Publicado por José Geraldo Magalhães em Mídia, Destaques Nacionais - 25/06/2014

Bispo metodista recebe cidadania honorária em Londrina

O Bispo da Igreja Metodista João Carlos Lopes, presidente da Sexta Região Eclesiástica que compreende os estados do Paraná e Santa Catarina, e presidente do Conselho de Igrejas Evangélicas Metodistas da América Latina e Caribe (CIEMAL), será homenageado pela Câmara de Vereadores com o título de Cidadão Honorário de Londrina, durante solenidade nesta quarta-feira (25/6), às 20h, no plenário do Legislativo. A iniciativa para a concessão da honraria partiu do presidente da Câmara, vereador Professor Rony Alves (PTB) e subscrita por mais 13 vereadores, foi sancionada pelo prefeito Alexandre Kireeff (PSD) por meio da Lei n° 12.053, de 30 de abril de 2014. 
 
A homenagem ao Bispo João Carlos Lopes é fundamentada no trabalho pastoral e filantrópico desenvolvido em Londrina, onde foi fundador do Espaço de Convivência da Igreja Metodista; responsável pela ampliação do Ministério de Obras de Misericórdia da Igreja Metodista Central com distribuição de cestas básicas à famílias carentes. O seu trabalho envolve ainda a criação e o apoio ao movimento "Pedalada Contra as Drogas", que todos os anos reúne centenas de jovens e adolescentes na luta contra a dependência química. João Carlos Lopes também foi fundador do "Programa Sopão", por meio do qual voluntários da Igreja Metodista distribuem semanalmente o alimento para moradores de rua da cidade nas imediações do Bosque Central. 
 
Obra social - As obras do Bispo João Carlos Lopes se espalham por toda a cidade. Na região Norte, o homenageado foi o responsável pela ampliação e manutenção das creches nos conjuntos Vivi Xavier e Maria Cecília, e na zona Sul pela creche do jardim União da Vitória. Ainda neste bairro, o bispo coordenou o trabalho de missionários da Igreja provenientes dos Estados Unidos, Canadá e Irlanda e foi o responsável pela ampliação e construção de mais de 150 casas, além de promover melhorias em de mais de 100 residências que estavam em condições precárias. 
 
Na área pastoral, João Carlos Lopes coordenou a expansão dos trabalhos da Igreja Metodista Central de Londrina em diversos bairros e cidades circunvizinhas, sendo um dos fundadores dos cursos de extensão teológica da Faculdade Metodista de Teologia de Maringá. Fundou e criou o programa "Meia Hora com Jesus", desenvolvido na sede da Igreja Metodista, para atender por meio de palestras, orações e orientação espiritual os trabalhadores da região Central de Londrina, sempre às quartas-feiras na hora do almoço, além de criar cursos gratuitos de inglês, música e aperfeiçoamento vocacional para membros das comunidades metodistas de Londrina, a fim de preparar jovens e adultos para o mercado de trabalho. 
 
Formação acadêmica - João Carlos Lopes nasceu em 26 de dezembro de 1956, na cidade de Leópolis (PR). Quando completou três anos, a família mudou-se para Cornélio Procópio onde cursou o ensino fundamental e médio. Concluiu Teologia em 1979 pela Faculdade de Teologia do Instituto Metodista e Seminário, hoje Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Em 1980 foi designado pastor para as igrejas metodistas das cidades de Arapongas, Apucarana e Jandaia do Sul, e em 1983 Pastor Coadjutor da Igreja Metodista Central de Londrina, da qual tornou-se Pastor Titular. 
 
Após cursar Mestrado em Missiologia e Doutorado em Antropologia Cultural nos Estados Unidos de 1986 a 1989, retornou a Londrina onde ocupou diversos cargos na Igreja, no Instituto e Seminário Bíblico de Londrina (ISBL) e Conselho de Pastores, até ser eleito Bispo da Igreja Metodista em 1997. Na sequência tornou-se presidente da Sexta Região Eclesiástica que reúne as igrejas Metodistas instaladas no Paraná e Santa Catarina. Hoje ocupa as funções de vice-presidente do Colégio Episcopal e presidente do Conselho de Bispos, além de dirigente do CIEMAL.
 

Posts relacionados

Colégio Episcopal, Entrevistas, Cogeam, Expositor Cristão, Destaques Nacionais, Mulheres, Discipulado, Pastoral do Combate ao Racismo, Social, por José Geraldo Magalhães

Expositor Cristão de janeiro: Igreja Metodista reafirma o combate ao Racismo

Expositor Cristão já refletiu várias vezes sobre a diversidade, intolerância religiosa e racismo. O Colégio Episcopal fez vários pronunciamentos reafirmando a doutrina da Igreja Metodista combatendo essas chagas sociais que têm diminuído várias pessoas. Retomei o assunto nesta edição. A princípio, seria apenas sobre a chacina que ocorreu no Rio de Janeiro envolvendo cinco jovens que foram mortos por policiais, mas a pauta se ampliou. Parece que o assunto ainda não foi esgotado na vida de muitas pessoas. O caso mais recente de injúria racial ocorreu no 1º Concílio Regional da Sétima Região Eclesiástica, no início de dezembro, quando foi feita uma denúncia ao plenário. “Desbancamos o urubu”, disse a denunciante ao ouvir a expressão de um pastor sobre outro pastor após as eleições da lista tríplice.

Entrevistas, Expositor Cristão, Mídia, por José Geraldo Magalhães

Advogado metodista é nomeado desembargador em São Paulo

Confira a entrevista com o metodista Achile Alesina nomeado pelo governador do Estado de São Paulo para ocupar o cargo desembargador.

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Veja ações evangelísticas durante a Copa do Mundo

O Presidente da Confederação Metodista de Jovens, William Júnior, em continuidade aos projetos da diretoria anterior, convoca a juventude metodista para participar de ações evangelizadoras durante a Copa do Mundo. Um kit com material de apoio, folhetos, CD's com testemunhos de alguns jogadores foi enviado às igrejas locais. 

Destaques Nacionais, por José Geraldo Magalhães

Convite: posse do Dr. Achile Mario Alesina como Desembargador do Estado de São Paulo

Convite para a Solenidade de Posse do metodista Dr. Achile Mario Alesina Junior como Desembargador do Estado de São Paulo . Saiba mais!