Publicado por José Geraldo Magalhães em Liturgia, Destaques Nacionais, Pastoral dos Direitos Humanos - 08/12/2015

10 de dezembro: Dia Internacional dos Direitos Humanos. Veja material de apoio para refletir e celebrar!

Promover os Direitos Humanos é promover a vontade de Deus em meio as injustiças. Por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos
 
 
Até quando, Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritar-te-ei: Violência! E não me salvarás? Por que me mostras a iniquidade, e me fazes ver a opressão? Pois a destruição e a violência estão diante de mim; há contendas, e o litígio se suscita. Por esta causa a lei se afrouxa, e a justiça nunca se manifesta; porque o perverso cerca o justo e a justiça é torcida. (Habacuque 1.2-4)
 
Em momentos de crise social, aumento da percepção da criminalidade, impunidade e injustiça, não poucas vezes a população de um país recorre a soluções populistas e demagógicas, cujos efeitos nunca trazem os benefícios prometidos. Habacuque viveu num contexto semelhante e  clamou a Deus pedindo a punição aos transgressores. Todavia, após o clamor por justiça, o povo de Israel passou a ser assolado pelos caldeus. E a isto o profeta Habacuque reagiu com perplexidade, pois o que a primeira vista parecia ser a justa punição de um povo infiel e ímpio, revelou-se opressão e violência por parte dos próprios líderes do povo
 
Nas eleições de 2014, parte da população de nosso país respondeu a um clima de insatisfação e descontentamento elegendo parlamentares representantes de grandes empresas, ruralistas, militaristas e fundamentalistas¹. Neste ano, esse congresso , tem dado andamento a uma série de projetos aparentemente reagindo a demandas da sociedade, mas que na verdade revelam-se ataques frontais aos direitos das pessoas. Entre estes projetos destacamos os seguintes:
 
1) Liberação da terceirização para qualquer atividade da empresa. 
A flexibilização nas formas de contratação, e a ampliação da terceirização para as atividades fins, por meio do Projeto de Lei 4330/2004, que trata do contrato de prestação de serviço a terceiros e as relações de trabalho dele decorrentes. A terceirização do trabalho não é uma prática recente nas relações de trabalho no Brasil, e tem como objetivo a redução dos custos na produção. Ocorre que os dados levantados demonstram que os trabalhadores e trabalhadoras terceirizados possuem uma remuneração 24,7% menor, com uma jornada de trabalho 3 horas maior e uma taxa de rotatividade que é o dobro do trabalhador formal.
Os dados do DIEESE revelam também que aproximadamente 84% dos acidentes de trabalho no Brasil, ocorrem com trabalhadores terceirizados, visto que os mesmos não são suficientemente preparados para execução das tarefas e estão sujeitos a uma alta rotatividade. 
A dignidade do ser humano está sendo colocada em segundo plano em nome da redução dos custos, do aumento da competitividade e dos lucros.  A Assessoria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos da Igreja Metodista na 3ª Região (ADH) se pronunciou a este respeito através do artigo “Digno é o Trabalhador de seu Salário” .
 
2) Transferência do poder de demarcação de Terras Indígenas para deputados e senadores.
Está em tramitação a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/2000 na qual a responsabilidade de demarcação de territórios indígenas passa para o Congresso Nacional. Em um Congresso Nacional cuja bancada das mais expressivas e articuladas é a dos ruralistas, composta por aproximadamente 30% dos deputados, cerca de 263 representantes , aumentará a dificuldade da devolução de terra às populações indígenas. 
 
3) Redução da maioridade penal. 
Há algumas propostas em trâmite no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado) visando a alteração da Constituição Federal permitindo a prisão de jovens a partir de 16 anos de idade. A Igreja Metodista pronunciou-se oficialmente de maneira contrária a tal proposta .
 
4) Alteração da definição de trabalho análogo à escravidão. 
O PL 3842/2012 altera a redação do Código Penal, restringindo a definição de trabalho análogo à escravidão apenas àquele no qual há privação de liberdade, eliminando referências a condições degradantes e jornada exaustiva. Também restringe a tipificação do crime a condição de trabalho ou serviço realizado sob ameaça, coação ou violência, com restrição de locomoção e para o qual a pessoa não tenha se oferecido espontaneamente, deixando de fora o trabalho vinculado à contração de dívidas com o empregador ou preposto .Tal manobra visa impedir que propriedades rurais e industriais sejam desapropriados, além da aplicação das penas previstas no Código Penal. 
 
A ADH, em virtude de repetidos casos nos quais oficinas de costura, muitas das quais prestando serviços a grandes marcas de roupas, foram flagradas cometendo tal crime, pronunciou-se através do artigo “A Missão do Discípulo e da Discípula no Enfrentamento do Pecado da Escravidão ”.
 
Estas são algumas das situações nas quais o Congresso Nacional, sob a justificativa de solucionar questões sociais prementes, restringe direitos básicos da população. No dia 10 de dezembro é comemorado o Dia Internacional dos Direitos Humanos. A Igreja de Cristo não pode estar alheia às questões sociais, sobretudo às questões que afetam os mais pobres e marginalizados, cujos direitos básicos de saúde, moradia, segurança e habitação já são sistematicamente violados pelo poder público e pelo poder econômico privado.
 
Convidamos as igrejas locais a dedicarem uma aula de suas escolas dominicais, reuniões de grupos societários e reuniões de discipulado em pequenos grupos para o estudo e reflexão deste texto e da lição “Direito ao Pão. Direito à Vida ”, escrito por ocasião do Dia Internacional dos Direitos Humanos e que assim discípulos e discípulas de Jesus conheçam a realidade social e possam atuar nos bairros, cidades e em nosso país de maneira a refletir os valores do Evangelho!

Tags: Direitos Humanos


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Sessão online do 21º Concílio Geral

Assista a sessão online do 21º Concílio Geral da Igreja Metodista. O conclave será transmitido ao vivo no dia 11 de dezembro de 2021, a partir das 9h (horário de Brasília), somente no canal Metodista Brasil, no Youtube.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Rumo ao 20º Concílio Geral

Falta pouco menos de um ano para a realização do 20º Concílio Geral e estamos em meio a muitas atividades na preparação. Atividades que envolvem a Secretaria Executiva, a Comissão Assessora nomeada para Organizar o Concílio, os/as Executivos/as e Equipes da Sede Nacional, o Colégio Episcopal, a Cogeam e outros órgãos e departamentos nacionais; envolvem também as Igrejas Locais, os Distritos e as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Colégio Episcopal da Igreja Metodista se reúne em São Paulo! Veja os detalhes!

Bispa e bispos da Igreja Metodista se reúnem em São Paulo. Assuntos relacionados a vida e missão e projetos missionários estão sendo contemplados na pauta. Dentre eles, a recém-criada Angular Editora, que dará suporte para as publicações produzidas pela Igreja.