Publicado por José Geraldo Magalhães em Destaques Nacionais - 26/08/2015

A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista está oficialmente instalada!

 
A 8ª Região Eclesiástica da Igreja Metodista está oficialmente instalada. O ato conciliar administrativo ocorreu no dia 22 de agosto, em Brasília/DF, e contou com a presença de lideranças regionais leigas e clérigas. Fazem parte da nova região seis Distritos: Distrito Federal Norte, Distrito Federal Sul, GO I, GO II, Mato Grosso e Tocantins. 
 
Entre igrejas, congregações e campos missionários a mais nova região eclesiástica é constituída por 100 comunidades metodistas onde o discipulado tem sido ensinado e vivenciado como estilo de vida. O Colégio Episcopal foi representado pelos bispo José Carlos Peres (3ª RE) e pelo bispo presidente da Igreja Metodista e da 5ª RE,  Adonias Pereira do Lago.
 
A instalação foi em cumprimento ao regulamento emitido pelo Colégio Episcopal, tendo em vista a decisão da Coordenação Geral de Ação Missionária (COGEAM) reunida em 29 de maio, que aprovou o desdobramento da 5ª Região Eclesiástica (5ªRE) em duas regiões. 
 
Decisões conciliares - foi no 19º Concílio Geral da Igreja Metodista realizado em Brasília/DF, em Julho de 2011, que o processo de expansão missionária foi retomado por meio da multiplicação das regiões em nova regiões.
 
Dois anos mais tarde, no 41º Concílio Regional da 5ª RE realizado em 2013, em consonância com as decisões conciliares e conforme o mandamento bíblico, decidiu pela criação da “Sub-Região Missionária Centro-Oeste (SRMCO)”, conforme o Plano Regional de Ação Missionária (PRAM), aprovado no referido Concílio. 
 
Citando um dos exemplos dos muitos frutos do avanço missionário, no último biênio, a SRMCO implantou três Campos Missionários Sub-Regionais, por meio de parcerias missionárias entre os distritos, igrejas (Asa Norte 406, Asa Norte 906, Asa Sul, Central em Goiânia) e região. 
 
Três famílias missionárias foram enviadas e iniciaram a missão metodista em cidades estratégicas, escolhidas dentro da visão do Plano Nacional Missionário (PNM): Gurupi (TO), Valparaíso (DF) e Porangatu (GO). Este avanço missionário está alcançando uma população de aproximadamente 300 mil habitantes.
 
História - há 60 anos, em 1955, o 7º Concílio Geral da Igreja Metodista decidiu pela multiplicação da Região Centro, transformando-a em duas, formando daí a 5ª RE. No livro Atas e Documentos do Concílio Regional, que originou a 5ª RE, há um documento histórico, dando abertura ao livro que diz: “Continue o Senhor a abençoar a Igreja Metodista do Brasil para que, por esse processo de divisão ela se multiplique em nossa terra e, muito breve, vejamos outras tantas regiões eclesiásticas ocupando novos Estados e Territórios da União, até que, por todo o Brasil, soe a voz do Evangelho pela palavra dos pastores e leigos da Igreja Metodista”. (Atas e Documentos do XXVI Concílio Regional do Centro, p. 7/1956). 
 
A última multiplicação da 5ª RE aconteceu em 1965, dando à luz a 6ª RE (fusão de parte da 5ª RE e da 2ª RE). Depois disto, neste período, o sonho de nova multiplicação da 5ª RE continuou sendo alimentado por algumas iniciativas, como por exemplo, a do distrito de Brasília/Centro-Oeste apresentada como proposta em diversos concílios regionais e nacional. 
 
Neste ano, a Coordenação de Missionária Regional (COREAM) da 5ª RE, sob a presidência do revmo. Bispo Adonias Pereira do Lago, após apresentação do relatório missionário dos Superintendentes da SRMCO, pelo SM da Sub-Região – Rev. Edinei Reolon, em que propôs a instalação de um processo visando a futura autonomia da SRMCO, decidiu pela multiplicação da região (autonomia da Sub-Região). 
 
Depois de ouvidas as igrejas locais por meio dos distritos e suas lideranças, a COREAM encaminhou a proposta a COGEAM e Colégio Episcopal que, dando parecer favorável, emitiu o seguinte documento: “A Coordenação Geral de Ação Missionária – COGEAM, reunida em 29 de maio, aprovou o desdobramento da 5ª Região em duas regiões, com extração das unidades federais: Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Tocantins, do território regional para formação da nova região, sendo denominada 8ª Região Eclesiástica”. 
 
Centenas de metodistas (delegados e visitantes) integraram o Concílio de Instalação presidido pelo revmo. bispo Adonias Pereira do Lago, tendo como bispo convidado o revmo. bispo José Carlos Peres (3ªRE) representando o Colégio Episcopal, na ocasião. Juntos, o povo de Deus celebrou tão grande vitória do Evangelho. A Ele, O Senhor da Igreja, toda Glória, Honra e Poder!
 
Nomeações realizadas no Concílio de Instalação da 8ª Região Eclesiástica
 
 
Superintendente Missionário
Rev. Edinei Berteli Reolon.
 
Distritos
 
Distrito Federal Norte
SD Rev. Flávio Sales de Cirqueira
 
Distrito Federal Sul
Rev. Ezequiel Gonçalves Inácio
 
Distrito GO I
Rev. Elieser de Oliveira Alves
 
Distrito GO II
Rev. Edinei Reolon
 
Distrito Mato Grosso
Rev. Fábio Cosme da Silva
 
Distrito TO
Rev. Alexandre Pereira de Paula
 
Veja mais fotos em melhor resolução clicando na imagem abaixo!
 
Com informações:
Rev. Edinei Berteli Reolon
Superintendente Missionário da 8ª RE

Tags: 8ª Região Eclesiástica, Expansão Missionária, Missionária, Colégio Episcopal, Discipulado


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por Sara de Paula

Material de apoio: #SeProteja | A pandemia não acabou

Diante da pandemia de Coronavírus que ainda tem levado a óbito centenas de pessoas em nosso país, somos chamados e chamadas a olhar de forma consciente e responsável para esse problema. Por isso, promovemos uma mobilização nacional de conscientização. Junte-se a nós na campanha educativa "A pandemia não acabou", que visa alcançar todo o território brasileiro através das nossas Igreja Locais, levando informação sobre as formas já conhecidas de evitar a propagação do vírus, enquanto ainda há possibilidade de contágio.

Social, Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Equipe nacional do projeto Sombra e Água Fresca realiza a última reunião de 2014

Equipe Nacional do Projeto Sombra e Água Fresca da Igreja Metodista está reunida hoje (13), nas dependências da Sede Nacional, em São Paulo. A pauta da reunião consiste em avaliar o projeto nível nacional, apresentar relatórios de atividades desenvolvidas durante o ano, parcerias missionárias captação de recursos e elaboração de projetos entre outros. A reunião termina no final da noite de hoje.