Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/11/2010

V Convenção Regional de AMAS & Encontro dos Ministérios de Ação Social

A V Convenção Regional de AMAS e Encontro dos Ministérios de Ação Social, promovida pela Câmara Regional de Ação Social reuniu representantes dos Conselhos Diretores das Associações Metodistas de Ação Social, coordenadores e participantes dos Ministérios de Ação Social e muitos convidados, que puderam viver um tempo de comunhão no Espaço Metodista 24h, no último dia 16 de outubro.  A presença de crianças, juvenis e jovens da Escola Cristã de Arte, da AMAS Tucuruvi, apresentando seus talentos e louvando a Deus, foi um momento de alegria e inspiração para o início desta Convenção.  Também, nas palavras do Revmo. Bispo Adriel de Souza Maia e sua reflexão sobre a Palavra de Deus encontramos fortalecimento  para a caminhada diária no serviço ao próximo.

 

O tema desta Convenção foi “FAZER O BEM, BEM LEGAL” e abordou aspectos importantes para a prática da Ação Social consciente das leis e regulamentações sociais. Tivemos a oportunidade de ouvir o Vereador Carlos Alberto Bezerra Jr. sobre “Abuso Sexual de Crianças”, causa a quem tem se dedicado a combater na Cidade de São Paulo.

 

O Rudy Walter Ceccon, do Conselho Diretor da AMAS Vila Mariana e a Eloah, Diretora do Centro de Educação Infantil “Bem-Te-Vi” fizeram uma abordagem sobre “Confessionalidade em nossas Instituições Sociais” e apresentaram formas criativas que aproximam Famílias e Instituição mostrando à comunidade a prática do amor cristão. O zelo pelo trabalho social passa pelo conhecimento da palavra de Deus e se manifesta numa prática sem discriminação. A Diná Silva Branchini, Coordenadora do Ministério de Ações Afirmativas para Afro-Descendentes falou sobre as formas de preconceito racial que ainda persistem nas relações sociais. Um alerta para todos nós, como Igreja ou como Instituição Social, para que possamos ser verdadeiramente acolhedores. O Rev. Oswaldo de Souza Jr., membro da Câmara de Ação Social, discorreu sobre as formas e o cuidado na Divulgação da Instituição e seus Projetos.

 

Sobre este tema da Divulgação a Câmara de Ação Social está preparando a gravação em vídeo, de todos os projetos sociais realizados na 3ª Região, que brevemente estarão no site regional. Foram apresentados dois destes vídeos: O Projeto Samuel Rangel, um Centro de Convivência para Idosos, da AMAS Pinheiros e o Centro de Educação Infantil Elizabeth de Souza, da AMAS Tucuruvi.

 

Considerando também a importância na captação de recursos foi feito o lançamento da Campanha da Nota Fiscal Paulista com a apresentação das formas com que podemos contribuir para nossas AMAS na 3ª Região.  Para o Dia Nacional da Oferta Social, a Câmara de Ação Social idealizou um material que será encaminhado às Igrejas a fim de que tenhamos também recursos para projetos escolhidos em todo o País.

 

Agradecemos a participação de irmãos e irmãs, chamados para os mais diversos ministérios, que puderam compartilhar conosco de suas experiências que nos ajudam e motivam a mobilizar nossas igrejas para ações sociais pontuais e transformadoras na vida da comunidade.

 

Somos gratos à Rosicler, do Projeto Sombra e Água Fresca, ao Pastor Enoque Leite que falou sobre Inclusão de Pessoas com Deficiências. Também agradecemos a Dra. Elza Lúcia Lopes, da AMAS Campo Belo, que não pode estar presente, mas tem dedicado seu trabalho na área de Prevenção ao Uso de Drogas e também em programas de recuperação.

 

Agradecemos também aos Pastores Renato Saidel, membro do Conselho Nacional de Assistência Social e Oswaldo de Souza Jr., do Departamento de Filantropia da UMESP, que acompanham a legislação do Terceiro Setor e tem orientado nossas instituições sociais e educacionais.

 

Destacamos e agradecemos a participação dos bolsistas da 3ª Região, ao pessoal do som e imagem, ao pessoal da cozinha, do Espaço Metodista 24h, que com alegria, participaram da realização deste evento.

 

Que a graça do Senhor Nosso Deus continue sobre a vida de cada irmão e irmã, na sua dedicação ao Ministério da Ação Social na Igreja Metodista!


Jairma de Assis Guello
Secretária Executiva Regional de Ação Social
Câmara Regional de Ação Social


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Geral, por Sara de Paula

Diálogo em tempos de crise | Missão, oportunidades e informação

Assista agora ao terceiro episódio da série Diálogo em tempos de crise, uma programação que discute temas atuais e os desafios da Igreja, com as lideranças metodistas brasileiras.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães