Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical, Liturgia, Geral - 01/12/2017

Material de apoio para o período do Advento


Confira o material de apoio divulgado pela Igreja Metodista para celebração do período do Advento. O conteúdo abaixo destaca o estudo sobre o significado da celebração e traz o documento de orientação para o momento de acendar as velas dos quatro domingos do Advento. 

Leia abaixo o texto na íntegra e faça download do material no final da página. 



O SIGNIFICADO DO ADVENTO

A palavra “advento” vem do latim e significa “vinda”, “espera”. É o período que marca o início do calendário litúrgico cristão, e corresponde aos quatro domingos que antecedem ao Natal. Para os cristãos e cristãs é um tempo muito significativo, marcado pela espera e esperança.

É o tempo de preparação para a vinda do Senhor, de celebrar a expectativa e a espera pela vinda do Messias. O Advento é marcado pelas promessas de Deus, reveladas aos seus servos, os profetas, e pelos acontecimentos que antecedem o nascimento de Jesus Cristo, na cidade de Belém.

Celebramos e partilhamos a ESPERANÇA no cumprimento da promessa, a ALEGRIA pela promessa que se cumpre trazendo vida e salvação, a PAZ que renova e fortalece a fé, e o AMOR, demonstrado por Deus, ao enviar Seu filho Unigênito, para que todo aquele e aquela que nEle crê, tenha vida eterna.
 

SÍMBOLOS E CORES DO ADVENTO[1]

Sugerimos os seguintes símbolos para ambientação litúrgica no período do Advento:

-Coroa do Advento; simbolizando a realeza de Cristo;

-Velas: simbolizando a chegada de Cristo como luz do mundo;

-Luzes: símbolo da luz que ilumina as trevas, o próprio Cristo.

No Advento, usa-se o roxo, o lilás e o rosa. O roxo significa contrição, daí a matização das cores no sentido de ir clareando conforme a chegada do Natal. A cor rosa  geralmente, é usada no quarto domingo do Advento, que simboliza a alegria.

 A COROA DO ADVENTO

“O círculo, por não ter começo nem fim, nos ensina que o amor de Deus por nós é eterno e a cor verde nos remete a importância da vida humana e da criação divina, além de trazer consigo o significado da esperança da Salvação em Jesus Cristo. Nesta coroa colocam-se fitas vermelhas cujo simbolismo traz a memória as alianças de Deus com a Humanidade, através da história, com o fim de salvá-la.

Na coroa estão presentes cinco velas, sendo uma ao centro e quatro distribuídas em distâncias equitativas na coroa. As velas, que são colocadas encima do círculo (na coroa propriamente dita) são das cores roxa, violeta, lilás e cor de rosa. Pode-se trabalhar a ornamentação com o degradé de cores das velas ou simplesmente em um só padrão desde que dentro das cores citadas. Acende-se uma vela no primeiro domingo, acendem-se duas velas no segundo domingo e assim sucessivamente até o quarto domingo do advento. As velas são acesas a cada domingo relembrando as promessas de Deus sobre a chegada do Messias e a cores fortes relembram a ansiedade da espera e a necessidade de arrependimento de nossos pecados.

A vela branca deve ficar centralizada e será acesa apenas no dia de Natal porque ela simboliza o nascimento de Jesus Cristo, sua cor traz a memória que Jesus Cristo é a Luz do mundo, o Salvador da humanidade

(este trecho é parte integrante do texto: O TEMPO DO ADVENTO E A ESPERANÇA DA SALVAÇÃO da Igreja Metodista Central de São Bernardo do Campo.)

Fonte: http://metodistacentralsbc.blogspot.com.br/2012/12/o-tempo-do-advento-e-esperanca-da.html


[1] Biblioteca Vida e Missão – O Culto da Igreja em Missão

Organizado por Rosiléia F. Dias de Araújo
Departamento Nacional de Escola Dominical

 

 

CLIQUE ABAIXO PARA FAZER DOWNLOAD DOS DOCUMENTOS
 

 O SIGNIFICADO DO ADVENTO
 

 SUGESTÃO PARA O MOMENTO DE ACENDER AS VELAS DOS QUATRO DOMINGOS DO ADVENTO
 

 JORNAL EXPOSITOR CRISTÃO DE DEZEMBRO
ADVENTO: TEMPO DE ESTUDAR A PALAVRA DE DEUS

Escrito pelo Bispo Honorário da Igreja Metodista, Josué Adam Lazier


Posts relacionados

Geral, Administração, Educação, Oficial, Colégio Episcopal, por Comunicação

Nomeações e Designação da Área Nacional - 2024

  Confira as nomeações e designações da Igreja Metodista para as áreas no ano de 2024.

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães