Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia, Escola Dominical - 06/05/2019

Liturgia e programa para celebrar o Dia das Mães

Foto: Bruno Nascimento / Unsplash                                       

Liturgia e programa para celebrar o Dia das Mães
Clique aqui para fazer download em PDF



Palavra de Saudação

Dirigente (um filho ou filha): “Tributai ao Senhor, ó famílias dos povos, tributai ao Senhor glória e força.”  (1 Crônicas 16.28)

Com alegria acolhemos e convidamos a todos e todas para agradecermos ao Senhor pelas nossas famílias, e em especial pelas nossas mães! Toda glória e louvor sejam dados ao Senhor!

ADORAÇÃO

Dirigente: Convidamos uma mãe para fazer a leitura bíblica de 1 Samuel 2.2. Estas foram as palavras de Ana, quando se tornou mãe:

Mãe: “Não há Santo como o Senhor; porque não há outro além de Ti; e Rocha não há, nenhuma, como o Nosso Deus.” 

Cântico:

Sugestões

-Seja engrandecido (www.cifraclub.com.br/asaph-borba/seja-engrandecido/)

-Te contemplo, ó Pai (www.cifraclub.com.br/asaph-borba/te-contemplo-pai/)

-Invocação (Hino 75 do Hinário Evangélico - (www.hinarioevangelico.com/2009/04/075-invocacao.html)

Dirigente: Convidar a comunidade para dizer frases de adoração a Deus

CONFISSÃO

Dirigente: “Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; [...] Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes; aos seus amados ele o dá enquanto dormem.” (Salmo 127.1a-2)

Na correria da vida buscamos tantas coisas para o sustento e o prazer da nossa família, e podemos nos esquecer do mais importante: Buscar o Senhor em primeiro lugar, buscar a Sua vontade e deixarmos que Ele edifique o que precisa ser edificado. Será inútil corrermos tanto, se não buscarmos e descansarmos no Senhor.

Confessemos ao Senhor se temos esquecido de, em família, busca-lo em primeiro lugar.

Oração de confissão:

Palavra de Esperança: “Bem-aventurado aquele (e aquela) que teme ao Senhor e anda nos seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos comerás, feliz serás, e tudo te irá bem.” (Salmo 128.1-2)

LOUVOR

Dirigente: Convidamos outra mãe para fazer a leitura bíblica de Lucas 1.46-48b e 49. Estas foram as palavras de Maria, quando soube que seria a mãe do Salvador:

Mãe: “Então, disse Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, e o meu espírito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humildade da sua serva. [...] porque o Poderoso me fez grandes coisas. Santo é o seu nome.”

Cânticos

Sugestões

-Deus do impossível (www.cifraclub.com.br/aline-barros/deus-do-impossivel/)

-Tributo a Yehovah (www.cifraclub.com.br/adhemar-de-campos/tributo-iehovah/)

-Cantai alegremente (www.cifraclub.com.br/projeto-vida-nova-de-iraja/tributai/)

-O Lar cristão (Hino 497 do Hinário Evangélico - www.hinarioevangelico.com/2010/08/497-o-lar-cristao.html)

Ofertório

EDIFICAÇÃO

Utilizar o texto de Filipenses 2.1-4;14-15 ou Colossenses 3.12-14 para falar sobre a importância do amor fraternal nas relações familiares e as virtudes que precisam ser cultivadas em família.

DEDICAÇÃO E ENVIO

Dirigente: Deus nos deu a família para crescermos e aprendermos a viver. Deus tem nos dado uma família maior, a família da fé, onde também crescemos e aprendemos a viver conforme a vontade do Senhor. Que por meio de nossas famílias possamos testemunhar o amor e a graça de Deus, a fim de que muitas outras pessoas sejam alcançadas pelo evangelho de Jesus, e possam partilhar da família de Deus.

Cântico: Igreja Família (www.cifraclub.com.br/adhemar-de-campos/1574342/letra/)

Oração de intercessão (pelas famílias, pelas mães que estão distantes de seus filhos/as, pelos filhos/as que não tem conseguido se relacionar com suas mães, pelas crianças que não conhecem suas mães e tantos outros motivos que impedem o bom convívio familiar).

HOMENAGEM AS MÃES E FAMÍLIAS (ABAIXO)

Benção

 Programa elaborado pelo Departamento Nacional de Escola Dominical

 

OUTRAS SUGESTÕES PARA CELEBRAR O DIA DAS MÃES:

Dia das Mães (publicação em 2014)

http://metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/escola-dominical/sugestoes-de-celebracao-do-dia-das-maes_2014.pdf

Dia das Mães (publicação em 2015)

http://metodista.org.br/content/interfaces/cms/userfiles/files/Dia-Maes-2015/BTV_Professor_Sugestoes_23_04_15.pdf

Dia das Mães (publicado em 2017)

http://www.metodista.org.br/liturgia-para-o-culto-de-dia-das-maes

Dia das Mães (publicação em 2018)

http://www.metodista.org.br/programa-para-celebrar-o-dia-das-maes

 

 

ANEXO

HOMENAGEM AS MÃES

 

PROGRAMA: “MÃE TAMANHO FAMÍLIA”

Orientações:

1-Convidar 4 jovens ou juvenis para serem apresentadores(as) do Programa e mais 2 pessoas para segurarem cartazes com os dizeres: “APLAUSOS” e “OH!!!”. Antes de iniciar o programa, explicar ao público para seguirem a orientação dos cartazes à medida que forem levantados. As pessoas responsáveis pelos cartazes irão levanta-los durante a homenagem acompanhando as falas e incentivando o público a interagir.

2-Separar os primeiros bancos para serem ocupados pelas mães durante a apresentação do programa.

3-Providenciar antecipadamente uma moldura decorada com corações e flores para a homenagem 1 (MÃE VOCÊ), um microfone também decorado conforme desejar para a homenagem 2 (FALA MÃE).

4- Organizar antecipadamente as crianças para a homenagem 3 (MASTER CHEF FAMÍLIA), elas entrarão pelo corredor trazendo panelas ou vasilhames plásticos para serem colocados na mesa. Se for possível, providenciar aventais para as crianças. Colocar na mesa uma panela grande com bombons de chocolate, ou biscoitos caseiros em forma de coração, que serão distribuídos no final.

 

PROGRAMA: “MÃE TAMANHO FAMÍLIA”

Apresentador(a) 1= Senhoras e Senhores, começa agora mais um Programa “MÃE TAMANHO FAMÍLIA”    (aplausos)

Apresentador(a) 2= Segurem-se em suas cadeiras, porque hoje, este programa será muito especial, serão muitas emoções!      (Oh!!!)

Apresentador(a) 3= Afinal de contas, hoje o dia é dela:  Aquela, que enche nossas bochechas de beijinhos!

Apresentador(a) 4= Aquela que sempre acerta a previsão do tempo: “Leva blusa porque vai esfriar!”

Apresentador(a) 1 = Aquela que dá bronca quando fazemos arte, e depois conta pra todo mundo dando umas boas risadas!

Apresentador(a) 2= Aquela que guarda na memória o livro da nossa história, e sempre que puder, vai ler uma página pra alguém.

Apresentador(a) 3= A primeira que nos ensinou a amar!!

Apresentador(a) 4= Com vocês: AS MÃES!!!       (aplausos)

(enquanto as mães se posicionam nos primeiros bancos, já previamente separados e decorados para elas, um grupo vocal formado pelos filhos e filhas pode cantar a música “Eu te amo minha mãe”[1] (CD Criativando, faixa n° 18 – DNTC)


HOMEMAGEM 1 – “MÃE VOCÊ”

Apresentador(a) 1 – Bem-vindas, mamães! Bem-vindas famílias!!

Diz o sábio: “Filho meu, ouve o ensino de teu pai e não deixes a instrução de tua mãe.” (Provérbios 1.8) O que aprendemos com nossas mães? Quais são os ensinos e conselhos que recebemos e que fazem parte de nossa memória?  Vamos relembrar? Começa agora o “MÃE VOCÊ” (aplausos)

Apresentador(a) 2 – Convidamos a quem desejar, para partilhar conosco um ensino recebido de sua mãe, mesmo que ela não esteja presente, é uma oportunidade de expressarmos nossa gratidão.

(peça aos participantes para se posicionarem na moldura e iniciarem sua fala dizendo: “MÃE, VOCÊ me ensinou....”. Conforme a disponibilidade de tempo, oferecer uma quantidade específica de participação, e se for possível, presenteie com um bombom de chocolate as pessoas que participarem. A cada participação os cartazes podem ser levantados)

HOMENAGEM 2 “FALA MÃE”

Apresentador(a) 3 – Diz também o sábio: “Alegrem-se teu pai e tua mãe. E regozije-se a que te deu à luz.” (Provérbios 23.25) Quantas alegrias cabem no coração de uma mãe? Ah! Quando ela começa a falar de seus filhos e filhas, pode sentar que lá vem história!!

Apresentador(a) 4 – Começa agora o “FALA MÃE”!!   (aplausos)

Convidamos algumas mães para partilharem conosco um pouquinho desta alegria de ser mãe.

(previamente combinar com 3 ou 4 mães, conforme o tempo, para falarem brevemente sobre a alegria de ser mãe, utilizar o microfone decorado para esse momento)
 

HOMENAGEM 3 “MASTER CHEF FAMÍLIA

(uma mesa decorada a gosto estará à frente e sobre ela uma panela com bombons ou biscoitos caseiros em forma de coração, tendo o cuidado para que não fiquem visíveis. O apresentador(a) convidará as crianças a entrarem pelo corredor trazendo os vasilhames. Em cada vasilhame estará um versículo bíblico, que pode ser lido pelo pastor ou pastora. Os versículos representarão os ingredientes da receita).

Apresentador(a) 1- São tantas emoções!! Que pena, nosso Programa “MÃE TAMANHO FAMÍLIA” está chegando ao fim, e para encerrar nossas homenagens começa agora o “MASTER CHEF FAMÍLIA” (aplausos)

Apresentador(a) 2 – E para preparar essa receita muito especial, convidamos o(a) Pastor(a)...... para ser o(a) MASTER CHEF. 

Apresentador(a) 3 – Pastor(a), quais são os ingredientes para uma Família abençoada?

Pastor(a) – Vamos conhecer alguns destes ingredientes! Convidamos as crianças para os apresentarem para nós.  (entram as crianças e se posicionam a frente junto com o(a) Pastor(a))

(O pastor ou pastora irá ler os cartões trazidos pelas crianças e depois os colocará dentro da panela que está com os bombons, se for possível as crianças podem participar das leituras)

 

RECEITA MASTER CHEF FAMÍLIA[2]  (Cartões)

1-CUIDADO 

“Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros.” (Filipenses 2.4)

2-ENSINO E VIVÊNCIA DA PALAVRA DE DEUS

“Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno estejam em seu coração.  Ensine-as com persistência a seus filhos. Converse sobre elas quando estiver sentado em casa, quando estiver andando pelo caminho, quando se deitar e quando se levantar.” (Deuteronômio 6.6-7)

3-RESPEITO DOS FILHOS E FILHAS AOS PAIS E MÃES

“Respeite o seu pai e a sua mãe, como eu, o seu Deus, estou ordenando, para que você viva muito tempo, e tudo corra bem para você na terra que estou lhe dando.”  (Deuteronômio 5.16)

4-RESPEITO DOS PAIS E MÃES AOS FILHOS E FILHAS

“Pais, não irritem seus filhos; antes criem-nos segundo a instrução e o conselho do Senhor.” (Efésios 6.4)

5-ORAÇÃO

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.” (Filipenses 4.6)

6-SABEDORIA

“Com a sabedoria edifica-se a casa, e com a inteligência ela se firma;” (Provérbios 24.3)

7-AMOR

“Acima de tudo, porém, revistam-se do amor, que é o elo perfeito.” (Colossenses 3.14)

(Após apresentar os ingredientes para uma Família abençoada, o pastor ou pastora, pede que as famílias se reúnam e finaliza com uma oração)

Apresentador(a) 4 – O Programa MÃE TAMANHO FAMÍLIA, chegou ao fim! Mas os ingredientes para uma família abençoada precisam estar sempre em nossa família! Enquanto você experimenta a receita Master Chef Família, não se esqueça: Mantenha esses ingredientes sempre à disposição e que Deus nos abençoe!

Apresentador(a) 1 – Mães, amamos vocês! Agradecemos por todo o amor! Deus as abençoe!

Todos(as) apresentadores(as) junto com as crianças: FELIZ DIA DAS MÃES

(entregar os bombons ou biscoitos, e se possível, um cartão com os ingredientes da receita Master Chef Família. Se houver uma lembrancinha especial para as mães, entregar neste momento)

 

Programa elaborado por Rosiléia Dia Araujo
Departamento Nacional de Escola Dominical

 


[2] Adaptação do texto : ingredientes para criar uma família feliz (www.bibliaon.com/receita_para_uma_familia_feliz/)


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Sugestões de celebração para o Ciclo Pascal

Em tempos de pandemia nós estamos reinventando a nossa forma de celebrar a fé pelo cuidado com a vida. Por isso, propomos para essa semana uma série de reflexões referentes ao período pascal para que você possa celebrar em sua casa, com as pessoas com quem convive. Para quem vive só, não precisa celebrar sozinho, se valha dos recursos digitais para estar junto com quem você ama nesse importante período para a nossa fé cristã.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães