Publicado por Comunicação em Geral | 22/11/2021 às 13:48:53

Liturgia para o Dia de Ação de Graças 2021

GRATIDÃO E ESPERANÇA

É tempo de agradecer, de trazer a memória o que Deus fez no passado, continua a fazer no presente, a fim de olharmos para o futuro com esperança.

(Clique aqui para baixar em PDF)


ADORAÇÃO – Tudo vem de ti, Senhor.

Dirigente: Leitura Bíblica: 1 Crônicas 29.10b-13;14b

“Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade a eternidade. Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade, porque teu é tudo o que há nos céus e na terra. Teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste como chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti. Tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder. Contigo está o engrandecer e dar força a todos. Agora, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. [...] Porque tudo vem de ti, e nós só damos o que vem das tuas mãos.”

Dirigente: É tempo de agradecer! Tempo de trazer a memória que o Nosso Deus é de eternidade a eternidade. A Ele pertence tudo o que há nos céus e na terra. Ele está acima de todas as coisas. Ele é Senhor, mas é também o Nosso Pai. Adoremos ao Nosso Deus!

2 Cânticos (sugestões)
Grandioso és Tu
Quão grande é o Senhor
Grande é o Senhor
És Nosso Pai
A Deus louvai (CD Criativando, faixa n° 2)
Adoração (CD Evangelho, convite pra paz, faixa n° 24)

Orações de adoração (convidar a comunidade para adorar ao Senhor, através de frases e orações objetivas)


CONFISSÃO – Não se lembraram das suas misericórdias.

Leitura Bíblica: Salmo 106.6-13

“Pecamos, como os nossos pais; cometemos iniquidade, procedemos mal. Nossos pais, no Egito, não entenderam as tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias e foram rebeldes junto ao mar, o mar Vermelho. Mas Deus os salvou por amor do seu nome, para lhes revelar o seu poder. Repreendeu o mar Vermelho, e ele secou; ele os fez passar pelos abismos, como por um deserto. Salvou-os das mãos de quem os odiava e os resgatou do poder do inimigo. As águas cobriram os seus opressores; nem um deles escapou. Então creram nas suas palavras e lhe cantaram louvor. Logo, porém, se esqueceram das obras de Deus e não esperaram pelos seus desígnios.

Dirigente: O povo de Israel se esqueceu das misericórdias do Senhor, não compreendeu os Seus grandes feitos. Mas Deus os salvou por amor do Seu nome e o povo cantou, louvando e crendo em Suas palavras, porém, logo se esqueceram das obras de Deus, o que os levou a não mais esperarem pelo Seu agir.  
É preciso trazer a memória constantemente os feitos do Senhor, o Seu agir em nossa vida, a fim de não esquecermos quem é o Nosso Deus e o que Ele pode fazer. 
Confessemos ao Senhor, se porventura nossa falta de esperança ou nossa dificuldade em esperar pelo Seu agir não se deve ao fato de termos esquecido do que Ele já fez por nós.

Oração de confissão 

Palavra de Esperança: Salmo 106.44,45

“Mas Deus olhou para eles quando estavam angustiados e lhes ouviu o clamor; lembrou-se, a favor deles, de sua aliança e se compadeceu, segundo a multidão de suas misericórdias.”


LOUVOR – Alegrai-vos na esperança!

LITANIA DE LOUVOR
(Salmo 39:7; 71.5; 62.5; 33.22; Jeremias 29:11; Hebreus 10:23; Romanos 12:12ª; Salmo 126.3; 92.4; 100:4)

Dirigente: Agora, pois, Senhor, que espero eu? A minha esperança está em ti.
Congregação: Pois tu és a minha esperança, Senhor Deus; tu és a minha confiança desde a minha mocidade. 
Homens: Ó minha alma, espera somente em Deus, porque dele vem a minha esperança.
Mulheres: Seja a tua misericórdia, Senhor, sobre nós, como em ti esperamos  
Dirigente: Eu é que sei que pensamentos tenho a respeito de vocês, diz o Senhor. São pensamentos de paz e não de mal, para dar-lhes um futuro e uma esperança.
Congregação: Retenhamos firmes a confissão da nossa esperança; porque fiel é o que prometeu. 
Crianças: Alegrai-vos na esperança. 
Mulheres: Grandes coisas o Senhor fez por nós; por isso, estamos alegres.
Homens: Pois me alegraste, Senhor, com os teus feitos; exultarei nas obras das tuas mãos.
Todos e todas: Entrem por suas portas com ações de graças e nos seus átrios, com hinos de louvor; rendam-lhe graças e bendigam o seu nome.

Cânticos (sugestões)
Rendei graças ao Senhor
Aclame ao Senhor 
Esperança 
Ação de Graças 
Glória a Trindade (Hino 129 – Hinário Evangélico)
Querido Deus (CD Crescer, faixa n° 29)
O Senhor restaurou (CD Sombra Amiga & Água Pura faixa n° 13)

Ofertório 
[Sugestão: Fazer um breve histórico do Dia de Ação de Graças e a importância da partilha dos frutos da terra. Ter um coração agradecido pelas bençãos recebidas é traduzido também pela nossa doação de alimentos, para minimizar a fome que se alastra em nosso país. Organizar para que essas ofertas sejam compartilhadas com as famílias mais vulneráveis da comunidade.]


EDIFICAÇÃO 

Sugestões de textos bíblicos:
Romanos 4.18-21 (Abraão esperou contra a esperança, ele creu e fortaleceu a sua fé dando glória a Deus.)
Salmo 105 (Convite a trazer a memória os feitos do Senhor, rendendo-lhe graças com alegria e confiança.)
Salmo 126 (Grandes coisas fez o Senhor por nós, por isso estamos cheios de alegria, ainda que a semeadura seja com lágrimas, há esperança e confiança na colheita festiva.)


DEDICAÇÃO - Quero trazer a memória o que nos dá esperança. 

(Convide antecipadamente algumas pessoas da comunidade para que partilharem suas experiências de trazer a memória os feitos do Senhor e como isso lhes fortaleceu a fé, trazendo esperança para o futuro)
Finalize o momento de testemunhos motivando a comunidade a reconhecer a cada dia, os motivos que têm para agradecer e esperançar em Deus.

Cântico 
Te agradeço

Oração final 

Benção 
Que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nele, para que vocês transbordem de esperança, pelo poder do Espírito Santo.
Que o Senhor Jesus Cristo dê ânimo aos seus corações e os fortaleça para fazerem sempre o bem, tanto em atos como em palavras.
Que o Espírito Santo te faça lembrar do que lhe pode dar esperança.


Rosiléia Dias Araujo 
Departamento Nacional de Escola Dominical


Tags: sem tags no momento!