Publicado por Sara de Paula em Liturgia - 21/11/2016

Liturgia para o Dia de Ação de Graças


No Dia 24 de Novembro comemoramos o Dia de Ação de Graças. Entenda um pouco sobre a origem da data na sugestão de Liturgia preparada pelo Departamento Nacional de Escola Dominical.
 

Esse ano, o departamento disponibiliza duas programações para download. Uma programação para crianças e a Liturgia produzida com materiais cedidos pelo Projeto Sombra e Água Fresca.


História
 

O Dia de Ação de Graças é aquele em que todos devem fazer uma pausa para refletir e agradecer a Deus por tudo que Ele fez e tem feito.
 

A origem desta data remonta há milhares de anos, quando povos antigos se reuniam numa grande festa pela colheita dos frutos e cereais.
 

Apesar da primeira festa datar do século XVII, sua origem provavelmente vem dos festivais de colheita que eram tradicionais em várias partes do mundo desde a Idade Antiga.
 

Outro importante precursor do Dia de Ação de Graças era o costume que os protestantes ingleses tinham de escolher datas especiais para agradecer. Às graças divinas. Isso, no entanto, não acontecia regularmente; eles faziam essas comemorações em épocas de crise ou logo após um período ruim ter passado.
 

Com o passar do tempo, um grupo de colonos norte americanos ao chegarem em uma terra desconhecida, sofreram e muitos morreram devido às condições do clima e a falta de experiência no cultivo da terra. Com a ajuda dos índios, aprenderam a caçar e plantar, ficaram maravilhados com a abundância daquela terra que após a primeira colheita se reuniram para agradecer a Deus pela bênção e pela terra que haviam escolhido como sua pátria.
 

No Brasil, a ideia vem desde Joaquim Nabuco, embaixador do Brasil nos EUA, mas somente no dia 19 de novembro de 1965 foi regulamentado pelo governo.
 

Confira o texto completo fazendo download dos materiais gratuitamente. 


Desejamos um Feliz Dia de Ação de Graças à todos e todas.
 


 

Download

 

PROGRAMA
Elaborada por Elisana Costa Sanches, redatora da Revista-Bem-te-vi
CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD


 

PROPOSTA PARA TRABALHO COM CRIANÇAS
Produzido com material do Projeto Sombra e Água Fresca
CLIQUE AQUI E FAÇA DOWNLOAD


Tags: Ação de Graças


Posts relacionados

Geral, Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Quaresma: viver com fé e sabedoria

O pleno exercício da nossa espiritualidade cristã nos convida a uma vida de intimidade com Deus. Neste sentido, o calendário litúrgico se constitui com fonte de memória e inspiração para o fortalecimento dessa espiritualidade e para reafirmação do nosso compromisso como discípulas e discípulos que anunciam a solidariedade e a esperança do evangelho de Cristo.

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia | Dia das mães 2021

 Celebre o Dia das Mães. Organizamos uma coletânea dos programas e liturgias para celebrar o Dia das Mães, publicados em anos anteriores. No final, você encontrará os links de cada ano com breves informações do conteúdo.