Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 10/01/2012

Veja a trajetória de um ícone da educação metodista que morreu aos 74 anos

O Prof. Dr. Elias Boaventura (foto ao lado), ex-Diretor Geral do Instituto Educacional Piracicabano (IEP) e Reitor da Universidade Metodista de Piracicaba (Unimep), no período de 1978 a 1986, depois de ter sido vice, em ambas as funções, de 1975 a 1978, faleceu no último dia 7, depois de ficar internado por 20 dias, para tratar de um AVC, aos 74 anos. Ele ainda exercia funções docentes no curso de Pós-Graduação.

Boaventura despontou como líder da juventude metodista, ainda estudante, nos anos de 1954 a 1960, no Instituto Metodista Granbery, como “puritanto” (assim eram tratatdos os aspirantes ao ministério da Igreja). No mesmo período destacou-se como presidente da Sociedade Metodista de Jovens em Juiz de Fora.  Não seguiu a carreira eclesiástica, mas sempre se dedicou aos trabalhos da Igreja, exercendo nela reconhecidos ministérios. Ocupou vários cargos da estrutura do metodismo no Brasil, participou ativamente de congressos das SSMMJJ, bem como de Concílios Regionais e Gerais, foi membro e presidente do Conselho Diretor do Bennett, professor de Escola Dominical, e, sem dúvida, uma voz profética.

Esteve presente a inúmeros encontros do COGEIME (Conselho Geral das Instituições Metodistas de Educação).  Dentre os fatos mais significativos ao longo de sua trajetória, está a participação fundamental no Concílio Geral da Igreja Metodista, realizado em Belo Horizonte, em 1982, no qual foi aprovado o documento: Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista, e a criação, no ano de 1996, do Setor Sudeste da Associação dos Granberyenses em Piracicaba.

Dedicou sua vida à educação. Politizado, contestador, carismático, idealizador de projetos e parcerias em defesa de grupos minoritários, idealizou e participou de eventos de oposição à ditadura militar, lutando a favor da ética e da justiça. Baluarte na luta pela redemocratização do país, movimentou a universidade, dando a ela as características que tem e projetando-a além fronteiras.

Gustavo Alvim


Posts relacionados

Geral, Intercessão, por Julyana Rodrigues

Semana de oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia.

Nesta semana estamos em oração pela Albânia, Bósnia e Herzegovina, Croácia, Macedônia, Kosovo, Montenegro, Sérvia e Eslovênia. Você é convidado a fazer parte desse círculo de oração entre os dias 07 de setembro a 13 de setembro de 2014. Envolva sua Igreja e faça parte também desses momentos de oração em comum. Leve os motivos de ações de graças e intercessões nos cultos de orações de sua comunidade.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães