Cristo,
Para os que não nos conhecem, somos um casal cristão e vivemos no Nordeste do Brasil, em Recife. Débora é funcionária de um banco, além de possuir formação no ensino de língua francesa, e Carlinhos é microempresário. Congregamos na Igreja Metodista Central do Recife, onde temos servido ao Senhor com nossos dons e ministérios, Carlinhos com a música e discipulado de jovens e Débora como voluntária no departamento infantil e também como discipuladora de mulheres.

Também somos acompanhados por líderes que nos discipulam, pessoas idôneas e comprometidas com Jesus, a quem prestamos conta de nossa conduta e vida cristã, frutos e testemunho. Como casal, temos um chamado especial para a hospitalidade e amamos receber pessoas em nosso lar,
ministério que já está sendo abraçado também por nossos filhos, Gabriel, de dez anos, e José Carlos, de seis, que se mostram alegres por viver em uma casa onde “sempre cabe mais um”.

Outra paixão que temos em comum é a misericórdia que Deus tem posto em nossos corações por vidas, especialmente pessoas que ainda não ouviram sobre Cristo. Por isso, gostaríamos de compartilhar algumas experiências importantes que temos vivido. Em julho de 2009, tivemos a oportunidade de participar de um curso ministrado por uma equipe composta por membros da The Mission Society e do Imform – Instituto Metodista de Formação Missionária, organizações cristãs e
sem fins lucrativos que atuam em parceria e se propõem a enviar pessoas a missões nos mais variados lugares do mundo.

Nesse curso, pudemos aprender coisas valiosas, como o respeito às diferentes culturas, participação ativa na sociedade que nos acolhe, amor incondicional pelas pessoas. Essas são idéias revolucionárias que nos fizeram descobrir que a essência do cristianismo é, na verdade, muito mais simples do que pensávamos. Ainda durante o curso, nos sentimos desafiados a abraçar um ministério como missionários em tempo integral – nós e nossa família.
Ao voltar para nossa cidade, começamos a orar a Deus pedindo orientação e direcionamento quanto à ida para um campo missionário onde pudéssemos sentir o impacto de um ministério transcultural.

Essa não é uma decisão simples e envolve uma preparação geralmente longa, pois depende de preparação profissional, treinamento, levantamento de recursos e, principalmente, confirmação da parte do Senhor. Decidimos nos disponibilizar para uma missão de curto prazo, pois assim poderíamos nos ausentar de nossas atividades profissionais durante nosso mês de férias. Em março de 2010 recebemos um convite para ir como missionários do Imform ao Senegal, África, conhecer
missionários que vivem lá e nos relacionarmos com a comunidade local.

Aceitamos o convite com prazer, por entendermos que esse aprendizado nos será útil, tanto para o desenvolvimento de nossos ministérios locais, como para sentirmos se esse é o campo para onde Deus deseja nos enviar futuramente – e, se for da vontade dEle, para nos dedicarmos em tempo integral.

No momento, nosso maior desafio é o levantamento de recursos financeiros para a viagem, basicamente alimentação, transporte e alojamento. Quando aceitamos o convite, optamos por utilizar uma reserva pessoal que mantínhamos para eventuais necessidades da família. Utilizamos a reserva para adquirir nossas passagens, mas ainda não dispomos do suficiente para cobrir os demais custos.

No entanto, acreditamos que o mover dos nossos corações vem do coração de Deus, e queremos ser usados como instrumentos de fé, disponibilidade e amor. Mesmo em meio às dificuldades, sabemos por experiência própria que Deus nos ama e cuida de nós. Ele diz em sua palavra:

“Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso
Senhor Jesus Cristo. Portanto, meus amados irmãos, mantenhamse
firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do
Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não
será inútil.” I Coríntios 15: 57, 58


Pedimos que cada um de vocês adote o propósito de orar por nós, porque ainda há muito a fazer e tudo ainda é muito novo para nós. Apesar disso, sabemos que essa obra não é nossa, mas de Deus, e Ele irá nos guiar e suprir todas as nossas necessidades, como fez no passado e faz até hoje. A Ele, e só a Ele, a glória, a honra e o poder pelos séculos dos séculos.

No amor de Cristo,
José Carlos e Débora Pessoa de Melo

José Carlos (Carlinhos), Débora, Gabriel e José Carlos (filho): uma família comprometida com o Reino

 

Período da viagem: 30/12/2010 a 18/01/2011
Contato: missaosenegal@gmail.com
Contribuições: Banco do Brasil

DÉBORA PRISCILA T P DE MELO
Ag: 3108-9
Cc: 1000-6


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Declaração do Concílio Mundial Metodista sobre a Igreja em Charleston que sofreu atentado nos USA

Segundo investigação das autoridades, ficou claro que os membros da Igreja Metodista Episcopal Africana Emanuel estavam reunidos para o Estudo da Bíblia e oração quando um homem caucasiano por volta dos 20 e poucos anos abriu fogo.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães