Publicado por Sara de Paula em Escola Dominical - 26/07/2018

Textos de apoio didático-pedagógicos


 

Nesse espaço você encontra textos de apoio didático-pedagógicos para te auxiliar na organização de atividades na Escola Dominical ou em outros departamentos.


Sugestões de metodologia de ensino para a Escola Dominical 2022

1. Métodos de Ensino para Escola Dominical: Estratégias pedagógicas com dicas de adaptação para o ambiente da ED.

2. Plano de Aula: Um modelo de planejamento adaptado para a ED, que ajuda a estabelecer um caminho para percorrer no preparo e execução da aula.

3. Acesse também o Bíblia On-line - site com diferentes versões da Bíblia que enriquecem a leitura do texto bíblico pela comparação das diferentes versões: https://www.bibliaonline.com.br 

 

Acesse a apresentação do material de apoio aqui.


Ideias para promover a Escola Dominical em tempos de isolamento social

Em tempos de orientações para que a população permaneça em casa a fim de conter a propagação do coronavírus, muitas igrejas entenderam que pelo menos nas duas próximas semanas suas atividades estarão restritas às transmissões pela internet. Cultos, encontros de discipulado, reuniões de oração e a Escola Dominical acontecerão via digital.

 


Escola Dominical em casa

O Departamento Nacional de Escola Dominical disponibiliza mais um recurso, não só para professores(as) mas para as famílias que têm crianças e pré-adolescentes em casa. Neste tempo em que estamos realizando a escola dominical em casa, em família, podemos oportunizar algumas atividades lúdicas que reforcem os textos e histórias bíblicas.


E-book gratuito: atividades bíblicas para crianças

Disponibilizamos este caderno, com uma coletânea de atividades extraídas de edições passadas da Revista Bem-te-vi. Algumas propostas foram reelaboras para este caderno, sendo utilizada apenas a ilustração.

Sugerimos: a impressão do material em papel A4 para a criança fazer a atividade; que a leitura do texto bíblico seja feita junto com a criança, e que vocês aproveitem esse tempo de partilha e aprendizado com alegria e diversão. 


Oba, é dia de festa (Ação de Graças)
Lição 16, edição 2014.02, Revista Bem-Te-Vi
(CLIQUE AQUI PARA BAIXAR EM PDF)

Na festa dos tabernáculos (conhecida também como festa da colheita e festa das cabanas) as ofertas eram comunitárias e para a comunidade. Como gratidão a Deus os resultados da colheita eram oferecidos à comunidade. Destacar que podemos realizar ofertas comunitárias como resultado da nossa gratidão a Deus, e assim contribuir para realização do trabalho do Senhor e consolidação do trabalho missionário.


SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO
(clique aqui para baixar)

A SUGESTÃO DE FICHA DE AVALIAÇÃO auxilia a classe na missão de analisar com cuidado e detalhes um projeto. O material ajuda professores/as e coordenadores/as a entenderem melhor o grupo com o qual tem trabalhado. O documento é editável. Faça download e adapte para a realidade do seu trabalho.


SUGESTÃO DE FICHA PARA AUTOAVALIAÇÃO
(clique aqui para baixar)

A SUGESTÃO DE FICHA PARA AUTOAVALIAÇÃO permite que o/a professor/a da classe de Escola Dominical, coordenação, participante de um ministério ou pessoas que exercem outras funções, façam uma autoavaliação sobre seu período de aprendizado. O documento é editável. Faça download e adapte para a realidade do seu trabalho.


SUGESTÃO DE FICHA DE ESTUDO - ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS


SUGESTÃO DE FICHA PARA PLANEJAMENTO DE AULA


MATERIAL DE APOIO ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CRISTÃ E ESCOLA DOMINICAL


ADVENTO: COLETÂNEA E PROGRAMA 2018


ADVENTO: TEMPO DE ESPERANÇA

A lição nº 9 da Revista Bem-Te-Vi com o tema "Deus comigo está", publicada no 2º semestre de 2018, traz o estudo Advento: tempo de esperança. O material auxilia no preparo de atividades voltadas para as criança no período do advento, que antecede a celebração do natal. 

Clique aqui para fazer o download do conteúdo.
Clique aqui para comprar o material.

 


 


Posts relacionados

Escola Dominical, por Sara de Paula

Tempo de agradecer: as festas na Bíblia

Desde muito cedo o povo da Bíblia entendeu a importância de agradecer a Deus e celebrar a sua bondade e misericórdia. Esta conversa nos ajudará a conhecer mais sobre as festas na Bíblia e, assim, refletir sobre o valor da gratidão diante da provisão divina. 

Liturgia, Escola Dominical, por Sara de Paula

Liturgia | Dia das mães 2021

 Celebre o Dia das Mães. Organizamos uma coletânea dos programas e liturgias para celebrar o Dia das Mães, publicados em anos anteriores. No final, você encontrará os links de cada ano com breves informações do conteúdo.

Educação, Liturgia, Departamento Nacional de Trabalho com Crianças, Escola Dominical, por José Geraldo Magalhães

Reflexão: Uma Igreja que se preocupa com as crianças!

Uma igreja que se preocupa com as crianças é uma igreja que se importa com o seu presente e que se preocupa com o seu futuro. As crianças são o futuro da Igreja, sim; mas também são o presente da Igreja. Elas adornam, animam e são parte viva do Corpo de Cristo. O louvor da boca dos pequeninos é maravilhoso! Os testemunhos muitas vezes trazem o pai, a mãe e não raramente toda a família para Jesus e para a Comunidade do Povo de Deus! 

Escola Dominical, Liturgia, Educação, por José Geraldo Magalhães

Acesse o material de apoio para celebrar o Pentecostes

No próximo domingo, dia 8, celebra-se o Dia de Pentecostes. Para tornar a data mais festiva, o Departamento Nacional de Escola Dominical da Igreja Metodista preparou vários materiais de apoio. Confira abaixo: