Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mídia - 01/07/2014

Metodistas norte-americanos em missão no Brasil

fonte: Pr. José Geraldo Magalhães / 
Deixar o Estado de Mississipi, nos Estados Unidos para vir ao Brasil já está no calendário de alguns/as norte-americanos/as. Pela terceira vez consecutiva, o grupo de estrangeiros/as esteve no país para a realização de reformas em igrejas e trabalho com crianças. Desta vez, as atividades foram no acabamento do templo da Congregação Metodista do bairro Jundiapeba em Mogi das Cruzes/SP, no início do mês de junho.
 
Foram quatro dias de trabalho intenso. Enquanto uns/as carregavam areia, outros/as levavam os pisos para colocar do lado de fora do templo. A pintura do logo do Projeto Sombra e Água Fresca — um trabalho específico da Igreja Metodista com crianças com idades entre 6 e 14 anos — ficou registrado na parede externa da congregação. 
 
Ninguém ficava parado! Houve uma mobilização de 30 voluntários/as membros da Igreja Metodista em Mogi e Jundiapeba que se envolveram no preparo de alimentação e hospedagem dos/as 15 voluntários/as. “Compramos quatro beliches e colocamos nas salas para acolhê-los/as. A rede elétrica foi trocada para a instalação de dois chuveiros. Estamos muito felizes com a vinda deles/as em nossa comunidade”, disse a pastora titular de Mogi das Cruzes, Thelma Nascimento.
 
De acordo com o Missionário Designado para Jundiapeba, Carlos Alberto dos Santos, além de arcar com as despesas da viagem, eles/as contribuíram com a compra de materiais de construção. “Eles/as investiram quase cinco mil reais na compra do piso ecológico, tintas para pintar as paredes e janelas, além do pedreiro para colocar o piso”, disse o pastor Carlos Alberto.
 
Investimento - “Ao todo foram cerca de 22 mil reais que os/as Voluntários/as em Missão no Brasil investiram em Jundiapeba”, conta a pastora Thelma. Com a verba foi possível comprar armários para guardar materiais das crianças, fazer o acabamento da Congregação e quitar as parcelas faltantes de um empréstimo com a Sede Regional da 3ª Região. 
 
Para o pastor que lidera a caravana americana dos/as Voluntários/as em Missão, ­Barry Male, as igrejas visitadas no Brasil têm algo de especial. “Pela terceira vez visitamos o Brasil e todas as vezes temos uma experiência maravilhosa. Percebemos que os/as pastores/as das Igrejas que nos hospedam têm uma paixão missionária pelas comunidades carentes”, afirmou.
 
Novos projetos estão em pauta para o próximo ano. A ideia do grupo é sempre apoiar as comunidades onde constam Projetos Sombra e Água Fresca. “Talvez faremos o Amazonas em 2015. Se algum dia Moçambique tiver o projeto Sombra e Água Fresca queremos apoiar também”, disse o pastor Barry que liderou uma equipe de voluntários/as para Costa Rica e Alasca no ano passado. 
 
Projeto - Além do grupo de Mississipi, da Igreja em New Albany, a pastora da Igreja Metodista Unida em Brandon, Allison ­Dickerson, também acompanhou voluntários/as da sua comunidade. É a primeira vez que a Igreja em Brandon participa da missão no Brasil. Após o período de trabalho missionário em Jundiapeba, os/as voluntários/as fizeram questão de visitar Vila Rica e Perequê (regiões norte de São Paulo e litoral paulista). Locais em que estiveram nos anos de 2011 e 2012 respectivamente.
 
A Congregação em Jundiapeba faz parte da Igreja Metodista em Mogi das Cruzes/SP. Há pouco mais de três anos, o terreno foi adquirido por 58 mil reais. Com o compromisso missionário dos membros e um empréstimo com a Sede Regional da 3ª Região, as obras foram avançando. Atualmente a Congregação conta com o salão para os cultos, uma cozinha, banheiros e uma sala que dá acesso ao 2º piso. Cerca de 35 crianças, com idade entre 6 e 14 anos, são atendidas no Projeto Sombra e Água Fresca duas vezes por semana com apoio dos/as voluntários/as da comunidade. Eles/as contribuem com aulas de reforço escolar, educação cristã, inclusão digital e musicalização infantil. 

 

CLIQUE AQUI PARA FAZER O DOWNLOAD EM PDF

 

Leia online

 

Tags: expositor cristao, jornal, igreja metodista, sombra e água fresca


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16). Não se trata de uma data. Natal significa comunhão com Cristo no cotidiano. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de janeiro anuncia as boas notícias da graça

Em 2021, o tema da Igreja Metodista é Discípulas e discípulos nos caminhos da missão anunciam as boas notícias da graça, fechando assim o quinquênio definido no último Concílio Geral, realizado em 2016. Anunciar a graça de Deus não é só um mandamento, é mais que isso, é uma dádiva de Deus, conforme encontramos no texto de Isaías 52.7. Anunciar as boas-novas tem a ver com o viver debaixo da graça de Deus.

Expositor Cristão, Destaques Nacionais, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão recebe Prêmio Areté de melhor jornal

O dia 12 de agosto vai ficar marcado na história da Igreja Metodista. O jornal Expositor Cristão foi eleito o melhor jornal evangélico do Brasil! 

Mulheres, Educação Teológica, Educação, Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Encontro de capacitação reúne mulheres de todo o Brasil

Aprendizagem e o diálogo sobre o culto a Deus que se dá comunitariamente na caminhada da vida foi um dos destaques no evento que aconteceu em junho em São Bernardo do Campo/SP

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Recepção calorosa ao novo Expositor Cristão

30 mil exemplares do jornal metodista foram distribuídos para todo o Brasil.

Mídia, por José Geraldo Magalhães