Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 18/09/2015

Rumo ao 20º Concílio Geral

Falta pouco menos de um ano para a realização do 20º Concílio Geral e estamos em meio a muitas atividades na preparação. Atividades que envolvem a Secretaria Executiva, a Comissão Assessora nomeada para Organizar o Concílio, os/as Executivos/as e Equipes da Sede Nacional, o Colégio Episcopal, a Cogeam e outros órgãos e departamentos nacionais; envolvem também as Igrejas Locais, os Distritos e as Regiões Eclesiásticas e Missionárias da Igreja Metodista. 
 
O 20º Concílio Geral da Igreja Metodista será realizado nos dias 3 a 10 de julho de 2016, na Escola de Missões em Teresópolis/RJ, sob a graça, bênção e direção de nosso Deus e Pai, o Senhor da Igreja. Dentre os vários desafios no processo de preparação deste importante conclave de nossa Igreja Metodista, apresentamos alguns destaques:
 
Composição do Concílio - Estima-se um quorum de 224 delegados e delegadas votantes (sujeito a alteração com base na atualização das estatísticas até 31/12/2015); mais 20 suplentes de delegados e delegadas das oito Regiões Eclesiásticas e duas Regiões Missionárias (já considerada a criação da 7ª e 8ª REs); mais os membros não votantes, em torno de 40 pessoas (sujeito a alteração com base na composição de delegados/as leigos/as e clérigos/as das Regiões, caso algum/a membro/a não votante seja eleito/a delegado/a de sua Região Eclesiástica ou Missionária). 
 
Estima-se em 284 o número de membros do 20º Concílio Geral. Na composição do Concílio Geral é observado o princípio da paridade entre os/as delegados/as leigos/as e delegados/as clérigos/as. A Composição é estabelecida conforme o Art. 105 dos Cânones de 2012 e Ato Complementar 01/2014, publicado em 16 de julho de 2014, disponível em:  http://goo.gl/jUkndD
 
Eleição das Delegações Regionais - Será feita nos Concílios Regionais de cada Região Eclesiás­tica e Missionária, entre o dia 26 de setembro e 6 de dezembro de 2015, conforme as convocações já divulgadas.
 
Avaliação Nacional - Após intenso trabalho do Grupo de Trabalho nomeado para a tarefa, sob orientação e apoio dos Executivos Nacionais e da Secretaria Executiva do 20º Concílio Geral, mediante aprovação da metodologia, cronograma e instrumentos pelo Colégio Episcopal e Cogeam, foi realizada a Pesquisa através de sistema on-line, agora em fase de tabulação e análise de dados para a composição do relatório final. 
A Pesquisa envolveu: no Nível Básico, a participação das Coordenações Locais de Ação Missionária (Clam), de três Igrejas Locais em cada Distrito das Regiões Eclesiásticas e Missionárias – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Intermediário, a participação de Pastores e Pastoras Titulares das mesmas Igrejas Locais em cada Distrito – 285 Formulários disponibilizados; no Nível Superior, a participação de Segmentos Nacionais: Colégio Episcopal, Cogeam, Consad, Conec, Conet, Federações e o Departamento de Música e Arte – 12 Formulários disponibilizados – Total de 582 Formulários em fase de tabulação e análise para a elaboração do relatório da Avaliação Nacional.
 
A Avaliação Nacional oferecerá subsídios para a elaboração do anteprojeto do Plano Nacional Missionário e outros documentos a serem submetidos a apreciação do 20º Concílio Geral.
 
Eleições Episcopais - Seguindo a normativa canônica, foi estabelecido que a composição da lista tríplice de cada Região Eclesiástica ou Missionária será iniciada com a eleição de três presbíteros ou presbíteras, a partir de relação fornecida pela Sede Regional de cada Região Eclesiástica e Missionária, no dia 30 de agosto de 2015, e acontecerá simultaneamente em todas as Igrejas Locais no Brasil, em Concílio Local; a lista de cada Igreja Local será submetida ao respectivo Concílio Distrital a que cada Igreja Local pertence, no dia 3 de outubro de 2015, em um mesmo horário fixado por cada Região Eclesiástica ou Missionária, para a eleição de três nomes; a lista de cada Distrito será submetida ao respectivo Concílio Regional para a escolha de três nomes que, junto com o nome do bispo ou bispa Presidente que desejar concorrer à Eleição, será submetida ao voto do 20º Concílio Geral para a eleição dos Bispos e/ou Bispas da Igreja Metodista para o próximo período eclesiástico nacional.
 
Escola de Missões - Localizada em Teresópolis, na região serrana do estado do Rio de Janeiro, sob a direção do pastor Cesar dos Santos Silva, está em plena atividade de preparação e ajustes para receber o 20º Concílio Geral.
 
Sugestões de Matérias - Até o início dos Concílios Regionais, serão encaminhadas orientações sobre a metodologia para acolhimento de sugestões de matérias e propostas a serem submetidas ao 20º Concílio Geral.  
 
Com a graça e bondade de nosso Deus, seguimos com os trabalhos de organização do 20º Concílio Geral, contando com as orações e colaboração das pessoas e órgãos diretamente envolvidos, como também de toda a membresia e os diversos segmentos da Igreja Metodista em solo brasileiro. 
 
Fonte: Pr. Jonadab Domingues de Almeida | Expositor Cristão
Secretário Executivo do 
20º Concílio Geral
 
 

 

DOWNLOAD GRÁTIS (PDF)
 

EDIÇÕES ANTERIORES

 


Leia On-line! Para uma leitura ainda melhor no tablet e smartphone baixe o App AndroidiOS.

 

 

Tags: 20º CG, Destaques Nacionais, Concílios Regionais, Avaliação Nacional, Eleições Episcopais, Liderança


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

A mobilização da Igreja Metodista diante da pandemia de Coronavírus

Diante da pandemia de Coronavírus no mundo, anunciada oficialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 11 de março, a Igreja Metodista se mobilizou através de diversas frentes de trabalho para informar, orientar e auxiliar as Igrejas Locais e membros nos desafios apresentados, especialmente pela situação de distânciamento social. 

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Oferta Missionária 2016

Confira o novo site da campanha

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Aliança Evangélica pede oração pelo país

A convocação apresenta cinco orientações para interceder pelo atual cenário político

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão é finalista do prêmio Areté. Confira os detalhes!

O Órgão Oficial da Igreja Metodista, o jornal Expositor Cristão, é um dos finalistas do Prêmio Areté que faz parte da IV Feira Internacional de Literatura Cristã (FLIC). O anúcncio do vencedor será na abertura da feira, no dia 12 de agosto, às 20h, no Espaço São Luis/Metrô Consolação, em São Paulo.