Publicado por José Geraldo Magalhães em Administração, Destaques Nacionais - 10/10/2013

Veja as últimas decisões da Cogeam

A Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), órgão de Administração Superior da Igreja Metodista se reuniu em São Paulo/SP nos dias 20 e 21 de setembro. Conheça as principais decisões tomadas:

Lista do patrimônio da Associação da Igreja Metodista (AIM) e regularização dos seus documentos

A Cogeam já havia identificado a inexistência de um cadastro dos imóveis da AIM que estão sob gestão das regiões. Neste ano, mais uma vez o Conselho Fiscal (eleito pelo Concílio Geral), pontuou a urgência da organização de registros e controles de forma sistematizada para que o imobilizado reflita a veracidade dos números no balanço: “Sugerimos que sejam implementadas ações efetivas e eficientes para que reflitam as características do Registro de Imóvel de cada região no balanço da AIM”.

Assim, referendamos que o Secretário Nacional da AIM a) oriente e cobre dos/as Secretários/as Regionais da AIM a relação patrimonial do que as administrações regionais já possuem e b) cientes da morosidade do sistema para organizar documentos, solicita que todos/as secretários/as da AIM perseverem no processo de regularização da documentação dos imóveis.

Também ficou acordado que os bispos e bispa junto de seus/suas respectivos/as secretários regionais da AIM, aproveitarão este tempo de Concílios Regionais para solicitar que as igrejas atualizem as informações patrimoniais.

Escrituração Digital - As alterações nas legislações contábil e fiscal impuseram a Igreja (como entidade tributariamente imune/isenta) a necessidade de nova organização quanto às informações que são de interesse da Receita Federal, tornando mais abrangente o que já é fato: o acesso e cruzamento de informações. A adesão ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) disponibilizará, de forma eletrônica, as informações da AIM ao Fisco, tornando necessária a revisão dos sistemas por nós utilizados, bem como mudanças nos processos administrativos - como, por exemplo, a escrituração da folha de pagamento (EFD-Social) - para atendimento as determinações legais. De acordo com cronograma, a implantação deverá ocorrer em 2014.

Despedida - A Igreja Metodista recebeu a carta de despedida do casal Gordon e Teca Greathouse, que depois de décadas como missionários norte-americanos aqui no Brasil, retornam para os Estados Unidos. O casal já está em Nova Iorque, mas ainda há processos sob seus cuidados. Assim, em dezembro da vinda da irmã Teca para fazer a passagem de seu cargo no Projeto Sombra e Água Fresca, sob a orientação do Colégio Episcopal realizaremos um momento cúltico em ação de graças a Deus e expressão de nossa gratidão ao casal.

Cotas Regionais - A Cogeam identificou que a atual forma de apuração dos valores da participação regional no avanço missionário nacional, já não expressa a realidade da vitalidade de cada região. A Participação Missionária (ou cotas regionais) é destinada para: a) sustento missionário das regiões missionárias Remne e Rema e b) para o sustento Pastores/as Aposentados, Pensionistas e Bispos Eméritos. Felizmente, desde que foram estabelecidos, há mais de 10 anos, muitos foram os avanços das regiões, o que permitiu à Cogeam estabelecer uma nova fórmula de apuração que leva em conta: a arrecadação das igrejas da região; o número de membros e o número de delegados ao concílio geral.

Tomando-se como base o número de membros informado pelas regiões para o Concílio Geral de 2011 e os valores de arrecadação informados nos balanços de 2012, foram apurados os seguintes valores mensais:
 

1a. Região 2a. Região 3a. Região 4a. Região 5a. Região 6a. Região Remne Rema Sede Nacional
50.286,00 10.803,00 29.840,00* 26.150,00* 33.834,00 17.764,00 1.560,00 1.461,00 46.902,00


* Observação: a 3ª e 4ª Região, na nova fórmula tem valores inferiores à contribuição atual, por isso a Cogeam congelou os valores destas duas regiões.

Rede Metodista de Educação - A Cogeam referendou estudos de negociação de alguns imóveis das Instituições Metodistas de Ensino (IME) e a negociação de uma permuta. Bem como, a recomendação que estudos e análises continuem a ser efetuados pelo Conselho Superior de Administração (Consad) para continuarmos a trabalhar na liquidação da dívida.

Dentro do processo de consolidação da Rede tem se buscado colocar cada unidade sob a orientação do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) que otimiza tempo e recursos. Desde o primeiro semestre, com o consentimento do Colégio Episcopal, a Cogeam aprovou e encaminhou um Grupo de Trabalho para dialogar com a Faculdade de Teologia dois tópicos: a) aluguel e b) estudo de integração dos setores administrativos ao CSC. Até o momento já houve várias reuniões e o segmentos envolvidos continuam dialogando. As sugestões administrativas apresentadas pela Rede, acolhidas pela Cogeam seguem agora para o Colégio Episcopal, que é quem administra a Fateo (conforme Cânones 2012, artigo 124).

Avanço Missionário - Um grupo de trabalho (GT) formado por secretários regionais de expansão missionária e coordenado pelo Bispo João Carlos Lopes, trabalhou com as ideias já apontadas pelo Concílio Geral e outras que surgiram nas regiões e no GT. A Cogeam analisou e fez uma série de sugestões para completar o detalhamento (Quando? Quem? Como? Quanto? Observações). O documento segue para o Colégio Episcopal, órgão que o finalizará e o aprovará.

Dentre as ações listadas, pode-se já destacar e informar duas delas:

A)    Congresso Missionário Nacional: em setembro de 2014; participantes: Colégio Episcopal, Cogeam, Coream, Superintendentes Distritais, Superintendentes Missionários, Secretários/as Regionais de Expansão Missionária, Líderes Regionais de Discipulados, Presidentes de Confederações e Federações. Este evento será interligado ao Encontro Nacional de Discipulado, já agendado.

B)    Manual Metodista de Evangelização: A partir dos materiais existentes já está sendo composto um novo e atualizado manual de evangelização para ser lançado no Congresso Missionário, em setembro de 2014.

Oferta Missionária Nacional 2014 - A Cogeam aprovou o alvo nacional em 600 mil reais. O valor segue para o Colégio Episcopal que estabelecerá os alvos regionais.

Pra. Cristiane Capeleti Pereira
Secretária da Cogeam

Leia essa e outras notícias no Expositor Cristão de outubro


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

A importância das vacinas

 Como metodistas temos um legado wesleyano ético de cuidado integral do ser humano. Wesley fazia uso de recursos médicos para ajudar as pessoas, em especial as menos favorecidas. Por isso recomendamos que todos e todas as metodistas recebam a vacina contra a COVID-19, bem como sejam instrumento de motivação para que toda a população brasileira seja imunizada.

Administração, por Sara de Paula

Comunicado: temporariamente, atividades da Sede Nacional serão realizadas à distância

Diante da pandemia de Coronavírus (Covid-19), informamos que as atividades desenvolvidas na Sede Nacional da Igreja Metodista, em São Paulo (SP), serão realizadas temporariamente à distância, no modelo home office, com o objetivo de reduzir a possibilidade de transmissão do vírus. O período de suspensão das atividades de forma presencial na Sede Nacional inicia-se na quinta-feira, dia 19 de março de 2020. A normalização das atividades será comunicada oportunamente.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Saiba quem está na lista tríplice como candidatos ao episcopado pela 4ª Região Eclesiástica

O 42º Concílio Regional da 4ª REgião Eclesiástica da Igreja Metodista elegeu hoje (13), a lista tríplice dos candidatos ao episcopado. Saiba mais!

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.