Publicado por José Geraldo Magalhães em Geral - 13/09/2013

Bispo Paulo Lockmann ministra Aula Magna na Fateo e Dr. Rui é homenageado

Fotos: Luciana de Santana

 

Nesta quarta-feira, 16/02, o Bispo Paulo Tarso de Oliveira Lockmann, ministrou na Faculdade de Teologia (Fateo), uma palestra baseada no tema de seu doutorado: "A marcha do Messias-Profeta: Um estudo do relato da viagem de Jesus à Jerusalém no Evangelho de Lucas".

Hoje a comunidade da FaTeo prestou uma homenagem ao ex-reitor Prof. Dr. Rui de Souza Josgrilberg, que deixou a função no final de 2010 e prossegue em suas atividades docentes. 

Homenagem ao Dr. Rui

Motivos não faltaram para que a comunidade da FaTeo expressasse sua gratidão ao professor. Rui de Souza Josgrilberg que presta seus serviços à FaTeo há cerca de 20 anos, como vice-reitor e reitor em diferentes períodos. Nesse momento, ele se despede de dois mandatos consecutivos, ou seja, oito anos como reitor da FaTeo.

Durante o período em que esteve na liderança da FaTeo houve tantas conquistas que não se pode enumerá-las sem cometeter injustas omissões. Podemos, no entanto, citar a importância do professor na organização da Faculdade a partir da década de 80, conferindo-lhe estabilidade e crescimento.

Desde este período a FaTeo tem investido fortemente na formação de quadros docentes, um trabalho cujos frutos já se pode ver hoje: o atual reitor, Dr. Paulo Roberto Garcia e vice-reitor, Prof. Nicanor Lopes, foram formados pelo prof. Rui, bem como vários coordenadores de cursos e professores da Faculdade de Teologia da Universidade Metodista de São Paulo e até de outras instituições da Rede Metodista de Educação, como o professor Clóvis Pinto de Castro, atual reitor da Universidade Metodista de Piracicaba.

O prof. Rui também fortaleceu as relações internacionais, trazendo pesquisadores renomados internacionalmente nas tradicionais Semanas Wesleyanas (semana de conferências que ocorre todos os anos, no mês de maio). A FaTeo também marca sua presença no Oxford Institute, uma organização de que reúne periodicamente estudiosos do pensamento e obra do teólogo John Wesley. Internamente, o professor Rui ampliou as relações com a Igreja Metodista e outras denominações evangélicas.

Outra importante contribuição do professor Rui diz respeito à infra-estrutura do curso. Em seu mandato levou-se à frente um antigo projeto de ampliação e integração da biblioteca às salas de aula, com a construção do Edifício Ômega. Em seu mandato foi criado o curso de Teologia presencial noturno e o EAD (educação à distância). Ele também esteve à frente da criação do Centro de Estudos Wesleyanos, que já é uma referência na América Latina, e do Centro de Memória Metodista, um rico acervo documental da história do protestantismo no Brasil.

Confira a seguir algumas das falas do Bispo Lockmann durante sua Aula Magna

"As mulheres são citadas positivamente três vezes mais no livro de Lucas do que nos demais evangelhos".

"Não dá para fazer teologia cristã sem o tema da libertação".

"Jesus começa sua missão na Galileia. No Rio de Janeiro a Galileia é a Baixada Fluminense".

"Hoje só se fala em prosperidade e bem estar. O hedonismo tomou conta dos púlpitos".

"A teologia de Lucas tem a ver com a Escatologia, tema órfão hoje. Ninguém quer mais morar no céu. Todo mundo quer morar na Barra da Tijuca".

"Embora não estejam ausentes outras imagens de Jesus, Lucas priorizou seu perfil profético, distinguindo-se de outros Sinóticos".

 



Posts relacionados