Publicado por José Geraldo Magalhães em Educação, Destaques Nacionais - 04/09/2015
Angular Editora da Igreja Metodista lança Bíblia com Hinário Evangélico
É com enorme satisfação que apresentamos a Bíblia com o Hinário Evangélico. Uma obra única que reúne as Escrituras Sagradas e as músicas sacras para o povo de Deus, produzidas por irmãs e irmãos de várias denominações em todo o mundo durante vários séculos. O lançamento oficial será na Catedral Metodista de São Paulo, no dia 10 de setembro
Na elaboração desse trabalho, nosso desejo foi valorizar a tradição e contribuir para manter viva a memória do protestantismo brasileiro, construída ao longo dos anos desde quando missionárias e missionários enxergaram no Brasil uma seara para o anúncio das Boas-Novas de Jesus Cristo.
Junto a esse ardor missionário, chega uma nova forma de cultuar, de ensinar as Escrituras e novos cânticos para educar a fé do nosso povo. Assim, surgem os primeiros hinários com cânticos traduzidos e outros produzidos pelo nosso povo.
Considerando a importância dos hinos evangélicos, que traziam a mensagem que as pessoas precisavam ouvir, a Confederação Evangélica do Brasil criou uma Comissão de Música com o objetivo de publicar um hinário que servisse a todas as igrejas. Em abril de 1952, a Imprensa Metodista publicou a primeira edição do Hinário Evangélico Brasileiro, com 231 hinos.
O Hinário teve enorme aceitação e passou a ter grande relevância na vida devocional do protestantismo brasileiro, sendo utilizado por várias denominações evangélicas. O trabalho não parou por aí, em 1953 foi publicada a segunda edição com 456 hinos. No entanto, a meta era chegar a 500 hinos, o que aconteceu posteriormente. Tais hinos e cânticos não somente levaram nosso povo a adorar, louvar e engrandecer a Deus nos templos, nas casas e individualmente, mas também foram e são ferramentas que discipulam toda cristã e cristão para uma vida de serviço e amor a Deus e ao próximo.
Contar a nossa história é preservar a nossa tradição, fortalecer a nossa identidade cristã e valorizar nosso bom conteúdo teológico. É nesse sentido que a Igreja Metodista e a Sociedade Bíblica do Brasil se unem para publicar, pela primeira vez, junto à Bíblia Sagrada, o Hinário Evangélico.
Nessa nova edição do hinário, os hinos foram digitados de acordo com a partitura, considerando as repetições de verso e coros; houve conferência e correção de palavras, versos e estrofes. Tendo em vista a importância da linguagem inclusiva e não discriminatória, sugerimos a substituição de palavras respeitando a métrica da poesia e o ritmo musical. Para esse precioso trabalho contou-se com a colaboração de Eula Gomes da Silva Vieira e Joana D’Arc Meireles.
Expressamos nossa gratidão a essas irmãs que se unem a tantas outras irmãs e irmãos que antes trabalharam para manter viva essa tradição. Esperamos que o Hinário Evangélico continue a ser uma bênção, bem como confiamos que esta edição possa ser um instrumento de grande inspiração para recolocar e dinamizar nas celebrações das igrejas um cântico de fé, testemunho e serviço nos caminhos da missão.
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” Romanos 11.36
Bispo Adonias Pereira do Lago
Presidente do Colégio Episcopal da Igreja Metodista
Fonte: Expositor Cristão - Setembro de 2015

Tags: Bíblia com Hinário, Angular Editora, Colégio Episcopal,
Posts relacionados
Dia da Pessoa Surda | Setembro Azul
O mês de setembro é muito significativo para a comunidade surda brasileira, pois são várias datas importantes para o grupo. No dia 23/09 é o Dia Internacional da Língua de Sinais, no dia 26/09 comemora-se o Dia da Pessoa Surda e no dia 30/09 celebra-se o Dia do(a) Tradutor(a) e Intérprete em Língua de Sinais. Deve-se destacar, ainda, que durante todo o mês é celebrado o “Setembro Azul”, um mês de lutas e de celebrações das mais variadas conquistas da comunidade surda.
Região Missionária da Amazônia elege presbítera como candidata ao episcopado. Confira!
O Concílio Regional da Região Missionária da Amazônia elegeu no nesta sexta-feira (27), duas pessoas que irão concorrer ao episcopado; dentre elas, uma presbítera.
Expositor Cristão: Qual o lugar de homens e mulheres na Igreja?
É menino, é menina! O resultado no ultrassom é a entrada para o mundo, a partir daí roupas rosas e azuis dominam o enxoval e os carrinhos e bonecas, os quartos. Mais tarde, a criançada entra na brincadeira meninos X meninas. A brincadeira passa e a coisa fica séria, se fortalecem a competição e as relações desiguais entre homens e mulheres... Até quando?