Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 03/07/2012

Bispo Josué comenta as diretrizes para a educação na Igreja Metodista

Documento com as Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista – DEIM foi aprovado em 1982, por ocasião do XIII Concílio Geral. O DEIM, apresenta uma Igreja procurando estar presente no contexto social e cultural por meio da educação, seja no ambiente das igrejas locais, da Faculdade de Teologia e das Instituições de Ensino.

Ao fazer isto, a Igreja Metodista buscou superar a mera transmissão de conhecimento por ações educativas que fariam a mediação e aproximação do ensino propriamente dito com a realidade vivencial das pessoas da igreja e da sociedade em geral. Pelo menos estes aspectos estão presentes no documento com as Diretrizes.

O DEIM é aprovado pela Igreja em plena efervescência política do país. De um lado o governo militar e repressor e de outro os movimentos sociais buscando a transformação política e social, especialmente com o surgimento do movimento metalúrgico no ABC paulista. Esta efervescência política alcança a Igreja Metodista e desperta uma liderança reflexiva e voltada para a práxis libertadora e humanizadora da vida e da sociedade.

30 anos depois é possível indicar desafios relevantes entre as Diretrizes apresentadas para a educação secular, teológica e cristã, conforme expressões utilizadas no Plano de Vida e Missão e nas Diretrizes para a Educação na Igreja Metodista.

A educação cristã deve atuar no contexto das igrejas locais, congregações, campos missionários, encontros e congressos, assinalando a eclesiologia da Igreja e sua  confessionalidade. Assim, a educação cristã deve receber por parte das igrejas locais a devida atenção e valorização, no sentido de se promover a capacitação e formação dos membros da igreja para o cumprimento da missão, bem como promover a Escola Dominical como lugar por excelência onde a tarefa educativa da igreja aconteça, seja para orientar novos membros, educar as crianças, jovens e adolescentes e preparar para os diversos ministérios.

Além disto, estabelecer um projeto educacional que ofereça as condições pedagógicas e didáticas para que os temas presentes no Plano Missionário Nacional sejam estudados e assimilados pela membresia da Igreja.A educação cristã é mais do que simplesmente a informação bíblica e o acúmulo de conhecimentos. Implica no ensino prático para atender as necessidades dos membros da igreja, objetivando-se o cumprimento da vida em sociedade e o cumprimento da missão. Numa igreja ministerial e missionária a educação é fundamental para o processo de preparação e de envio.

A educação teológica tem, entre os principais desafios a partir do DEIM, a missão de contribuir para que a Igreja saiba resistir ao movimento neoliberal que tende a minimizar a
formação teológica entre os líderes religiosos. Neste sentido, a educação teológica deve ser o “respirador” da Igreja e “oxigenador” do pensamento teológico, pois a educação teológica tem a missão de preparar aqueles e aquelas que serão os “guardiões/ãs” das doutrinas da Igreja e da sua missão. Além deste desafio, há o de aprofundar o carisma da vocação, o sentido de ter sido chamado/a por Deus. E é sempre bom ressaltar que vocação difere muito de profissão, principalmente se levando em conta a crise de mercado da mão de obra e da luta pela sobrevivência cada vez mais aguerrida. A espiritualização das necessidades básicas pode “vocacionar” muitos/as equivocadamente para exercer o ministério pastoral, por simples falta de opção profissional.

A educação secular, ou seja, a educação desenvolvida pelas Instituições de Ensino da Igreja, também encontra no DEIM referenciais e valores relevantes e instigantes num contexto de transformação do ensino como produto de mercado, como fazem muitas Instituições de Ensino particulares e visam à lucratividade. Neste sentido, nossas Instituições têm o desafio de reafirmar os valores de uma educação voltada para a vida, para a cidadania, para a responsabilidade social e para a práxis transformadora e humanizadora da sociedade.

É importante deixar registrado nesta breve reflexão que para a educação de uma forma geral são apresentados pelo DEIM 7 objetivos e 10 diretrizes gerais. Especificamente para a educação secular são apresentadas 6 diretrizes; para a educação teológica 8 diretrizes e para a educação cristã 10 diretrizes.Elas remetem a uma educação de concepção libertadora, conscientizadora, transformadora, capacitadora e humanizadora, onde o Reino de Deus é o eixo central e o maior referencial.

Ao fazermos estas considerações, alimentamos a reflexão sobre o tema da eclesiologia, que tem na educação a ação ministerial extremamente necessária. Que a Igreja Metodista continue trilhando por este caminho de forma a cumprir cabalmente com a sua missão.

Josué Adam Lazier
Bispo Honorário da Igreja Metodista


Posts relacionados

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães

Geral, por José Geraldo Magalhães