Publicado por Sara de Paula em Geral, Liturgia, Escola Dominical - 10/10/2018

Liturgias para o dia das crianças


Foto: Zach Lucero | Unsplash

Na próxima sexta-feira, dia 12 de outubro, celebramos o Dia das Crianças. A data nos convida a falar sobre a importante participação delas no Reino. Confira abaixo a sugestão de liturgia para trabalhar o tema na Comunidade de Fé. Com o tema "Andando na Luz de Deus", a sugestão de liturgia principal traz um momento de dinâmica com a igreja, ou a possibilidade de se realizar uma cantata com as crianças da igreja. 

O Departamento Nacional de Escola Dominical divulga também uma segunda sugestão de liturgia, que foi usada para marcar a data no culto promovido na Sede Nacional da Igreja Metodista. O material de apoio conta com a liturgia e apresentação de slides. 
 

LITURGIA PARA O DIA DAS CRIANÇAS
ANDANDO NA LUZ DE DEUS

 

ABERTURA

As crianças entram no templo segurando lanternas ou luzes coloridas cantando o cântico “Ando, ando, ando, na luz de Deus”.

Ando, ando, ando, na luz de Deus (3x)
Andando na luz de Deus.

(www.cifras.com.br/cifra/desconhecido/andando-na-luz-de-deus)

SAUDAÇÃO

Dirigente:  Disse o Senhor Jesus, que aqueles e aquelas que acolherem uma criança em Seu nome, a Ele estão acolhendo (Mateus 18.5). Assim, queremos acolher primeiramente a todas as crianças em nome de Jesus. Acolhemos também a todos os irmãos e irmãs para louvarmos a Jesus, que é a nossa luz!

ADORAÇÃO

Leitura Bíblica (por uma criança):

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. A vida estava nele e a vida era a luz dos homens.” (João 1.1,4)

“O Senhor é Deus, Ele é a nossa luz;” (Salmos 118.27a)

Cânticos de adoração: (sugestões)

Luz do mundo (www.letras.mus.br/adoracao-e-adoradores/225173/)

Brilha Jesus (www.letras.mus.br/vencedores-por-cristo/446686/)

Adoremos o criador (CD Criativando, fixa n°1 – Coral Arco íris - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas))

 

Oração de adoração (convidar uma criança para orar)

CONFISSÃO

Dirigente: Leitura Bíblica:

“São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!” (Mateus 6.22-23)

“Jesus fala de "andar na luz" como um estilo de vida, em que as coisas que nós fazemos são aparentes, verdadeiras e autênticas. Quem "anda nas trevas" são aquelas pessoas que, por causa de algum engano ou pecado, precisam esconder suas ações, de modo que ninguém sabe exatamente a intenção do coração dela. Jesus faz uma associação direta entre a bondade e a luz, quando ele diz que, se nossos olhos forem bons, todo o nosso corpo será luminoso. Assim, quando amamos as pessoas e procuramos ver o melhor delas, poderemos ser canal de luz que as ajudará também a encontrar o caminho da salvação.” (Bispa Hideide Brito Torres – Caderno EBF-2018 - http://www.metodista.org.br/escola-biblica-de-ferias-2018)

Oremos e confessemos ao Senhor se o nosso olhar não tem sido bom, nos impedindo de andar na luz, e de ser luz para aqueles e aquelas que necessitam.

Cântico: De  joelhos confesso (CD Criativando, faixa n° 3 – Coral Arco íris – disponível em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

Oração de confissão: (convide alguém da equipe pastoral ou de professores(as) de crianças

Palavra de Esperança:

“Pois em ti está o manancial da vida; na tua luz, vemos a luz” (Salmo 36.9)

LOUVOR

Leitura Bíblica (feita por uma criança): “O Senhor é a minha luz e a minha salvação;” (Salmo 27.1a)

Cânticos (sugestões)

Deus é Senhor da criação (CD Fazendo a Festa, faixa 1)

Louvor (CD Fazendo a Festa, faixa n° 6)

(músicas disponíveis em http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

Hino Brilhando por Jesus (n° 156 do Hinário Evangélico)

Ofertório

EDIFICAÇÃO

“Lâmpada para os meus pés é a tua palavra e, luz para os meus caminhos.” (Salmo 119.105)

Sugestão 1

Dinâmica para contar a história bíblica.

Escolha uma história bíblica e providencie cartazes com ilustrações da sequência da história.

Distribua esses cartazes pelas paredes, em locais mais altos ou peça para algumas pessoas segurarem os cartazes que serão erguidos na hora da história. Prepare alguns cartazes com palavras que possam lembrar os ensinos contidos na história.

Providencie uma boa lanterna, que possa iluminar os cartazes na hora da história.

Reúna as crianças a frente e apague as luzes.

Com o auxílio da lanterna, inicie a contação da história iluminado os cartazes na sequência da história, e por fim os cartazes com as palavras selecionadas.

Acenda as luzes e pergunte as crianças o que tornou possível ver as ilustrações. Certamente a “luz da lanterna” será a resposta. Finalize o momento de edificação reforçando a importância da palavra de Deus como luz que nos ajuda a ver o caminho que devemos seguir, atentando para os ensinamentos do Senhor que nos ajudam a amar a Deus e a amar as pessoas.

(Obs.: A Dinâmica é apropriada para a noite, caso seja realizada durante o dia, tente deixar o ambiente o mais escuro possível, utilizando cortinas nas janelas. Outra opção é providenciar um quadro vasado com pisca-pisca nas laterais do quadro, para trazer a ideia da luz. Durante a contação da história, uma pessoa pode ir colocando as ilustrações no quadro que está iluminado.)

Sugestão 2

Cantata: Pelas mãos de uma criança (veja no anexo do programa)

DEDICAÇÃO

Dirigente:  Que a luz de Cristo brilhe e nos envolva em amor, e que esse amor alcance mais e mais pessoas.  Que possamos ser luz, mostrando ao mundo que em Jesus há salvação, alegria, paz, amor e esperança.

Cântico: Que a luz de Cristo brilhe (CD Criativando, faixa n°12)

(sugestão: durante o cântico, distribuir palitos de neon que brilham no escuro, ou alguns chaveirinhos que acendem luzes coloridas ou ainda, pode-se acender algumas velas).

Oração final

Benção

Que a benção de Deus, nosso Pai,
Que a benção de Deus, o Filho Jesus
Que a benção de Deus, Espírito Santo
Seja com todos nós, amém!
Seja com todas nós!

(Benção – CD Sombra Amiga & Água pura, faixa n° 31 – PSAF - http://www.metodista.org.br/escola-dominical-musicas)

Sugestão de Histórias Bíblicas para o momento de Edificação

A cura de Naamã – 2 Reis 5.1-19
A cura da filha de Jairo – Marcos 5.21-24; 35-43
A conversão de Saulo – Atos 9.1-19
Davi e Mefibosete – 2 Samuel 9.1-13

Departamento Nacional de Escola Dominical
Rosiléia Dias Araujo

 

ANEXOS

BAIXE A LITURGIA ACIMA EM PDF PARA MELHOR IMPRESSÃO CANTATA: PELAS MÃOS DE UMA CRIANÇA CLIQUE AQUI PARA FAZER DOWNLOAD DO CD INDICADO NA CANTATA



CONFIRA TAMBÉM A SUGESTÃO DE LITURGIA II
 

LITURGIA PARA O DIA DAS CRIANÇAS
DEUS É AMOR
APRESENTAÇÃO
POWER POINT


 

 

 


Posts relacionados