No dia 12 de junho, pouco depois da vit?ria do Sport Club do Recife sobre o Corinthians pela Copa do Brasil, a cantora gospel Ana Paula Valad?o trazia em seu blog (esp?cie de di?rio publicado na Internet) os coment?rios a respeito de um Semin?rio de Intercess?o ocorrido no Recife dias antes. Dizia a cantora:
Nos ?ltimos dias temos visto Deus agir de maneira tremenda em Recife, e por toda a parte, nos preparando para o que Ele ir? fazer nos dias 4 e 5 de julho sobre aquela terra e sobre toda a nossa na??o. No fim de semana aconteceu ali o Semin?rio de Intercess?o, e nas palavras dos guerreiros que participaram, foi um dos mais marcantes dos 36 que j? passaram por esse Brasil a fora. Ao pre?o de dores de parto, um enorme peso espiritual foi quebrado, houve muitas liberta?es de vidas e da atmosfera da cidade, e o Senhor tem revelado profeticamente a Sua gl?ria para aquele lugar. Enquanto o semin?rio acontecia, no Chevrolet Hall a cidade celebrava uma das maiores festas de S. Jo?o do Nordeste. Mas cremos que estaremos ali tomando posse do terreno do inimigo. Acreditamos que esta na??o ser? conhecida pelas festas ao Rei Jesus! Na madrugada de domingo para segunda, depois do semin?rio, os notici?rios publicaram a morte do fundador do "Galo da Madrugada", o maior festival da cidade, que j? chegou a reunir 3 milh?es de pessoas pelas ruas do Recife. Ficamos boquiabertos. Ele faleceu de uma cirurgia no joelho. Outro evento importante foi ver essa semana, o Sport Club do Recife se tornar o campe?o do Campeonato do Brasil! Os jogadores, muitos crentes, glorificavam a Deus e at? declararam na m?dia que esta vit?ria foi o cumprimento das promessas do Senhor. Creio que tamb?m n?o ? coincid?ncia ver na bandeira do Recife, um le?o segurando uma cruz. Deus tem Seus planos e estrat?gias e n?o ? em v?o que estaremos indo ali exatamente nesta hora.
A Queda dos Anjos Rebeldes, de 1562: obra do pintor holand?s Pieter Brueghel, chamado "o Velho" (para diferenciar de seu filho, tamb?m pintor).
As afirma?es da cantora baseiam-se em uma doutrina bastante difundida no meio evang?lico, conhecida como "batalha espiritual". Para os adeptos desta doutrina existe um permanente conflito entre a Igreja de Cristo e Satan?s, que se manifesta permanentemente no cotidiano dos crentes. Neste campo de batalha espiritual, as dificuldades financeiras, desemprego, as doen?as f?sicas e, sobretudo, os desequil?brios emocionais s?o atribu?dos ? a??o de dem?nios.
Parece at? que o diabo tem mais controle sobre os acontecimentos do que o pr?prio Deus. Por isso, a expuls?o de dem?nios ou liberta??o da opress?o demon?aca passou a ser a ?nfase e pr?tica de v?rias igrejas evang?licas. Acredita-se que as correntes de ora??o possam "amarrar" entidades espirituais, criar muralhas de prote??o contra elas ou garantir a posse de territ?rios inimigos.
Acreditar que um time de futebol tenha ganho uma partida por interven??o divina parece brincadeira de mau gosto. Como hoje muitos times de futebol possuem jogadores evang?licos, se Deus fosse atender os pedidos de vit?ria, a maioria das partidas terminaria em empate. Na ocasi?o, um colunista do jornal Folha de S.Paulo lan?ou uma jocosa provoca??o ? torcida corintiana, apelidada de "Fiel": "Deus ? Fiel, mas foi tirar uns dias de folga no nordeste". Mas, muito mais assustador ? pensar que essa doutrina seja levada ao extremo de fazer um crist?o interpretar a morte de uma pessoa (por mais pecadora que a julgue) como resultado de intercess?o. A "beliger?ncia" dessa f? suplanta o mandamento m?ximo do amor?
O tema da luta entre o bem e do mal tem inspirado in?meras express?es de arte em todos os tempos. Um exemplo dos dias atuais ? a s?rie de filmes infanto-juvenis Cr?nicas de N?rnia, baseada em livro do escritor crist?o C.S.Lewis
| "T?o certo como eu vivo, diz o Senhor Deus, n?o tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva". Ezequiel 33.11. Quem nos lembra deste vers?culo ? o bispo Paulo Ayres, professor na Faculdade de Teologia na Universidade Metodista de S?o Paulo. Jesus deu sua vida justamente para buscar e salvar o perdido (Lucas 19.10) |
O bispo Paulo Ayres explica que o fundador do metodismo, John Wesley, nunca contestou a possibilidade do ser humano ser objeto de ciladas demon?acas e cair em tenta??o. Uma das bases b?blicas ? a carta aos Ef?sios: "Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta n?o ? contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as for?as espirituais do mal, nas regi?es celeste"s, Ef?sios 6.11-12. "Mas Wesley nunca concedeu paridade ontol?gica entre Deus e o diabo", ou seja, Deus e o diabo n?o compartilham da mesma ess?ncia, n?o t?m o mesmo poder, pois Deus ? Soberano. "Na batalha espiritual, parece que Deus e o diabo t?m, praticamente, o mesmo poder", critica Ayres. O bispo destaca que, no texto de J?, fica bem claro que o diabo est? debaixo da soberania e autoridade de Deus. No cap?tulo 1, vers?culo 6, os filhos de Deus "apresentam-se perante o Senhor" e Satan?s estava entre eles.
Transferir a responsabilidade dos maus atos humanos ? a??o do dem?nio, como se o ser humano n?o tivesse liberdade de escolha, ? outra leitura dessa doutrina que contraria os ensinos wesleyanos, ensina Ayres. "A transfer?ncia de responsabilidade humana a uma entidade demon?aca nega a responsabilidade humana. Se eu n?o sou respons?vel, sou um boneco, um joguete nas m?os de Deus ou do diabo. O ensino wesleyano vai em outra dire??o". Ele explica que, para John Wesley, o ser humano n?o teria condi?es de, por si mesmo, se libertar do pecado. "Mas a gra?a preveniente nos capacita a responder a Deus afrimativa ou negativamente", diz o bispo. Essa gra?a preveniente (ou preventiva) ? a miseric?rdia divina que, agindo em favor do ser humano, permite que ele seja salvo. Essa gra?a n?o apenas est? dispon?vel, mas est? presente em todas as pessoas, atuando ao lado da consci?ncia humana. E, ainda assim, o soberano Deus n?o nos for?a a aceit?-la. O ser humano tem liberdade at? de resistir ? gra?a de Deus; ele ? respons?vel por sua pr?pria salva??o.
Contudo, os adeptos da doutrina da batalha espiritual tendem a atribuir ao dem?nio suas quedas, culpas e neuroses, esquecendo-se de que Jesus dizia que ? "de dentro do cora??o do homem que procedem os maus des?gnios" (Mateus 15.19).
Paulo Romeiro, no livro "Evang?licos em Crise" (Editora Mundo Crist?o), conta que uma preletora de batalha espiritual relata num de seus livros o caso de uma senhora que, ap?s ter tido um envolvimento profundo com uma religi?o afro-brasileira, converteu-se e casou-se com um pastor. Ent?o, de repente, o marido come?ou a se prostituir. Segundo a avalia??o da autora do livro, ele teria ca?do em adult?rio por influ?ncia das entidades com as quais a esposa esteve envolvida, pois ainda faltava ? mulher rec?m-convertida "quebrar os v?nculos com os dem?nios". Tal pensamento op?e-se ao pr?prio conceito de convers?o, destaca Romeiro, pastor de uma igreja pentecostal . Ele lembra que a convers?o implica em sair das trevas para a luz. A Palavra de Deus ? suficiente para libertar, como afirmou o Senhor Jesus: "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertar? (…) Se, pois o Filho do homem vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
O pastor metodista Daniel Rocha, no artigo "X?, tenta??o", publicado no site da Igreja Metodista, afirma que o diabo n?o tem o poder de colocar nenhuma tenta??o dentro de n?s. Ele apenas desperta o que j? existe: "cada um ? tentado pela sua pr?pria cobi?a, quando esta o atrai e seduz" (Tg 1.14). "Que cada crente no Senhor saiba que pelo Esp?rito Santo em sua vida, ele pode dizer "n?o" ? mais vigorosa tenta??o. Que cada um reconhe?a que por sua pr?pria for?a, por sua "moral", nada pode fazer, mas pela gra?a pode decidir pelo que o Senhor se agrada", diz ele. "Ser tentado faz parte de nossa condi??o humana, mas podemos passar relativamente tranq?ilos por essa prova quando ouvimos o que diz o Senhor: "em vos converterdes e em sossegardes est? a vossa salva??o; na tranq?ilidade e na confian?a, a vossa for?a" (Is 30.15).
Suzel Tunes
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Profanando o nome do Senhor – coment?rio do bispo Nelson Luiz Campos Leite