Publicado por José Geraldo Magalhães em Expositor Cristão - 06/08/2014

Reflexos e reflexões da Copa

   A Copa do Mundo no Brasil chegou ao fim sendo considerada um sucesso, segundo avaliação da Fifa, do governo brasileiro e de grande parte do público.
 
As manifestações e marchas, com a participação maciça da juventude, que começou protestando contra o abusivo aumento das passagens de ônibus urbanos, e que se desencadearam com a adesão da sociedade civil em todo o Brasil, num legítimo exercício democrático exigindo uma nova postura política, melhor distribuição de renda, emprego, moradia, segurança, tratamento de saúde com excelência ao povo brasileiro (não se está aqui mencionando a participação dos/as arruaceiros/as e vândalos/as que não representam a índole e o intento da cidadania responsável e consciente), era entendido como um reflexo de “o gigante acordou”, numa clara alusão a uma nova disposição do povo brasileiro contra o descaso com que é tratado o/a cidadão/ã num estado democrático e de direito.
 
Havia também a queixa de que a entidade mundial de futebol, promotora da Copa, a Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa), fazia grandes exigências para a realização do evento no Brasil. Muito dinheiro, trabalho e celeridade foram demandados para deixar tudo de acordo com este, como ficou conhecido, padrão Fifa.
 
Estima-se que foram investidos 25,6 bilhões de reais em infraestrutura (estádios, ampliação de aeroportos e transporte etc.) para a realização do evento, em parceria público-privado, com a participação particular através de empréstimos de bancos públicos, portanto, com a maior contrapartida do governo, já que o dinheiro será recebido em longevas prestações, participando diretamente e ainda emprestando.
 
Tudo bem que o futebol faz parte da cultura brasileira. Pode-se até mesmo dizer que o esporte bretão já está no DNA do povo, e ainda, que não se pode viver sem uma paixão, mesmo uma diversãozinha. O congraçamento entre os povos de várias culturas é louvável, mas a que custo? Quem foi consultado/a para pedir a Copa do Mundo/2014 no Brasil? Poderia até tê-la, mas antes com as suas prioridades atendidas.
 
O povo então começou a mostrar sua cara nas ruas exigindo também escola-padrão Fifa, hospitais-padrão Fifa, enfim, a vida dos/as brasileiros/as segundo o padrão Fifa. No auge das manifestações no ano passado, uma palavra começou a ser muito usada por parte dos/as políticos/as brasileiros/as: “Legado”. Eles/as diziam que a Copa iria deixar um legado esportivo para o povo brasileiro, que os estádios, aliás, arenas, seriam um exemplo para o mundo deixando o Brasil em igualdade com outros países neste quesito. Mas o que é legado? De que legado tanto se fala?
 
Legado é uma disposição feita em um testamento para benefício de outra pessoa. É quando um bem, ou vários bens, são deixados para outra pessoa que não é herdeira, quando o/a proprietário/a original falece. Essa pessoa é conhecida como legatário/a.
 
O Império Romano deixou um forte legado cultural que ainda se verifica em muitas sociedades hoje em dia. Outro exemplo é o legado intelectual deixado por vários filósofos e pensadores do passado, notadamente os gregos.
 
Sabe-se que ninguém vai morar, ou quando sentir dores de parto, ou será alfabetizado nas arenas futebolísticas, que, diga-se de passagem, são particulares, pertencem a grupos privados. As prioridades do povo brasileiro são outras. Que legado?
 
Com o início da Copa do Mundo tudo se esvaiu como um sonho, ou será que, como em um passe de mágica, o Brasil se transformou em um paraíso de justiça e amor? Houve certo arrefecimento do ideal cidadão e o gigante voltou a dormir em berço esplêndido. Se Karl Marx vivesse nesse contexto claramente revisaria a sua célebre afirmativa, cunhando que o futebol é o ópio do povo, particularmente do/a brasileiro/a. 
 
Finalizada a Copa do Mundo de Futebol/2014, realizada no Brasil, tendo o selecionado alemão conquistado o título de campeão pela quarta vez, com méritos no campo, planejamento e muita simpatia, e os/as nossos/as hermanos/as argentinos/as como vices, ficam, além do vexame da equipe brasileira que perdeu vergonhosamente de 7 a 1 da Alemanha cabendo-lhe o quarto lugar ao perder para a Holanda por 3 a 0, alguns questionamentos, mesmo se o resultado nos fosse favorável, tendo o Brasil como campeão, aliás, hexacampeão.
 
Há satisfação com os avanços da nossa Pátria no campo da justiça social, com a distribuição de renda e amplo acesso a educação, saúde, moradia e trabalho dignos ao povo? Há expectativa de um real desenvolvimento econômico no país, levando-o a um aperfeiçoamento democrático e social?
 
Qual é o verdadeiro legado que um/a governante deve deixar para o seu povo? Lembre-se de que, mesmo com o fim da Copa do Mundo, o ano de 2014 ainda não acabou. Este é um ano eleitoral e muito ainda pode ser feito em prol da nossa Nação. Exerça a sua cidadania. Faça a diferença. Vote consciente. Torça e ajude a transformar a nossa Pátria amada, Brasil!
 
Que Deus abençoe o povo brasileiro. 
 
Pr. André Luiz de Carvalho Nunes
Pastor da Igreja Metodista Central de Salvador/BA
 
 
 

Tags: expositor-cristao, copa


Posts relacionados

Expositor Cristão, por Comunicação

Edição de maio do Expositor Cristão disponível, confira !

O Expositor Cristão é uma ferramenta poderosa da conexão dos metodistas do Brasil. Valorize lendo, divulgando e se envolvendo com cada ênfase compartilhada através das matérias. Que o mês de maio seja de fato um tempo de cumprimento da Missão e renovação de fundamentos que forjaram o movimento metodista como um dos fortes instrumentos de Deus na propagação e edificação do Seu Reino.  

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de dezembro: Natal, Deus conosco!

Trazer mais uma vez nas páginas do Expositor Cristão (EC) o verdadeiro significado do Natal (as edições mais recentes foram de agosto de 2012, setembro de 2013, novembro de 2017 e de 2018) é lembrar que o Verbo se fez carne e habitou entre nós! Deus se fez humano para salvar todo/a aquele/a que nEle crê (Jo 3.16). Não se trata de uma data. Natal significa comunhão com Cristo no cotidiano. 

Expositor Cristão, por Sara de Paula

EC de agosto: tende bom ânimo

O título deste editorial faz parte de uma frase dita por Jesus. Trouxemos na matéria de capa deste mês uma abordagem para tentar ajudar as pessoas a superarem as aflições. Atualmente nos deparamos com várias situações de crises nos relacionamentos, crises financeiras, na estabilidade econômica, no trabalho e em vários outros campos da sociedade.

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Expositor Cristão de Agosto: Somos Todos Iguais

Por que o diferente nos incomoda tanto? É papel da Igreja combater todo tipo de intolerância e promover a unidade. Saiba mais no Expositor Cristão de agosto!   Edições Anteriores Fale Conosco

Expositor Cristão, por Marcelo Ramiro

Recepção calorosa ao novo Expositor Cristão

30 mil exemplares do jornal metodista foram distribuídos para todo o Brasil.