Publicado por José Geraldo Magalhães em Colégio Episcopal, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Educação - 30/08/2014

Conselho Superior de Administração, Consad, tem novo presidente

O Colégio Episcopal da Igreja Metodista empossou na manhã desse sábado, 30,  os novos presidente e vice do Conselho Superior de Administração (Consad) e Conselho Diretor das Instituições Metodistas de Educação, Paulo Borges Campos Jr. e Aires Ademir Leal Clavel. A cerimônia ocorreu na Sede Nacional da Igreja Metodista em São Paulo. 30 pessoas participaram.
 
Em um discurso emocionado o novo presidente agradeceu pela oportunidade em servir a Deus nessa instância da Igreja. Borges já esteve no cargo em outros momentos, mas assume a presidência, segundo ele, com mais amadurecimento. “Pela segunda vez tenho a alegria e honra de estar à frente do Consad e, na verdade, não está havendo mudanças porque a essência do metodismo permanece. Retorno agora um pouco mais experiente, mas acima de tudo sou grato por mais esse desafio”, disse.
 
Borges é economista e professor a 25 anos. Segundo ele, a Igreja Metodista tem o papel fundamental de educar as pessoas. “A educação é a gênese do metodismo; fui formado em chão de sala e sei da importância que a educação tem na vida das pessoas”, concluiu. 
 
O ato de posse foi conduzido pelo representante do Colégio Episcopal na área de Educação da Igreja, bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa, que convidou aos demais bispos presentes José Carlos Peres, Adonias Pereira do Lago e Stanley da Silva Moares. para juntos realizarem a consagração. 
 
O ex-presidente do Consad, bispo Stanley da Silva Moraes, enfatizou a importância do companheirismo. “Agradeço a todos do Consad pelos momentos de compreensão quando precisei tratar da saúde, mas também a Deus por serví-lo neste ministério na vida da Igreja”, declarou. 
 
Reflexão -  A cerimônia foi conduzida pela Secretária da Cogeam, revda. Cristiane Capeleti e pelo bispo Adonias Pereira do Lago que destacou a importância de uma liderança humilde a serviço do reino de Deus. “Jesus imprimiu na sociedade um jeito próprio de liderança serva e humilde. O evangelho de Marcos (10.42) aponta sobre o potencial desse tipo de liderança. ‘Quem quiser ser importante de vocês deverá ser servo’. Liderança não é símbolo de senhorio. Somos chamados a ser servos e servas e não patronos ou donos porque a missão é de Deus”, destacou o bispo.
 
De acordo com o presidente do Colégio Episcopal, em todas as instâncias da liderança, ela precisa ser multiplicada. “O serviço não pode ser usado para a promoção a nada, a não ser ao amor. Quem exerce uma liderança compartilhada fortalece todo o grupo mesmo quando as soluções não estão tão perto como pensamos”, finalizou. 
 
Também foi realizado na mesma celebração, a posse de quatro novos conselheiros deste órgão de administração superior que é composto por 10 membros titulares e dois suplentes. 
 
A partir de hoje, o Consad passa a ser composto pelos seguintes membros:
 
 
 
Dr. Paulo Borges Campos Jr. (5ª RE)
Presidente
 
 
Aires Ademir Leal Clavel (REMNE)
Vice-Presidente
 
 
Dr. Oscar Francisco Alves Jr. (REMA)
Secretário
 
 
Titulares:
 
Rev. Afranio Gonçalves Castro (5ª RE)
 
Augusto Campos de Rezende (4ªRE)
 
 Esther Lopes (6ª RE)
 
Jonas Adolfo Sala (2ª RE)
 
Rev. Marcos Gomes Tôrres (1ªRE)
 
Ronilson Carassini (3ª RE)
 
Valdecir Barreros (3ª RE)
 
 
Suplentes:
 
Nelson Custódio Fér (3ªRE)
 
Robson Ramos de Aguiar (1ªRE)
 
 
Membros Ex-officio:
Revda. Joana D’Arc Meireles – Secretária Nacional de Vida e Missão da Igreja Metodistas
Wilson Roberto Zuccherato – Diretor Superintendente do Cogeime
 
 
Bispo Assistente:.
Bispo Luiz Vergílio Batista da Rosa
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Membros que saíram:
 
Bispo Stanley da Silva Moraes (2aRE – atuou como presidente do Consad)
Dep. Aureo Lidio Moreira Ribeiro (1ªRE)
Dra. Regina Magna Bonifácio de Araújo (4ªRE)
Rev. Osvaldo Elias de Almeida (5ªRE – atuou como secretário do Consad)
 
 
 
Mini-curriculo da nova composição do Consad a partir de agosto de 2014.
 
Rev. Afranio Gonçalves Castro – pastor da IM na 5ªRE, Brasília, DF; formado em teologia e mestrado em ciências da religião pela Umesp; trabalhou na área geral da IM como redator de periódicos; atualmente é o Secretário Geral da ABIEE – Associação Brasileira das Instituições Educacionais Evangélicas; professor e coordenador de curso de teologia da Faculdade Batista de Brasília
 
Cont. Aires Ademir Leal Clavel – membro da IM na REMNE, Salvador, BA; formado em ciências contábeis com pós-graduação em auditoria; supervisor de fiscalização do Banco Central do Brasil; é também presidente dos Conselhos Fiscais da Faculdade de Teologia da Igreja Metodista e da REMNE.
 
Eng. Augusto Campos de Rezende – membro da IM na 4aRE, Belo Horizonte, MG; formado em engenharia elétrica e de telecomunicações, com pós-graduação em gestão de empresa de energia elétrica e gestão de segurança do trabalho; foi presidente de vários conselhos diretores de instituições educacionais metodistas e membro da Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream da 4aRE.
 
Profa. Esther Lopes – membro da IM na 6aRE, Cornélio Procópio, PR; formada em pedagogia e mestrado em educação; funcionária pública da Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Foi membro da Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream da 6aRE.
 
Eng. Jonas Adolfo Sala – membro da IM na 2aRE, Ijuí, RS; formado em engenharia civil. Atua na área de fundações e edificações.
 
Rev. Dr. Marcos Gomes Tôrres – pastor da IM na 1aRE, Cascadura, RJ; formado em teologia e doutorado em ministério pela Drew University; professor universitário nas áreas de teologia, filosofia e antropologia. Vice-presidente da Coordenção Regional de Ação Missionária - Coream da 1aRE.
 
Eng. Nelson Custódio Fér – membro da IM na 3aRE, Sorocaba, SP; formado em engenharia mecânica e mestrado em ciências de reatores nucleares de potência e tecnologia combustível nuclear; atuou como professor de cursos in-company e em mestrado em administração da produção e materiais; projetos de gerenciamento de qualidade, planejamento, programação e controle de obras; é funcionário civil da Marinha Brasileira.
 
Dr. Oscar Francisco Alves Jr. – pastor evangelista da IM na REMA, Ji-Paraná, RO; formado em direito, mestrado em educação pela UFMS, mestrado em poder judiciário pela FGV-RJ, pós-graduado em direito pela Universidad General de Salamanca, Espanha, MBA pela FGV-RJ; Juiz de Direito do Estado de RO. 
 
Prof. Dr. Paulo Borges Campos Jr. – membro da IM na 5ªRE, Goiânia, GO; formado em ciências econômicas, mestrado em história econômica pela UFG e doutorado em ciências ambientais pela UFG; professor universitário e consultor de empresas e governos. Já atuou como presidente do Consad em 2007-2008. 
 
Cont. Robson Ramos de Aguiar – membro da IM na 1ªRE, Rio de Janeiro, RJ; formado em contabilidade, especializado em direito tributário; experiência de atuação em grandes empresas; atualmente atua no Projeto Olímpico Rio2016.
 
Ronilson Carassini – membro da IM na 3ªRE, São Paulo, SP; formado em ciências da computação, pós-graduado em administração de empresas; tem experiência de atuação em grandes empresas nacionais e internacionais; é vice-presidente de desenvolvimento de novos negócios de grande empresa internacional; foi membro da Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream da 3aRE. 
 
Valdecir Barreros – membro da IM na 3Re, Santo André, SP; formado em Administração de Empresas; tem experiência de atuação em grandes empresas; foi membro da Coordenação Regional de Ação Missionária – Coream da 3ªRE. 
 

Tags: Consad


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Redação Metodista

Plano Nacional Missionário 2023

O Plano Nacional Missionário (PNM) orienta a ação da Igreja Metodista no território nacional. Ele contém as bases bíblicas, ênfases doutrinárias e prioridades da ação missionária em cada área de vida e trabalho da Igreja, apontadas pelo Plano para a Vida e a Missão da Igreja (PVMI).   Adquira em pré-venda o seu exemplar do Plano Nacional Missionário 2023 no site da Angular Editora. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Angular Editora conta com cinco selos de publicações da Igreja Metodista

Criada em março deste ano, a Angular Editora conta com cinco selos das publicações da Igreja Metodista: as Revistas para a Escola Dominical, Editeo, no Cenáculo, Jornal Expositor Cristão e a revista Voz Missionária. Para reforçar ainda mais a entrada no mercado editorial, a Angular estará presente na IV Feira Literária Internacional Cristão, a FLIC, que ocorre entre os dias 12 a 14 de agosto no Espaço São Luis/Metrô Consolação. 

Expositor Cristão, Geral, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão: entrevista com a diaconisa Jane Blackburn

Jane Menezes Blackburn é diaconisa há 26 anos na Igreja Metodista. Seu amor e dedicação pela obra missionária no nordeste vão além das dificuldades.