Publicado por Marcelo Ramiro em Destaques Nacionais - 01/07/2015
Expositor Cristão de julho: Igreja comprometida com o próximo
A missão da Igreja está subordinada à missão de Jesus: anunciar o reino de Deus. Anunciar quer dizer proclamar e também agir. A prática das boas obras torna visível o reino que já veio e aponta para o reino que está por vir. Cada seguidor/a do Mestre deve entender que foi criado/a para boas obras, que Deus de antemão preparou (Efésios 2.10).
O reino de Deus, no entanto, vai além do assistencialismo e de intenções positivas de tornar o mundo melhor. A missão da Igreja é anunciar o poder transformador de Deus, que traz boas novas aos/às pobres, liberdade aos/às presos/as, vista aos/às cegos/as e libertação aos/às cativos/as (Lucas 4.18). Esta é a motivação geradora de serviço ao próximo e da evangelização.
Foi assim que Jesus e seus apóstolos cumpriram a missão e anunciaram o reino de Deus. Vida cristã saudável está alicerçada na Palavra e na ação social. As duas práticas são tão essenciais para a Igreja quanto as asas de um pássaro durante o voo. Ao negligenciar uma delas, perde-se o equilíbrio e a capacidade de cumprir o chamado.
Esta mensagem faz sentido ainda maior para o povo metodista, que valoriza as questões sociais desde sua origem. A experiência pessoal com Deus, revelada pelos atos de piedade, é inseparável da experiência social (obras de misericórdia), explícitas por meio do serviço. Na perspectiva metodista, não existe santificação solitária. Ela é social, compartilhada e comunitária, para que a Igreja seja “sal da terra e luz do mundo” (Mateus 5.13-16).
Nesta edição, o Expositor Cristão ressalta o valor da ação social para o anúncio do reino de Deus. Na Igreja Metodista, iniciativas nessa área começaram em 1906, com a criação da Missão Central, primeiro nome dado ao Instituto Central do Povo, no Rio de Janeiro/RJ. Hoje, os/as metodistas desenvolvem centenas de projetos sociais pelo Brasil. Exemplos não faltam, mas ainda há muito a ser feito. Sinta-se motivado/a a fazer parte dessa missão!
Boa leitura!
Pr. Marcelo Ramiro
Editor
Tags: ação social, igreja metodista, o semeador, expositor cristão
Posts relacionados
Cartão de Páscoa 2022
Acesse e compartilhe o cartao de Páscoa da Igreja Metodista!
Na partilha ameniza-se a dor.
No repartir o pão, há alegria da esperança.
Convocação para o 20° Concílio Geral da Igreja Metodista no Brasil
Confira o Edital de convocação para o 20° CG
Metodistas oram por Bruxelas
Missionarios contam experiências durante os ataques terroristas
A Reforma Protestante hoje: entre inovação e descarrilhamentos
Livre interpretação das Escrituras, justificação pela fé somente, sacerdócio universal de todos/as os/as crentes. São esses os principais pilares da Reforma Protestante histórica, que redesenharam o todo da fé cristã, cobrindo da doutrina à experiência, do culto à linguagem, do estilo às estéticas, dos significados às práticas. Sobrou alguma coisa? Muito, mas também pouco!
Discipulado é o tema do Expositor Cristão de setembro
Conheça as bases do discipulado na Igreja Metodista e saiba como esse modo de ser igreja tem fortalecido relacionamentos e ajudado a consolidar o processo de expansão missionária!