Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Destaques Nacionais - 04/09/2015

Angular Editora da Igreja Metodista lança Bíblia com Hinário Evangélico

É com enorme satisfação que apresentamos a Bíblia com o Hinário Evangélico. Uma obra única que reúne as Escrituras Sagradas e as músicas sacras para o povo de Deus, produzidas por irmãs e irmãos de várias denominações em todo o mundo durante vários séculos. O lançamento oficial será na Catedral Metodista de São Paulo, no dia 10 de setembro
 
Na elaboração desse trabalho, nosso desejo foi valorizar a tradição e contribuir para manter viva a memória do protestantismo brasileiro, construída ao longo dos anos desde quando missionárias e missionários enxergaram no Brasil uma seara para o anúncio das Boas-Novas de Jesus Cristo.
 
Junto a esse ardor missionário, chega uma nova forma de cultuar, de ensinar as Escrituras e novos cânticos para educar a fé do nosso povo. Assim, surgem os primeiros hinários com cânticos traduzidos e outros produzidos pelo nosso povo.
 
Considerando a importância dos hinos evangélicos, que traziam a mensagem que as pessoas precisavam ouvir, a Confederação Evangélica do Brasil criou uma Comissão de Música com o objetivo de publicar um hinário que servisse a todas as igrejas. Em abril de 1952, a Imprensa Metodista publicou a primeira edição do Hinário Evangélico Brasileiro, com 231 hinos.
 
O Hinário teve enorme aceitação e passou a ter grande relevância na vida devocional do protestantismo brasileiro, sendo utilizado por várias denominações evangélicas. O trabalho não parou por aí, em 1953 foi publicada a segunda edição com 456 hinos. No entanto, a meta era chegar a 500 hinos, o que aconteceu posteriormente. Tais hinos e cânticos não somente levaram nosso povo a adorar, louvar e engrandecer a Deus nos templos, nas casas e individualmente, mas também foram e são ferramentas que discipulam toda cristã e cristão para uma vida de serviço e amor a Deus e ao próximo.
 
Contar a nossa história é preservar a nossa tradição, fortalecer a nossa identidade cristã e valorizar nosso bom conteúdo teológico. É nesse sentido que a Igreja Metodista e a Sociedade Bíblica do Brasil se unem para publicar, pela primeira vez, junto à Bíblia Sagrada, o Hinário Evangélico.
 
Nessa nova edição do hinário, os hinos foram digitados de acordo com a partitura, considerando as repetições de verso e coros; houve conferência e correção de palavras, versos e estrofes. Tendo em vista a importância da linguagem inclusiva e não discriminatória, sugerimos a substituição de palavras respeitando a métrica da poesia e o ritmo musical. Para esse precioso trabalho contou-se com a colaboração de Eula Gomes da Silva Vieira e Joana D’Arc Meireles.
 
Expressamos nossa gratidão a essas irmãs que se unem a tantas outras irmãs e irmãos que antes trabalharam para manter viva essa tradição. Esperamos que o Hinário Evangélico continue a ser uma bênção, bem como confiamos que esta edição possa ser um instrumento de grande inspiração para recolocar e dinamizar nas celebrações das igrejas um cântico de fé, testemunho e serviço nos caminhos da missão. 
 
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas.  A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11.36 
 
Bispo Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista
 
Fonte: Expositor Cristão - Setembro de 2015
 
  

Tags: Bíblia com Hinário, Angular Editora, Colégio Episcopal,


Posts relacionados