Publicado por José Geraldo Magalhães em Pastoral Indigenista, Destaques Nacionais - 29/09/2013

A Constante Vitória da Morte Sobre a Vida

ima costa"Promover o discipulado na perspectiva da salvação, santificação e serviço" (nossas ênfases)

Cada dia que se passa a banalização da vida aumenta. Conta a minha mãe que na cidade de Juiz de Fora/MG em que ela e seus pais moravam, meu avô era um policial, e na cadeia durante anos havia apenas um preso.

Lembro-me ainda que quando era criança e morávamos com nossos avós, era muito, mas muito raro ouvirmos falar em homicídios, agressões, assaltos, abusos de qualquer espécie. Claro que não sou tão ingênua a ponto achar que eles não aconteciam, mas estão se tornando tão rotineiros que parece que perdemos o controle de tudo que a que nós cristãos anunciamos - a vida em Cristo Jesus, que é dirigida a todos indistintamente e não tem tido a força necessária para impedir esta constante vitória da morte.

Em João 14.1-15, quando Jesus fala aos seus discípulos, busca instrui-los e afirma sua presença com eles. Ele lamenta na afirmação feita a Felipe (V.8),_ "Há tanto tempo estou convosco e não me tens conhecido?" Essas palavras de lamento de Jesus me vieram à mente ao assistir os jornais na TV, onde quase todas as notícias giram em torno da morte - Mãe e quatro filhos são encontrados mortos; mãe mata as duas filhas; ao ser confundido com assaltante, o entregador de pizza é assassinado; dois policiais  e um traficante são mortos na favela, bala perdida mata criança, e por aí vai...

O que me chamou a atenção foi uma frase pichada numa das casas em uma destas reportagens: "EM SÃO PAULO NÃO EXISTE AMOR". Nesse momento o telefone de nossa casa toca, pois ainda me encontro de repouso depois de um acidente no dia 13/09; do outro lado era Ronaldo, nossa pessoa de referência dentro da comunidade indígena, e ele diz:

Pastora o Edimilsinho foi morto e jogado na represa. Ou então ele estava bêbado e caiu e se afogou. O Corpo de Bombeiros está tirando o corpo dele neste momento.

O Edimilsinho era um alcoólatra, mas mesmo quando estava bêbado tinha um sorriso que me parecia ver nele o gosto e desejo de viver. Quando passávamos por ele pelas estradas da aldeia era comum encontrá-lo deitado a beira do caminho e às vezes tínhamos que tirá-lo e colocá-lo em uma sombra. Outras vezes nos cumprimentava erguendo a mão bem alta.  De longe já o conhecíamos pelo seu jeito singular de andar, nos lembrava uma modelo desfilando.

Certo dia, antes de nossa reunião cúltica, num início de noite ele passava embriagado e algumas crianças começaram a mexer com ele, então de posse de um facão ele corria atrás dos meninos e quando vi o que ocorria ele correu em minha direção, talvez me confundido com um das crianças por causa do meu tamanho então gritei:

Dimilsinho! Dimilsinho! É a pastora! É a pastora! Imediatamente ele parou e veio andando em minha direção, pegou na minha mão e beijou e tentando me abraçar dizia:

As crianças estão mexendo comigo!

Neste momento passa em nossa mente a lembrança do lamento de Jesus, "Há tanto tempo que estou convosco e ainda não me conheces?" E nos bate uma incapacidade de mostrar aos sofredores a vida que Jesus traz! Mas ao mesmo tempo somos motivados pelo mesmo Cristo: "Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize" (Jo.l4. 27 ).

Existem ainda muitos outros Dimilsinhos, Marias, Ricardos que precisam conhecer em forma de serviço o amor de Deus, que está em Cristo e que excede a toda compreensão humana, por isso somos convocados a continuar no exercício de apresentar essa vida.

Revda. Ima Costa
Pessoa de Referência Nacional para a Questão Indígena
 


Posts relacionados

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ouça o Projeto Piloto Web Rádio Metodista e dê sugestões!

No último dia da Feira Literária Internacional Cristã (FLIC), a Confederação Metodista de Mulheres Metodistas convidou a bispa metodista Marisa de Freitas Ferreira para falar sobre o tema da “Mulher cristã e a formação intelectual”. Confira os detalhes!

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Ganhe descontos nas assinaturas do no Cenáculo e brindes com esta Credencial. Saiba mais!

O no Cenáculo, um dos selos da Angular Editora, estará participando da IV Feira Literária Internacional Cristã, a FLIC, e está presenteando você com uma Credencial que lhe dará o direito de um desconto em assinaturas no Guia de Encontro Diário com Deus - o no cenáculo, além dos brindes que você irá receber.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Coordenação Geral de Ação Missionária se reúne em São Paulo

Coordenação Geral de Ação Missionária (Cogeam), órgão de Administração Superior da Igreja Metodista que atua no interregno do Concílio Geral, está reunida na Sede Nacional em São Paulo nessa sexta-feira (29)

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Lideranças da Igreja Metodista participam de consulta missionária na Alemanha

O Presidente do Colégio Episcopal, bispo Adonias Pereira do Lago acompanhado do Assessor de Expansão Missionária, bispo João Carlos Lopes e da Secretária para a Vida e Missão, revda. Joana D' Arc Meireles participam de consulta missionária em Karlsruhe, na Alemanha.