Publicado por Sara de Paula em Geral - 15/08/2019

Use menos copos plásticos

O Departamento Nacional de Escola Dominica da Igreja Metodista, apresenta o terceiro desafio ecológico do ano de 2019. Inspirado pelo tema do ano (Discípulas e Discípulos nos caminhos da missão cuidam do meio ambiente), o departamento tem convidado metodistas de todo o país a se mobilizarem na defesa do planeta. Depois do desafio da água, lançado no começo do ano, e do desafio do Desperdício zero, lançado no último semestre, a equipe dessa vez convida você e a sua igreja a enfrentarem o grande problema da poluição plástica no planeta, começando pelos copinhos plásticos usados na sua igreja local. 

O desafio consiste em reduzir o consumo de copinhos na sua comunidade de fé, conscientizando cada membro sobre o problema da poluição plástica no mundo. Assista abaixo o vídeo de apresentação desse desafio, e veja na sequência como se organizar para fazer isso em sua igreja. 

Como organizar

Para começar esse desafio na sua igreja, o grupo de trabalho precisa contar quantos copinhos foram usados ao final dos cultos de domingo. Com esse número anotado, começam os trabalhos para a próxima semana, quando o desafio inicia na igreja. 

Nós sugerimos o culto de domingo por entendermos que é o dia de maior frequência na maioria das comunidades, mas considere a realidade da sua igreja, e escolha outro dia se achar melhor. 

O ideal é que a igreja escolha um grupo de pessoas para se responsabilizar pelo projeto. O grupo pode ser divido entre quem fica responsável pela contagem, pela programação da semana e pelo preenchimento do gráfico, por exemplo. A responsabilidade pode ser dividida entre as classes de escola dominical, grupos societários, grupos pequenos etc. O ideal é que as atividades envolvam o maior número de pessoas e contemplem todas as faixas etárias. A cada semana, um grupo será o responsável por trazer algo diferente para igreja, conscientizando sobre o problema do plástico no planeta, e lembrando à comunidade do nosso desafio. A proposta é começar pela comunidade de fé, mas não parar por aí. O ideal é que o comportamento de reduzir plástico seja absorvido pelas pessoas não só no domingo, mas durante todos os dias da semana.

Gráfico

Faça download do gráfico abaixo para que você marque semana após semana, quantos copinhos foram gastos a cada domingo.


>>> CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD

Nós preenchamos o primeiro espaço com o número de 0 até 10 copinhos. Se na sua igreja você gasta cerca de 100 copinhos por domingo, insira o número "100-150" na quinta linha, "70-100", na quarta, "40-70", na terceira e "10-40", na segunda. Preenchemos um exemplo abaixo para você ver como vai ficar o seu gráfico no final do desafio: 

E claro, se você tiver dúvidas sobre o preenchimento do seu gráfico basta entrar em contato através do e-mail escoladominical@metodista.org.br ou pelo Whatsapp da área nacional da Igreja Metodista adicionando o telefone +55 11 2813 8600 na sua lista de contatos.

Confira abaixo o que vamos sugerir fazer a cada semana para que você mobilize a sua igreja com muita criatividade.

Primeira semana

Apresente para a sua igreja o projeto de redução dos copinhos plásticos que a comunidade consome;
Compartilhe o vídeo produzido sobre esse assunto, para contextualizar a igreja sobre os problemas que o lixo plástico causam hoje no mundo (abaixo);

 

Explique que a contagem será feita todos os domingos, e apresente o número de copinhos gastos no domingo anterior. 

Segunda semana

Converse com a sua igreja sobre os TRÊS R´S: Reduzir, Reutiliza e Reciclar;
Como na semana anterior vocês já conversaram sobre Reduzir, fale sobre a importância de Reutilizar;
Sugira que a comunidade marque o seu copinho plástico com uma caneta, escrevendo o nome, e que reutilize esse mesmo copinho durante todo o culto. 

Terceira semana 

Compartilhe com a sua igreja local o projeto DEZcartável, promovido pela Igreja Metodista de Natal, no Rio Grande do Norte. Confira o vídeo abaixo com o Issac Guerra Sampaio, membro da Igreja Local. 

Quarta semana

Abra um espaço na programação do culto, e convite pessoas para compartilharem algum testemunho relacionado ao hábito de reduzir o plátisco, ou de Reciclar
Apresente para igreja alternativas ao copinho plástico como copos retráteis, garrafinhas plásticas e canecas fáceis de carregar.

Quinta semana

Compartilhe com a sua igreja o vídeo sobre coleta seletiva, e sobre o que é ou não é reciclável (em breve disponíveis aqui);
Procure fazer uma parceria com empresas ou pessoas que fazem reciclagem, e se possível, convide esse/a parceiro/a para o culto e apresente o trabalho dele/a à comunidade de fé. Aproveite o momento para fazer uma oração de gratidão pelas pessoas que trabalham reciclando materiais em todo Brasil, e pelo impacto positivo que causam no planeta.

Sexta semana

Organize uma exposição de produtos recicláveis feitos com os copinhos plásticos da igreja. Você pode indicar trabalhos artesanais simples para as crianças e objetos mais complexos para outros grupos (em breve compartilharemos exemplos do que pode ser produzido);

Finalize o desafio

Além de realizar a exposição de materiais reciclavéis na sexta semana, mostre para sua igreja o local onde os copos devem ser descartados para serem encaminhados para a reciclagem;
Apresente para a igreja o gráfico de copinhos plásticos utilizados, e compartilhe os resultados para que a igreja saiba o quanto conseguiu reduzir o uso de copinhos plásticos. Na tabela abaixo, você consegue calcular qual seria o impacto da mudança de hábitos da sua igreja, se ela fosse assumida pelo país todo. 

AO FINAL DO DESAFIO, CALCULE QUAL SERIA O IMPACTO NO BRASIL, SE A POPULÇÃO REDUZISSE O USO DO COPO PLÁSTICO COMO SUA IGREJA.

Acompanhe as redes sociais da Escola Dominical para conferir materiais novos sobre esse tema todas as semanas: 

Blog
Facebook
Instragram


Posts relacionados