Publicado por Herbert em Discipulado, Expositor Cristão - 13/04/2014

Artigo: Dinâmica do Discipulado

Expositor Cristão/Pr. Ubiratan Silva



Quando Paulo instruiu a Timóteo que transmitisse a homens fiéis e idôneos o que dele aprendeu e que estes deveriam também ensinar a outros, contemplo claramente no texto a dinâmica de discipulado. Entendo que essa dinâmica abrange dois conceitos: o dinamismo pessoal e eclesiástico e a vivência da essência que o discipulado requer.

Para falar do primeiro conceito, faço uma pergunta: o dinamismo do discipulado é para todas as pessoas? Sim! Para todas as pessoas que aceitam o discipulado como estilo de vida, que desejam conhecer intimamente Jesus Cristo, viver como ele viveu e estar disponível em fidelidade e submissão à visão que Deus deixou para a sua Igreja: "Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações" (Mt 28.19).

O dinamismo do discipulado acontece porque é um movimento gerado no sopro e na dependência do Espírito Santo para aqueles/as que se dispõem. Essa verdade está nas Escrituras quando Jesus, em João 20.21-22, envia seus discípulos para fazerem novos discípulos e sopra sobre eles o Espírito Santo. O movimento do discipulado capacita homens, mulheres, jovens e crianças a se tornarem frutíferos/as no reino de Deus. O discipulado é a visão, dinamicamente movida pelo Espírito Santo, que Deus deixou para o crescimento espiritual e numérico de sua Igreja, tornando-nos fiéis e idôneos. Tornamo-nos fiéis, porque passamos a priorizar a visão de Deus de ir e fazer discípulos. E idôneos porque temos o caráter tratado e somos capacitados/as para discipular outros/as, gerando dessa forma uma comunidade dinamicamente viva que ganha, consolida o novo na fé, discípula e envia na perspectiva da salvação, santidade e serviço.


A fidelidade à visão de Deus também nos ajuda a sair de rotinas eclesiásticas, do ativismo religioso e de eventos sem propósitos; rotinas que fazem uma comunidade pensar que tem vida, mas infelizmente, passam anos e anos sem acrescentar uma vida à comunhão da igreja. As atividades e eventos devem ser objetivamente voltados para as pessoas que precisam ser alcançadas pelo evangelho de Jesus Cristo e discipuladas segundo os princípios bíblicos; dessa forma experimenta-se a alegria de, dia a dia, receber pessoas salvas em Jesus Cristo para comunhão da igreja.

O segundo conceito da dinâmica do discipulado está em sua essência. Sabemos que o discipulado acontece a partir de relacionamentos pessoais comprometidos e com propósito entre duas pessoas. Porém, é necessário conceituar sua essência, para que o discipulado não se torne um mero programa. Para isso, precisamos observar três aspectos.

O primeiro é vida com Deus. A pessoa que discipula, em seu relacionamento com seu/sua discípulo/a, precisa ensiná-lo/a que o importante em primeiro lugar, é ter vida devocional profunda com Deus, na qual a oração, leitura da Palavra, adoração, santidade, contemplação, submissão, renúncia, serviço, inteligência espiritual, autoridade espiritual e tudo que emana da nossa busca pessoal por Deus devem impregnar o viver de um/a discípulo/a.
O segundo é a autenticidade dos relacionamentos pessoais que devem ser comprometidos, transparentes e com propósito. Essa etapa é importantíssima. O/a discipulador/a só conseguirá desenvolver, de forma plena, a fidelidade e idoneidade de seus/suas discípulos/as se barreiras e máscaras forem retiradas. Para que isso aconteça é necessário que o/a discipulador/a testemunhe ter vida com Deus, com isso ele ganhará a confiança do/a discípulo/a, abrindo caminho para compartilhar as dificuldades, para confessar os pecados, pedindo a Deus perdão e a cura.

O terceiro aspecto integra o ensino e aprendizado em obe­diência à instrução de Jesus: que deveríamos ensinar a guardar tudo que ele nos ensinou. Essa é uma etapa, digamos, essencialmente de santificação, em que um/uma discípulo/a mais maduro/a junta-se a um/a mais novo/a, com o objetivo de ensiná-lo/a a viver os ensinamentos deixados por Jesus Cristo. Nessa etapa, o testemunho pessoal do/a discipulador/a é fator importante, pois ninguém pode ensinar aquilo que não vive.

O discipulado verdadeiramente dinâmico é aquele que gera, na esfera comunitária e pessoal, fidelidade à visão de Deus, vida devocional profunda em santidade, amor às vidas e comprometimento em servir a Deus e uns aos outros. Se não é assim, o discipulado é apenas um instrumento de resultados.


Posts relacionados

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Colégio Episcopal, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

É Natal! Jesus Nasceu!

Sem dúvida que Natal é tempo de festa. É aniversário de Jesus. Num certo ano, num certo dia e mês, Deus se tornou uma criança e nasceu do ventre de uma jovem judia. Desta maneira, a humanidade conhece o único caminho que pode conduzi-la à restauração. 

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Tire suas dúvidas sobre Batismo e Ceia do Senhor e reflita sobre a importância dos sacramentos! 

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Saiba como foi a conferência da Associação Internacional de Escolas, Faculdades e Universidades Metodistas

O evento todo girou em torno do tema “Paz, Reconciliação e Direitos Humanos – Promovendo educação para a paz nas novas gerações de líderes globais”

Educação, Mídia, Expositor Cristão, Entrevistas, por José Geraldo Magalhães

Brasil assume pela primeira vez a presidência mundial da educação metodista

A conferência que elegeu o novo presidente foi realizada em Hiroshima, no Japão, entre os dias 24 a 28 de maio.