Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão, Mulheres, Mídia - 10/07/2014

Novos paradigmas: descaracterização das sociedades de mulheres

Sonia do Nascimento Palmeira / 
Presidente da Confederação Metodista de Mulheres
 
Como se não bastasse a entrada em cena de muitos modismos encapados de “novo modelo” de fazer evangelismo, a liderança de boa parte da Igreja Metodista quer mexer nas estruturas de nossas Sociedades com a ideia fixa de transformá-las em “ministérios” ou coisa que o valha, com a simples alegação de que “sociedade é coisa de gente velha”, ultrapassada e que não se encaixa no novo paradigma ou no novo modelo de ser Igreja.
 
A mulher faz parte do histórico metodista. Sua participação deu-se numa Inglaterra caótica, necessitando extremamente de mudanças profundas nas mais diversas áreas, mas principalmente na área social – o setor desprotegido e empobrecido da Inglaterra do século 18. 
 
E foram os olhares femininos que descortinaram o horizonte, descobrindo espaços que pudessem ser preenchidos, influenciando os segmentos societários e revendo direitos e deveres no afã de um compartilhamento de ideias que pudessem se transformar num poderoso instrumento a tirar da inércia um povo de consciência adormecida provocada pelas injustiças e pelos desníveis sociais. 
 
Fala-se em “sonhos e visões”, mas nós não somos produtos de “sonhos ou visões”, mas de realidades, de experiências de vida sempre relacionadas com os ensinamentos de Cristo; somos produto sim, da fé e, movidas por essa força extraordinária, nós assim a expressamos tanto no trabalho como na adoração. 
 
Surpreende-me a Igreja de hoje! Recheada de modismos importados, com a pregação de um evangelho despreocupado em constranger pecadores, mas sim com um crescimento “a qualquer custo”, formando agrupamentos de gente que entra pela janela da satisfação social e não pela porta do arrependimento e fé. 
 
A sociedade de mulheres teve um papel importante no metodismo primitivo de serviço, oração e amizade e, em nossos dias, ela continua sendo relevante e atende plenamente aos novos paradigmas da Igreja Metodista, pois trata-se de um espaço de acolhida, união, comunhão, discipulado, oração e valorização da mulher. 
 
Sua ênfase de serviço está voltada às necessidades da sociedade e do mundo, indo ao encontro da perspectiva bíblica, citamos Dorcas, que era amada e reconhecida pela comunidade pelo seu trabalho de serviço aos pobres. Cada igreja deverá descobrir as necessidades ao seu redor para uma ação eficaz. Não podemos simplesmente ignorar e desconhecer essa história e esse passado. Como corpo de Cristo a Igreja precisa estar bem ajustada, sem dissensões, sem métodos excludentes e sem ajustes eclesiásticos que venham a ferir nossos princípios doutrinários e nossa herança histórica. Assim vejo a Igreja Metodista hoje: uma arena, onde cada líder usa das mais variadas estratégias para se postar no topo do poder, não importando os meios para atingir o fim, numa corrida para formar e se manter em seu “status quo”. 
 
Percebemos a falta de unidade na Igreja, onde cada pastor/a aplica seu discipulado ao bel prazer. Claro, existem exceções, talvez poucas, mas algumas igrejas e alguns/as pastores e pastoras têm abraçado a causa, valorizando o trabalho feminino. Entretanto, àqueles/as que objetivam a descaracterização do nosso trabalho e a razão da existência de nossas sociedades, que atentem, cumpram e façam cumprir o que recomenda nossos documentos e que prevaleça a unidade, abortando as ideias pragmáticas que nem sempre representam nossa realidade. 
 
Seria bastante saudável que deixássemos a ostentação e nos preocupássemos mais em santificação “sem a qual não veremos a Deus”. 
 

Tags: expositor-cristao, jornal, igreja-metodista,


Posts relacionados

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Janeiro: Poder da Oração

 Que a oração é importante ninguém duvida. Mas, por que tantas igrejas têm dificuldade para motivar pessoas nesta área? Reflita sobre o assunto e comece 2015 orando!

Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de Novembro: Meios da Graça de Deus

Tire suas dúvidas sobre Batismo e Ceia do Senhor e reflita sobre a importância dos sacramentos! 

Expositor Cristão, por José Geraldo Magalhães

Reflexão especial sobre o Dia dos Pais!

Mais do que ser provedor do “pão de cada dia” e das demais necessidades básicas na manutenção da casa, o pai tem a obrigação de ser amigo. Leia a reflexão completa!

Expositor Cristão, Jovens, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Juventude metodista entra em campo na Copa do Mundo

Metodistas se mobilizam durante competições da Copa do Mundo. Confira os detalhes!