Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mídia - 30/03/2015

Expositor Cristão aborda o tema: Evangelho integral nas aldeias

Agosto de 1928. Igreja Metodista em festa. Era o início do trabalho missionário com os povos indígenas. A notícia da ação no antigo Mato Grosso se espalhou rapidamente pelo Brasil.

 

O Expositor Cristão da época estampou a foto do médico Nelson Becker Araújo, o metodista brasileiro enviado para atuar na missão. Na primeira página do jornal, uma honrosa apresentação: “Da Igreja de Juiz de Fora/MG, apresenta-se o dr. Nelson Araújo, que, recém-formado, fecha os olhos aos lucros de uma carreira que facilmente exerceria, prontificando-se com verdadeiro espírito de serviço, a se consagrar à obra missionária, como o representante metodista entre os filhos das selvas mato-grossenses”.

 

O médico Nelson Araújo começou o trabalho em 1929 e, posteriormente, teve o apoio do metodista e técnico agrícola Francisco Brianezi. Eles integravam uma equipe da Associação Evangélica de Catequese aos Índios, em parceria com as Igrejas Presbiteriana Independente e do Brasil.

 

Foi um trabalho cheio de altos e baixos. A participação metodista teve de ser interrompida em 1946. Com outra estratégia, a missão foi retomada 25 anos depois pelo pastor Scilla Franco, que anos mais tarde foi eleito bispo da Igreja.

 

Em todos esses anos, a Igreja Metodista reforçou sua responsabilidade com o Evangelho integral em favor dos povos indígenas. Estabeleceu o compromisso de não fazer proselitismo - persuadir pessoas a aderir uma religião ou ideologia. Ao contrário, propôs a conversão da própria Igreja. “Se você não puder apresentar Jesus aos indígenas com seus atos, é melhor ficar calado”, recomendava o bispo Scilla Franco. Em 1999, a Igreja Metodista lançou o Documento – Diretrizes Pastorais para a Ação Missionária Indigenista.

 

O texto é um norteador das ações com os povos indígenas e é contra o proselitismo. “O Evangelho só constitui boas novas aos povos indígenas à medida que os ajuda a fortalecer as suas próprias culturas, a refazer os seus direitos sobre a terra e a recobrar a dignidade que os filhos e filhas de Deus possuem”, anuncia o documento. Há 87 anos o Expositor Cristão acompanha a missão metodista com os povos indígenas.

 

Nesta edição, escrevemos mais um capítulo desta história. Ao ler nossa reportagem especial nas páginas 8 e 9, você vai conhecer melhor os projetos indigenistas da Igreja Metodista pelo Brasil e entender por quê são ações diferenciadas. Leia, discuta e compartilhe com sua comunidade local! Deus abençoe sua vida!

 

Pr. Marcelo Ramiro

Editor

 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

EDIÇÕES ANTERIORES

 

 

Leia online

 

Tags: expositor-cristao-2015


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Memorial Metodista Nacional | Covid-19

A Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2), já deixou mais de 80 mil mortos no Brasil. Dentre os pacientes que não resistiram à doença no país, há pessoas membros da Igreja Metodista. Queremos reconhecer a importância da missão dessas pessoas, por isso abrimos esse espaço para que a sua Igreja Local, Distrito ou Região, compartilhe as informações sobre o falecimento de irmãos e irmãs metodistas, causados pela Covid-19.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Leia o testemunho do bispo Stanley da Silva Moraes após procedimento cirúrgico

Tenho que reafirmar a alegria que tenho em meu coração por ter uma relação de intimidade com Deus, através de Jesus, com assistência do Espírito Santo. Nas lutas e celebrações em mim sempre há uma esperança renovada. 

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Discipulado, Expansão Missionária, Mídia, Colégio Episcopal, por José Geraldo Magalhães

Liderança Episcopal planeja avanço do metodismo no continente

Discipulado, plantação de igrejas e expansão missionária são prioridades.

Expositor Cristão, Jovens, Geral, por José Geraldo Magalhães

Copa John Wesley movimenta juventude metodista

Torneio chama atenção para a situação das crianças de rua